Beleza e saúde convivendo em harmonia

15379013454937394.jpg

Olhar no espelho e gostar da imagem que você vê refletida é um desejo legítimo. No entanto, é importante ter em mente que beleza e saúde devem andar juntas e que a busca por um corpo mais saudável não precisa ser marcada por sacrifícios e excessos.

Tomando alguns cuidados simples, porém eficazes, é possível aumentar a autoestima, melhorar a imagem corporal e ganhar mais saúde e disposição. Quer saber como? Acompanhe a leitura!

4 dicas simples para aliar beleza e saúde

1. Siga uma dieta saudável e sem restrições excessivas

Para conquistar um corpo mais bonito e em forma sem abrir mão da saúde é importante seguir uma dieta equilibrada, que seja sustentável em longo prazo e saborosa.

Evite estratégias radicais, que riscam grupos alimentares inteiros do cardápio e estimulam restrições excessivas.

Além de muito difíceis de serem seguidas por muito tempo, elas não fornecem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e a manutenção da sua saúde e podem desencadear episódios de compulsão alimentar.

O ideal é buscar a orientação de um profissional especializado, para que ele possa traçar um plano alimentar adequado às suas necessidades nutricionais e que mantenha você longe do sobrepeso e da obesidade sem sofrimento.

2. Busque uma atividade física que lhe traga prazer

Não importa se a atividade física do momento é a zumba, o crossfit ou os exercícios funcionais: para que você possa aderir a um plano de exercícios e abandonar o sedentarismo de vez, é essencial que ele lhe traga prazer.

Por isso,  se a ideia é aliar saúde e beleza sem cometer excessos ou se submeter a sacrifícios desnecessários, encontre uma atividade física que esteja alinhada com seus gostos e interesses.

Detesta ficar fechado na academia? Que tal buscar grupos que realizam atividades ao ar livre, como caminhadas ou corridas? Não se sente à vontade nas aulas de dança? Experimente outros tipos de atividades coletivas, como as classes de spinning ou de boxe. Tênis, natação, judô, muay thai, yoga, pilates… Certamente há um esporte por aí que combina com você.

Mais importante do que a intensidade do exercício escolhido é a constância com que você se dedica a ele. Quando você pratica uma atividade física que lhe traz prazer, as chances de adesão aumentam e você consegue colher mais benefícios tanto para sua saúde quanto para sua beleza.

3. Realize exames preventivos regularmente

Seja antes de iniciar uma atividade física, ao buscar ajuda para perder aqueles quilos extras ou mesmo como parte de sua rotina pessoal, realizar exames preventivos é uma das maneiras mais eficientes de aliar beleza e saúde.

Além de detectar precocemente problemas de saúde e eventuais deficiências nutricionais que possam estar comprometendo a saúde da sua pele, unhas e cabelos, por exemplo, os check-ups podem ser aliados de peso no sucesso de dietas e programas de exercícios físicos.

Algumas empresas especializadas em realizar exames preventivos realizam avaliações  de composição corporal, que trazem informações com o índice de massa corpórea (IMC), percentuais de gordura e massa magra e metabolismo corporal, indicadores importantes para a prescrição de treinos e planos alimentares individualizados.

4.  Cuide da qualidade do seu sono

Dormir mal traz enormes prejuízos à sua beleza e saúde. Além de prejudicar sua capacidade de concentração e memorização e afetar negativamente o seu humor, a falta de descanso adequado e regular pode favorecer o ganho de peso.

Isso porque dormir pouco diminui os níveis no organismo de um hormônio chamado leptina, que regula os níveis de saciedade, e aumenta os níveis de grelina, que estimula o apetite. Em palavras simples, você sente mais fome e demora para se sentir saciado.

Além disso, a baixa qualidade do sono promove o aparecimento de acne e o envelhecimento precoce, afeta a capacidade da pele de se proteger dos raios ultravioleta ao diminuir a produção de antioxidantes e  promove inflamações e disfunções na barreira hídrica da pele, deixando-a com aspecto ressecado.

Por isso, faça do sono uma de suas prioridades e procure descansar entre 8 a 10 horas todas as noites. Caso esteja enfrentando dificuldades recorrentes para dormir por mais de duas semanas, é importante consultar um médico para descartar a presença de algum problema de saúde.

Como você pode ver, beleza e saúde podem e devem caminhar juntas. Medidas extremas e sem acompanhamento médico podem trazer sérios danos ao seu organismo. Moderação e constância são palavras-chaves para quem quer conquistar bons resultados!

E então, gostou de saber como é possível aliar beleza e saúde tomando alguns cuidados simples? Se você deseja fazer exames preventivos completos, conheça agora mesmo as opções disponíveis no Vita Check-Up e venha cuidar do seu bem-estar!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.