O verão exige uma alimentação saudável

15443527435021307.jpg

O verão, sinônimo de curtição, viagem e praia, é uma época do ano que exige alguns cuidados específicos para aproveitar esse período de sol com responsabilidade e dizer adeus ao estresse.

Grande parte dessa receita de bem-estar passa por uma alimentação saudável, uma vez que, diante de altas temperaturas,  a perda de líquidos e sais minerais acontecem com maior intensidade, sendo necessário mudar a dieta para manter a saúde em dia.

Se você deseja aproveitar tudo o que a estação mais quente do ano pode oferecer, siga na leitura deste artigo e descubra que o verão requer mais do que preocupação com a parte física, sendo preciso redobrar os cuidados com a alimentação e a hidratação do organismo.

Os segredos de uma alimentação saudável

O clima de sol e calor desperta novas necessidades – e vontades – no consumidor. Prefira escolher alimentos leves – folhas, verduras e saladas são uma ótima pedida e tente maneirar no consumo de proteínas e carboidratos.

Saladas, grãos e frutas são excelentes também. Alimentos de fácil digestão, saudáveis e que saciam a fome. Sanduíches naturais, carnes magras e legumes também podem compor uma dieta saudável.

Evite frituras e gorduras em excesso, pois tais alimentos dificultam a digestão. A digestão demorada fica ainda mais debilitada em altas temperaturas – imagina comer uma feijoada na beira da praia: receita perfeita para a indigestão, não é?

As frutas, além de serem um alimento saudável e ótima alternativa para a sobremesa, também são grandes fontes de hidratação. Opções como melancia, melão, maçã e abacaxi, por exemplo, consistem em uma ótima forma de hidratar o organismo por conta da quantidade de água que contêm.

Além das frutas mais suculentas, que têm bastante água em sua composição, a hidratação também deve ser feita religiosamente. Procure ingerir algum líquido (sucos naturais, isotônicos, água) a cada 2 horas para manter sempre o corpo refrescado. Sobretudo quando se está na praia, à exposição do sol, manter o organismo hidratado é uma condição essencial para o bem-estar.

Estimule o apetite no calor!

As altas temperaturas agravam a sensação de cansaço, podendo tirar o ânimo ao longo do dia e, até mesmo, o apetite. Contudo, até mesmo a diminuição no desejo de comer deve ser combatida – mesmo para quem está brigando com a balança, deixar de comer por períodos longos não é uma boa recomendação.

É preciso se alimentar e se hidratar regularmente para manter o organismo equilibrado e aumentar a resistência.

Estimule o apetite ao ingerir pequenas porções em intervalos de tempo fixos. Experimente comer de três em três horas, alternando grãos, saladas (constituídas por quase 90% de água) e, por exemplo, um sanduíche natural – mas nada de alimentos pesados que dificultem a digestão – a alimentação leve é fundamental para manter o corpo protegido e sem desgastes na digestão.

Na praia, muito cuidado com alimentos vendidos por ambulantes! Não só o armazenamento do produto, como também a exposição constante ao sol, pode alterar suas propriedades e causar graves prejuízos à saúde.

Escolha opções mais refrescantes e saudáveis e considere levar de casa algumas frutas já higienizadas e armazenadas em uma bolsa térmica, por exemplo.

Todos sabem que uma boa alimentação é fundamental para uma vida saudável, assim como a realização de check-ups médicos regulares realizados em clínicas idôneas.

Por isso, antes de encarar o verão, garanta que os exames estejam em dia, que a dispensa esteja repleta de boas opções e tome cuidado com o comércio na praia. Não vale perder o tempo de descanso e curtição por conta de uma intoxicação alimentar, não é mesmo?

Bem-estar e saúde é a nossa praia. Se é a sua também, te convidamos a acompanhar nossos conteúdos, voltados à qualidade de vida. Acreditamos que você vai gostar!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.