Por que os sintomas do estresse aumentam no final do ano?

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Com a chegada de dezembro, muitas pessoas começam a experimentar alguns sintomas do estresse de fim de ano.

Não é impressão, é fato: de acordo com o ISMA Brasil (Internacional Stress Management Association – Brasil) os sintomas do estresse aumentam em média 75% nos últimos meses do ano.

Não é para menos. Sua agenda começa a ser tomada por happy hours, confraternizações e festas de encerramento das crianças na escola. As decorações começam a tomar as ruas, shoppings e corredores do seu prédio.

No geral, todo mundo tende a ficar um pouco mais sensível neste período. Junte as compras de natal com o estresse no escritório e os prazos de fim de ano: qualquer um pensa em pular no próximo trenó para bem longe.

Saiba como lidar com todos estes sintomas do estresse que surgem sempre no fim de ano com a ajuda desse artigo feito especialmente para você.

Por que os sintomas do estresse aparecem mais nesta época do ano?

Uma das maiores causas de estresse nesta época do ano é o aumento das responsabilidades que vêm com as festas de fim de ano.

Hospedagem, festas ou visitas a familiares e amigos, compras, planejar o cardápio, cuidar dos embrulhos – é uma longa lista.

Além disso, há a rotina no trabalho – algumas empresas emendam o período entre as festas, fazendo com que os colaboradores tenham que correr com os compromissos deste período.

Como se toda esta responsabilidade extra já não fosse o suficiente, há ainda o aspecto emocional desse período do ano. O Natal pode trazer sentimentos de solidão ou tristeza para aqueles que perderam entes queridos ou são socialmente isolados.

Todos estes fatores são gatilhos para os sintomas do estresse que surgem neste período do ano.

Para sobreviver a este período e começar o ano em equilíbrio, coloque em práticas as nossas dicas a seguir.

Dicas para amenizar os sintomas do estresse no fim de ano

Aqui estão algumas dicas para trazer-lhe conforto e alegria nesta época do ano, tornando a sua experiência no período de festas um pouco mais gerenciável:

Identifique os pontos de pressão

Com quais aspectos da loucura do final do ano você acha mais difícil lidar?

No trabalho, podem ser reuniões extras sobre os relatórios ou planejamento do próximo ano. Em casa, podem ser eventos escolares adicionais ou compras de fim de ano. Poucas horas de sono ou uma alimentação desregrada também impactam sua qualidade de vida.

Depois de identificar o que agrava seus sintomas do estresse no período, crie uma estratégia para gerenciar isso: terceirize algumas tarefas, postergue outras ou apenas trabalhe com expectativas realistas.

Pare de antecipar resultados negativos

O provérbio “só o peru morre na véspera” não é tão verdadeiro assim: um dos maiores gatilhos dos sintomas do estresse está justamente na antecipação do que pode dar errado.

Não sofra por antecedência: o tender não vai estar caríssimo, os presentes das crianças não vão sumir das lojas, você não vai estourar os prazos no escritório, o amigo secreto do trabalho não vai cair no mesmo dia da confraternização dos amigos.

Mesmo se algo assim acontecer, você poderá lidar com isso no momento certo.

Invista no seu bem-estar

Acredite: o dinheiro pode (às vezes) comprar felicidade. O truque é usá-lo para ganhar tempo em vez de bens materiais.

Terceirize as tarefas que você considera chatas: chame uma empresa para a limpeza geral da casa, compre a ceia de natal pronta, deixe as compras de natal nas mãos de um personal shopper.

Mas à medida que a pressão do final do ano se instala e os sintomas do estresse surgem, é ainda mais importante investir no seu bem-estar. Faça uma boa massagem ou um spa day, faça um check-up médico para se preparar para os excessos das festas e para o novo ano.

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