Diga adeus ao sedentarismo e viva melhor

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O sedentarismo é uma das principais causas de várias complicações de saúde em todo o mundo – e assunto sempre mencionado em um check-up médico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um entre cada quatro brasileiros é sedentário. Os índices são alarmantes: cerca de 81% da população mais jovem do país não pratica atividades físicas ou possui bons hábitos saudáveis.

A ausência de uma rotina saudável pode aumentar a incidência de problemas de saúde sérios, como doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral), diabetes, depressão, ansiedade, obesidade, pressão alta e aumento do risco de câncer colorretal e mama.

Descubra a seguir como uma rotina de exercícios físicos, além de um check-up médico periódico, podem afastar os riscos para a sua saúde e garantir mais bem-estar e longevidade.

Como o sedentarismo prejudica sua saúde e seu bem-estar?

Os especialistas afirmam consistentemente que levar um estilo de vida sedentário pode prejudicar sua qualidade de vida e contribuir para:

  • Obesidade;
  • Diabetes tipo 2;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Morte prematura.

Períodos prolongados de inatividade podem deixar seu metabolismo mais lento e prejudicar a capacidade do organismo em controlar os níveis de açúcar no sangue, regular a pressão sanguínea e decompor a gordura. Tudo isso pode ser observado ao fazer um simples check-up médico.

Um estilo de vida sedentário também pode ter um impacto negativo no bem-estar mental. A falta de atividades físicas pode aumentar os riscos de um transtorno de saúde mental.

Mas escapar disso é totalmente possível – é só conferir as dicas abaixo!

Dicas para espantar o sedentarismo

Se você anda inativo já há um certo período de tempo, cancelou sua matrícula na academia ou as aulas de ioga devido a outras demandas urgentes, seu corpo já deve estar se acostumando ao sedentarismo. Ainda mais se você tem deixado seu check-up médico de lado.

Aqui estão algumas mudanças simples de estilo de vida que podem ser feitas para se manter em forma e saudável:

Use menos o carro e o elevador

Caminhar é um tipo de exercício de baixa intensidade que pessoas de qualquer faixa etária podem praticar. Além disso, traz uma série de benefícios à saúde:

  • Gerenciamento de peso;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • Melhora nos níveis de energia;
  • Controle das alterações de humor.

Caminhar por, pelo menos, 15 a 30 minutos por dia pode melhorar suas condições gerais de saúde e fazer com que você viva mais.

Se é difícil encontrar tempo para caminhar, experimente pequenas mudanças:

  • Use as escadas em vez do elevador;
  • Faça pequenos percursos a pé – compras, farmácia, salão de beleza etc;
  • Adote o hábito de andar no seu tempo de intervalo: durante a pausa para o almoço, voltando para casa, entre outros.

Faça aulas de aeróbica ou dança

Exercícios podem ser chatos, então escolha algo interessante e divertido.

Aulas de dança ou aeróbica são dinâmicas e ótimas para a sua saúde em geral. Aprender algum tipo de dança também melhora as habilidades cognitivas à medida que você avança e aprende novos movimentos.

Movimente-se durante a jornada de trabalho

Enquanto você está no trabalho, experimente fazer algumas atividades em pé. Uma reunião, por exemplo, pode ser muito mais produtiva e rápida se feita dessa forma.

Se você estiver em casa, faça trabalhos domésticos – como cortar legumes e pagar as contas em pé, em vez de ficar sentado.

Quanto mais tempo você permanece sentado, mais provavelmente ficará inativo, letárgico e ganhará peso.

Reduza o tempo em frente à TV, smartphone e tablets

A maioria das pessoas passa pelo menos seis horas por dia conectadas em seus computadores ou dispositivos móveis.

Isso agrava o impacto da inatividade física, ampliando o risco de desenvolver uma série de doenças relacionadas ao estilo de vida: obesidade, complicações cardiovasculares, diabetes e muito mais.

Por isso, experimente trocar parte deste tempo por atividades mais dinâmicas – ou troque o sofá pela bicicleta ergométrica ou esteira ao acompanhar suas redes sociais ou assistir àquela série preferida.

Check-up médico é importante nessa fase

Se você está querendo sair do sedentarismo, praticar uma atividade física é o ideal. Mas para garantir os benefícios dessa prática, é importante fazer um check-up médico.

Com ele, você saberá o status atual de sua saúde e descobrir que tipo de exercícios serão mais adequados e benéficos para suas condições atuais.

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