Dicas para garantir uma longevidade com saúde e bem-estar

Dicas-para-garantir-uma-longevidade-com-saúde-e-bem-estar.jpeg

Dicas para garantir uma longevidade com saúde e bem-estar

O envelhecimento é inevitável, mas envelhecer com saúde e bem-estar é, sem dúvida, uma escolha.

A segunda metade da sua vida pode ser muito gratificante e você pode ser mais confiante do que era quando mais jovem. Nessa fase costuma haver mais sabedoria e paciência e a vida financeira pode estar mais bem estabilizada. Além disso, você tem mais tempo para aproveitar seus dias.

Claro, seu cabelo pode tornar-se mais cinza e seu rosto ostentar mais linhas – que, diga-se de passagem, nada mais são do que as marcas deixadas pelo caminho percorrido. Mas é possível envelhecer e manter seu corpo e sua mente tão saudáveis ​​quanto possível. Basta adotar alguns cuidados ao longo da vida, como uma boa alimentação, uma rotina regular de exercícios físicos e manter os check-ups em dia.

Como lidamos e crescemos com os desafios e mudanças ao longo de nossa vida é a chave para manter saúde e bem-estar em perfeito equilíbrio.

Essas dicas podem ajudar a manter sua saúde física e emocional. Assim você pode viver a vida ao máximo, independentemente de sua idade ou circunstâncias.

1) Cultive bons hábitos alimentares

É mais a maneira como escolher seus alimentos do que uma dieta formal. O ideal é dar preferência para vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e laticínios com baixo teor de gordura. Opte por carnes menos gordurosas e evite o consumo em excesso de manteiga, açúcar, sódio e alimentos processados.

Muitos estudos apontam que este tipo de alimentação pode ajudar as pessoas a viverem mais, já que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, câncer, Parkinson e Alzheimer.

Lembre-se também de ingerir bastante água para evitar a desidratação, o que pode fazer com que você se sinta cansado e confuso. Chá, água de coco e suco de frutas também ajudarão a manter sua hidratação em dia – mas evite bebidas que tenham gás e açúcar excessivo em suas composições.

Se você ingere bebidas alcoólicas, mantenha pelo menos dois dias por semana livres de álcool. Assim você dá ao fígado um tempo para se recuperar dos efeitos tóxicos do álcool. Tenha o cuidado não exceder os limites diários recomendados para o consumo de álcool.

2) Dê atenção à ingestão das vitaminas

Muitas pessoas têm deficiência de vitamina D e não sabem disso. A deficiência de vitamina D tem sido associada ao comprometimento cognitivo, problemas ósseos e também doenças cardiovasculares.

Para combater isso, exponha-se ao sol por pelo menos 15 a 20 minutos por dia, sempre evitando o período das 10 às 16h – quando os raios UV são mais intensos. Você pode complementar esse cuidado consumindo alimentos como ovos e peixes oleosos. Se você optar por suplementos, converse primeiro com o seu médico.

Além disso, dê uma atenção especial à ingestão de:

  • Cálcio (para manter os ossos fortes);
  • Vitamina B12 (pessoas na terceira idade podem ter dificuldade em absorvê-lo dos alimentos);
  • Vitamina B6 (mantém os seus glóbulos vermelhos fortes para transportar oxigênio por todo o corpo).

Se você optar por suplementos vitamínicos, converse antes com o seu médico. Assim ele pode verificar a real necessidade, indicar o tipo mais apropriado e evitar más interações com quaisquer medicamentos ou tratamentos que você já faça.

3) Mantenha-se em atividade

O exercício diário ajuda a garantir mais saúde e bem-estar por mais tempo. Isso reduzirá o risco de obesidade, doenças cardíacas, derrame, diabetes e até câncer.

Se isso já não bastasse, manter-se ativo pode aumentar sua autoestima, melhorar seu sono e garantir mais energia.

O ideal é realizar 2h30 de atividade de intensidade moderada por semana, além de exercícios de fortalecimento duas vezes por semana.

Se isso soa muito, comece devagar dando caminhadas curtas e, à medida que for ficando mais forte, você se sentirá mais capaz de alcançar esses valores e terá mais saúde e bem-estar.

4) Esteja próximo das pessoas

A solidão é prejudicial à sua saúde. Se você se sentir sozinho vez ou outra – quer viva sozinho ou com alguém, tenha muitos amigos ou não -, pode aumentar os riscos de sofrer de demência ou depressão.

Pesquisadores descobriram que pessoas solitárias têm níveis mais altos de hormônios do estresse que causam inflamação, ou inchaço, ligados à artrite e diabetes.

Então fique perto de sua família e amigos – ou faça alguns novos! Faça trabalho voluntário, algum curso especial de línguas ou de artesanato – algo que o ajude a manter-se conectado às pessoas.

5) Monitore a sua saúde

Mantenha seu cronograma de check-ups em dia e ouça seu corpo. Se você perceber que algo está errado, visite seu médico.

Essas avaliações médicas são fundamentais para acompanhar o status de sua qualidade de vida, permitindo identificar e tratar possíveis problemas que possam surgir ao longo dos anos. Dessa forma, você pode garantir sua longevidade com mais saúde e bem-estar!

Estas são as nossas dicas para quem busca qualidade de vida na melhor idade. Siga o VITA Checkup nas redes sociais e aprenda mais sobre saúde e bem-estar!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.