Entre homens e mulheres, quem se preocupa mais com a saúde?

15405859644608026.jpeg

Não há melhor maneira que garantir uma vida saudável que apostando na prevenção. Realizar um check-up médico anual é uma medida que pode detectar precocemente uma série de enfermidades e aumentar as chances de cura em homens e mulheres.

No entanto, será que existe diferença na maneira como os dois grupos encaram essa necessidade? Afinal, homens e mulheres costumam dar a mesma importância à prevenção e cuidados com a saúde? E de que maneira isso se reflete na expectativa de vida e nos índices de mortalidade? É o que você vai descobrir agora!

Quem cuida mais da saúde, homens ou mulheres?

De acordo com pesquisas nacionais e internacionais, quando o assunto é prevenção, as mulheres saem na frente. Segundo um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, 31% dos brasileiros revelou não ter o hábito de buscar tratamento ou auxílio na prevenção de doenças.

Já uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Urologia sobre os hábitos de saúde dos homens brasileiros concluiu  que eles se alimentam pior que as mulheres, comem mais gorduras e menos verduras do que elas e bebem e fumam com maior frequência. Ainda assim, 70% acreditam estar em melhores condições de saúde.

Afinal, por que isso acontece?

As causas para essa baixa adesão masculina a prevenção e tratamento médico são variadas, e começam a surgir já no início da adolescência, época em que as meninas costumam ser levadas ao médico tão logo menstruam pela primeira vez, enquanto os meninos apenas vão ao consultório se apresentarem algum sintoma específico.

A isso, soma-se o componente cultural que vê o homem como forte e invulnerável, o que acaba contribuindo para que eles atribuam menos atenção à prevenção. No mesmo levantamento do Ministério da Saúde em que os homens afirmaram não ter o hábito de buscar auxílio na prevenção de doenças, 55,1% afirmaram não fazê-lo por acreditar que não necessitam desses cuidados.

Quais são as consequências dessa falta de cuidados?

Os resultados dessa falta de atenção com o check-up médico e com a prevenção às doenças também se reflete em números oficiais.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), colhidos com mais de 53 mil pessoas em todo o Brasil, tem aumentado os casos de hipertensão — de 19,3 % para 23,6% —, diabetes — de 4,6% para 7,8% e obesidade — de 11,4% para 18,1% — entre homens no Brasil.

Já as mulheres, que dão mais atenção aos exames preventivos e aos cuidados com a saúde em geral, vivem em média 7,3 anos a mais que os homens e morrem menos de doenças relacionadas à circulação e ao aparelho digestivo.

Para tentar alterar esse quadro negativo com relação à saúde masculina, o Ministério da Saúde criou em 2009 a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), cujo objetivo é reforçar e incentivar políticas e estratégias para a promoção e recuperação da saúde masculina, incentivando-os a estar mais atentos à importância dos cuidados preventivos.

Uma das iniciativas mais expressivas nesse sentido é o Novembro Azul, campanha em nível nacional que alerta para os riscos do câncer de próstata e para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da doença, e o Dia do Homem, que é comemorado em 15 de julho e visa conscientizar sobre a importância de dar atenção à saúde.

Check-up médico: prevenção é a chave de uma vida saudável!

Independentemente do sexo, um dos pilares para uma vida saudável é mesmo a prevenção. Por isso, incluir na rotina consultas frequentes e ao menos um check-up médico anual é fundamental para quem quer garantir não só o diagnóstico precoce de uma série de enfermidades e ampliar as chances de cura, com também identificar fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e modificá-los.

Para que isso aconteça, é fundamental contar com o apoio de clínicas com tecnologia de ponta, infraestrutura completa e profissionais altamente capacitados, como o Vita Check-Up Center.

Possuímos programas de check-up médico com formatações para atender às necessidades de cada paciente, independente de idade e sexo, e estamos constantemente investindo em inovação para trazer à você o que há de mais moderno em saúde preventiva!

Se você quiser saber mais sobre o Vita Check-Up Center, siga-nos agora mesmo em nossas redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter e conheça melhor o trabalho desenvolvido por nossa equipe!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.