Exames e atividades físicas: dica para os iniciantes

exercicio-fisico.jpg

A prática de exercícios é muito importante para manter uma rotina mais saudável, sendo esse um fator essencial para a prevenção de uma série de problemas de saúde. Além disso, muitas pessoas procuram uma atividade física com o intuito de perder peso ou mesmo definir o corpo.

Independentemente de qual seja o motivo da inclusão desse hábito saudável em sua vida, é fundamental destacar que exames e atividades físicas devem andar juntos. Fazer um check-up antes de iniciar exercícios regulares é essencial para saber as condições de saúde e evitar problemas futuros.

Se você já está projetando mudar os seus hábitos de vida, recomendamos que você continue acompanhando esse artigo e veja como unir exames e atividades físicas, garantindo a sua segurança e bem-estar. Não perca!

Por que os exames são importantes antes da realização de atividades físicas?

Quando a pessoa decide iniciar a prática de exercícios físicos é comum ela ser movida pela ansiedade de ter uma vida mais saudável ou ver seu corpo se transformar na academia. Porém, é preciso ter cautela, pois somente com a realização de um check-up é possível atestar se a pessoa está apta ou não para começar a atividade física escolhida.

Por meio de exames indicados por profissionais da área da saúde é possível prevenir riscos ligados ao sistema cardiovascular e também lesões do aparelho locomotor. Além disso, uma avaliação nutricional também é importante para que os exercícios físicos sejam realizados de forma adequada.

Check-up e exercícios: prática é necessária para todas as faixas etárias?

Quando falamos sobre exames e atividades físicas é comum surgir a relação dessa dupla com pessoas acima dos 30 anos de idade, que precisam realizar check-ups preventivos com maior frequência.

No entanto, crianças e jovens que vão iniciar uma atividade física, como natação, futebol, corrida ou dança, também devem realizar os exames clínicos preventivos. Cada ser humano tem suas características e necessidades próprias, por isso, conhecê-las antes de começar a se exercitar é importante para que os benefícios oferecidos por esse hábito possam ser desfrutados, como prevenção de problemas de saúde, controle do peso e da ansiedade e elevação da autoestima.

Quais exames devem ser feitos?

Vimos que check-up e exercícios são pontos importantes para quem pretende iniciar uma atividade física. É interessante que o futuro atleta procure uma clínica idônea e especializada para realizar uma bateria completa de exames, que inclui:

Avaliação laboratorial: cerca de 15 exames, incluindo sangue, fezes e urina.

Avaliação cardiológica: que inclui o eletrocardiograma de repouso e a prova de esforço computadorizada em treze canais com prescrição de guia padrão de exercícios.

Orientação nutricional: avaliação de composição corporal com informações sobre o índice de massa corpórea (IMC) e os percentuais de gordura e de massa magra (total e por segmento corporal), além do metabolismo corporal.

Avaliação postural: análise com fisioterapeutas que aconselham as pessoas para que evitem os problemas oriundos da falta de ergonomia em seu dia-a-dia e adotem técnicas que possam melhorar sua condição física, evitando traumas secundários ao exercício.

Avaliação clínica: exame realizado por especialistas, após uma cuidadosa revisão dos dados informados no questionário preenchido pelo paciente.

Avaliação respiratória: análise dos parâmetros da função respiratória, realizado por meio de  espirometria computadorizada.

Avaliação radiológica: radiografia do tórax em duas incidências (PA e perfil);

O que os exames podem revelar?

Após realizar os exames indicados acima, o médico especialista apresentará para o paciente os limites que ele deve respeitar ao realizar suas atividades físicas de acordo com o seu atual quadro de saúde.

Por exemplo, pessoas hipertensas devem evitar realizar exercícios anaeróbicos de intensidade alta, como musculação. Se, por exemplo, houver um diagnóstico de osteoporose, a pessoa deverá evitar atividades físicas que aumentem o risco de queda, exijam movimentos bruscos ou que requeiram movimento de torção forte, pois ela possui ossos enfraquecidos e propensos a fratura.

Com a bateria de exames pré-exercício, o futuro praticante terá a chance de saber como anda a sua saúde geral e se o seu corpo está em condições de ser submetido à sobrecarga do esforço físico. Além disso, essa é uma forma eficaz de conhecer as atividades físicas mais indicadas para o seu perfil, pois os profissionais capacitados costumam apresentar sugestões de exercícios que ajudam a prevenir ou controlar problemas de saúde e melhorar a performance física da pessoa.

Mostramos que o check-up é essencial para determinar se a pessoa está apta ou não para realizar as atividades físicas com saúde e segurança. Mas é importante escolher uma clínica que ofereça programas de exames voltados especialmente para quem quer ter uma vida mais saudável, como o VITA Check-up Center, que disponibiliza para os seus clientes o Programa de Check-up Fitness. Clique aqui e conheça todos os detalhes dessa preparação para a maratona do bem-estar!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.