Check-ups: cuidar bem de você é o primeiro passo para uma vida feliz

Check-ups-cuidar-bem-de-você-é-o-primeiro-passo-para-uma-vida-feliz-1200x798.jpg

Cuidar da saúde e do bem-estar é fundamental para se ter uma vida mais tranquila e feliz. Mas, com a correria do dia a dia, é comum as pessoas esquecerem-se disso e deixarem de realizar seus check-ups regularmente, o que ajuda a identificar e a prevenir uma série de problemas de saúde.

Por meio de exames preventivos, é possível detectarmos problemas recorrentes entre os brasileiros, como colesterol alto, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Quando descobertos em fase inicial, esses e outros problemas de saúde podem ser tratados de forma efetiva, permitindo que as pessoas reconquistem a sua qualidade de vida.

Além disso, a manutenção de hábitos não saudáveis, tais como: alimentação desequilibrada, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool, prejudicam a saúde a curto e longo prazo,

A seguir, vamos mostrar quais são os problemas de saúde mais comuns e que podem ser evitados se você seguir hábitos saudáveis e se programar para realizar check-ups regulares. Não perca!

Conheça os problemas de saúde que podem ser identificados por meio de check-ups

Como mencionado no início, há problemas de saúde que são comuns entre os brasileiros, mas que poderiam ser evitados ou mesmo tratados em fase inicial se as pessoas realizassem check-ups regulares.

Problemas como colesterol alto, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doença coronariana, geralmente não apresentam sintomas no período inicial, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para que a pessoa não sofra com futuras complicações. Por meio de exames e avaliações é possível detectar esses problemas e iniciar-se o tratamento indicado pelo médico especialista.

Aliás, a realização de exames periódicos é fundamental para diagnosticar diversos problemas de saúde, como distúrbios de tireoide, problemas renais, alterações na próstata, anemia e HIV/AIDS.

Veja outros exames preventivos que são importantes para manter a saúde em dia:

  • Citologia vaginal (mulheres)
  • Mamografia (mulheres)
  • Teste Ergométrico
  • Exame da pele
  • Ecocardiograma

Dicas para ter uma vida mais feliz e saudável

Vimos  que manter a rotina de check-ups em dia é muito importante para prevenir problemas de saúde que, com o tempo, podem se tornar severos. Mas, além da realização de exames preventivos, a adoção de hábitos saudáveis também é essencial para se conquistar uma vida mais feliz e plena, como abordaremos a seguir.

Alimentação saudável

Por mais que a rotina seja agitada, é importante se programar para manter uma alimentação equilibrada, com vitaminas, minerais e proteínas, evitando alimentos com alto teor calórico, produtos industrializados e fast-foods. Preparar marmitas saudáveis ou criar um cardápio para a semana são formas de seguir uma alimentação balanceada mesmo com toda a correria do dia a dia.

Tornar isso um hábito é um passo importante para ter uma vida mais feliz, pois quem segue uma dieta equilibrada tem mais disposição para realizar as atividades diárias, controlar o peso e ainda eleva a autoestima.

Prática de exercícios físicos regulares

Além dos exames preventivos e da alimentação saudável, há outro hábito muito importante para ter mais qualidade de vida: a prática de exercícios físicos. Encontrar uma atividade que lhe dê prazer é o primeiro passo para começar a usufruir dos benefícios desse hábito.

Ir para a academia, praticar um esporte, fazer caminhada, correr, entrar em um grupo de dança… não importa qual seja o exercício realizado, o importante é colocar o corpo em movimento ao menos três vezes por semana. Esse hábito melhora o condicionamento físico, aprimora habilidades motoras, ajuda a equilibrar o colesterol e a glicose, previne problemas cardiovasculares e combate a obesidade.

A saúde é o bem mais precioso do ser humano e também é responsabilidade de cada pessoa, que deve cuidar do corpo e da mente para ter qualidade de vida e poder aproveitar os momentos especiais ao lado dos seus familiares e amigos, podendo realizar-se profissionalmente.

Se você quer começar a cuidar bem de você, conheça os programas de check-up de saúde oferecidos pelo Vita. Clique aqui e acesse!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.