Tudo o que você precisa saber sobre vacinação de adultos

Vita-1.jpg

A importância da imunização não se restringe à infância – a vacinação de adultos também é um cuidado essencial com a saúde.

Saiba mais a seguir e descubra como manter-se corretamente imunizado de acordo com o calendário de vacinação de adultos.

5 benefícios da vacinação de adultos

Veja abaixo cinco razões importantes pelas quais os adultos precisam manter suas vacinas atualizadas:

1) Proteção contra doenças mais comuns em adultos

O envelhecimento aumenta o risco de contrair certas doenças – como herpes zoster e doenças pneumocócicas.

2) Reforço para garantir a eficácia das vacinas

Com o passar dos anos, a proteção contra algumas vacinas recebidas na infância pode perder o efeito. Então o reforço é necessário para garantir proteção contínua. Um bom exemplo é a vacina contra o tétano / difteria (Td): é recomendável tomar uma dose de reforço para adultos a cada 10 anos.

3) Proteção contra uma doença nova e diferente

Idade, estilo de vida, emprego, planos de viagem ou condições de saúde podem colocar a pessoa sob o risco de contrair alguma doença nova ou diferente das previstas no calendário vacinação na época da infância.

Adultos que trabalham em instituições de saúde ou que têm múltiplos parceiros sexuais correm risco de hepatite B. Já adultos com certas condições crônicas de saúde correm risco de contrair doenças pneumocócicas.

Além disso, alguns destinos turísticos podem exigir vacinas específicas – então o viajante vai precisar do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP.

4) Surgimento de novas vacinas

Para proteger pessoas de todas as idades, os cientistas estão trabalhando duro para desenvolver novas vacinas.

A vacina contra papilomavírus humano (HPV) e a vacina contra herpes zoster são exemplos de vacinas recentes, que são recomendadas para alguns adultos.

5) Os benefícios da vacinação vão além da pessoa que recebeu a vacina

Ao se vacinar, o adulto ajuda a proteger os outros, tornando menos provável que ele se torne o transmissor de uma doença.

Isso ajuda a proteger também aqueles que não podem ser vacinados, como bebês muito novos e pessoas com alergias ou certas condições médicas.

Principais vacinas administradas na fase adulta

O Ministério da Saúde no Brasil é um dos principais defensores da vacinação de adultos – conheça a seguir as principais vacinas para o público adulto:

  • Meningite B e Meningite ACWY: pessoas de todas as idades com certas condições médicas (particularmente a falta de um baço funcional) devem ser vacinadas. Algumas devem receber doses de reforço ao longo da vida. Viajantes para determinados países também devem ser vacinados;
  • HPV: indicada para mulheres com 26 anos ou menos ou homens de 22 a 26 anos. A vacina é administrada em três doses ao longo de seis meses;
  • Hepatite A: indicada para pessoas com um fator de risco específico para infecção por hepatite A ou que desejam se proteger desta doença. A vacina é geralmente administrada em duas doses, com 6 a 18 meses de intervalo;
  • Hepatite B: quem não foi imunizado quando criança deve tomar três doses: a segunda dose deve ser recebida um mês após a primeira. Já a terceira e última em seis meses após a segunda;
  • Hepatite A+B: vacina que fornece imunidade ativa contra os vírus da hepatite A e da hepatite B. É administrado em uma série de três injeções no mesmo esquema da vacina contra hepatite B: uma dose inicial seguida de doses de 1 mês e 6 meses após cada dose;
  • Influenza: a doença pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal), que pode levar à surdez permanente e danos cerebrais. A infecção também pode causar pneumonia, infecções no sangue e inchaço grave na garganta que pode bloquear a respiração e levar à morte. O reforço deve ser anual – especialmente para os maiores de 65 anos, gestantes e pessoas que trabalham em instituições de saúde ou que lidam com o público;
  • Tríplice Bacteriana: todos os adultos que ainda não receberam uma dose de Tríplice na infância ou na adolescência precisam de uma dose entre os 30 e 49 anos;
  • Varicela: a doença pode causar infecções graves na pele, pneumonia, danos cerebrais e até a morte. Ela é especialmente perigosa para pessoas cujo sistema imunológico é fraco devido a doenças ou ingestão frequente de certos medicamentos.

A vacinação de adultos é um cuidado essencial com a saúde

A imunização é uma das formas mais seguras para proteger a saúde em todas as fases da vida.

Os efeitos colaterais da vacinação de adultos geralmente são leves e desaparecem por conta própria. Efeitos colaterais graves são muito raros.

Por isso certifique-se de estar em dia com as vacinas recomendadas. Os adultos podem receber as vacinas nos postos públicos de saúde (quando estão sujeitos ao calendário nacional de vacinação) ou em clínicas especializadas – como o VITA Check-up, que é referência na região e que possui um protocolo específico com controle ISO 9001 de qualidade total.

Clique para agendar sua consulta, saber mais sobre a vacinação de adultos e proteger sua saúde e bem-estar!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.