Entenda porque o check-up é decisivo para a sua saúde

blood-pressure-3524615_1280dsfdsf-1200x762.jpg

Seja qual for a sua idade, você certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância de realizar um check-up médico periódico. Esse monitoramento da sua saúde ajuda a garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

Se você tem dúvidas sobre o processo – o que o check-up envolve, quem deve fazer e onde é o lugar certo para isso – esse artigo foi feito para você. Siga na leitura e descubra como garantir seu bem-estar por muito mais tempo.

Entenda a importância do check-up médico

Toda visita de rotina ao médico é de extrema importância para manter sua saúde. Essas avaliações ajudam a observar o status de sua saúde e hábitos de vida atuais e a prevenir problemas futuros.

O check-up de saúde complementa o acompanhamento realizado pelo seu médico nas consultas, incluindo exames laboratoriais e outras avaliações.

A QUEM SE DESTINA

Muitas pessoas acreditam que esta é uma preocupação apenas para os que cruzaram a linhas dos 40 anos. Mas o estilo de vida atual de grande parte da população – hábitos alimentares de baixa qualidade, ausência de exercícios físicos, correria e altos índices de estresse – faz com que essa rotina de check-up seja indicada já a partir da adolescência.

Isso ajuda na detecção de riscos, aumentando a longevidade e o bem-estar de cada um. Além disso, é uma ótima maneira de melhorar as relações médico-paciente, ajudando o profissional a entender melhor o histórico das pessoas que estão sob seus cuidados.

QUANDO FAZER

Costuma-se definir a necessidade de um check-up de acordo com o estado de saúde do paciente, seu histórico médico e herança genética, entre outros fatores. A indicação geral é do mesmo ser realizado anualmente, porém, havendo mudanças no estado de saúde da pessoa, surgimento de novos sinais e/ou sintomas, ele deve ser antecipado.

Especialistas acreditam que o ideal sempre é de uma abordagem completa. Mas, nos casos que envolvem indivíduos saudáveis e sem histórico crítico, os médicos podem sugerir uma avaliação mais seletiva.

O QUE É FEITO

Check-ups regulares costumam contemplar os seguintes exames:

  • Hemograma completo;
  • Exames de Fezes e Urina;
  • Colesterol e frações;
  • Glicemia, insulina, hemoglobina glicada;
  • Dosagem de Hormônios da Tireóide;
  • HIV / Hepatite B;
  • Avaliação de composição corporal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Avaliação ultrassonográfica do abdome, da tireoide e da próstata em homens e, nas mulheres, também da mama e da pelve;
  • Ecocardiograma colorido;
  • Doppler de carótidas;
  • Eletrocardiograma e teste ergométrico;
  • Radiografia do tórax;

Existem ainda exames específicos de acordo com o perfil e sexo do paciente:

  • Mulheres: Colposcopia e Citologia vaginal, Mamografia, dosagem de hormônios sexuais femininos;
  • Homens: Avaliação urológica (incluindo o toque retal) e dosagem de PSA.

Benefícios do check-up periódico

Além de proteger sua saúde e bem-estar, fazer um check-up regularmente também evita questões como:

Custos inesperados

O check-up regular de saúde mitiga o risco de disfunções que podem se tornar mais severas ou urgentes de forma inesperada, exigindo intervenções e procedimentos que podem levar a gastos médicos significativos, além da interrupção da atividade profissional.

Descontrole do quadro médico

Os exames são realizados com base na idade, no sexo, na história e nas escolhas de estilo de vida de cada paciente. Assim é possível identificar problemas logo no início, tornando mais fácil revertê-los.

Questões relacionadas ao estresse

Rotinas atribuladas, jornadas longas de trabalho e hábitos pouco saudáveis podem desencadear uma variedade de quadros clínicos desencadeados pelo estresse.

Um check-up regular ajuda a diagnosticar e cuidar melhor desses quadros, além de proporcionar o aconselhamento e apoio necessários para melhor gerenciar as consequências de um estilo de vida estressante.

Onde fazer um check-up médico eficiente

O primeiro passo é encontrar clínicas especializadas em check-up completo, com um corpo médico amplamente capacitado e um atendimento baseado em total empatia e acolhimento ao paciente.

Observando essas características, o VITA Check-up Center é uma das melhores opções no Rio de Janeiro – e a única da região a possuir a certificação ISO 9001:2015, de gestão da qualidade.

Além dos programas de check-up voltados para o setor corporativo e para os mais diversos perfis de clientes, o VITA ainda oferece avaliação de estresse emocional, avaliação postural, status de imunização e acompanhamento posterior. Dentre os diversos serviços adicionais oferecidos estão a vacinação de adultos e crianças e testes genéticos, como o de nutrigenômica, contribuindo para um modelo de dieta absolutamente  individualizado.

Exames preventivos são essenciais para uma vida saudável e feliz – desde que sejam realizados por quem entende do assunto, como o VITA Check-up Center.

Se você quer saber mais sobre o tema ou agendar seu check-up, clique e deixe sua mensagem para nosso time de especialistas.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.