Dicas para garantir uma longevidade com saúde e bem-estar

Dicas-para-garantir-uma-longevidade-com-saúde-e-bem-estar.jpeg

Dicas para garantir uma longevidade com saúde e bem-estar

O envelhecimento é inevitável, mas envelhecer com saúde e bem-estar é, sem dúvida, uma escolha.

A segunda metade da sua vida pode ser muito gratificante e você pode ser mais confiante do que era quando mais jovem. Nessa fase costuma haver mais sabedoria e paciência e a vida financeira pode estar mais bem estabilizada. Além disso, você tem mais tempo para aproveitar seus dias.

Claro, seu cabelo pode tornar-se mais cinza e seu rosto ostentar mais linhas – que, diga-se de passagem, nada mais são do que as marcas deixadas pelo caminho percorrido. Mas é possível envelhecer e manter seu corpo e sua mente tão saudáveis ​​quanto possível. Basta adotar alguns cuidados ao longo da vida, como uma boa alimentação, uma rotina regular de exercícios físicos e manter os check-ups em dia.

Como lidamos e crescemos com os desafios e mudanças ao longo de nossa vida é a chave para manter saúde e bem-estar em perfeito equilíbrio.

Essas dicas podem ajudar a manter sua saúde física e emocional. Assim você pode viver a vida ao máximo, independentemente de sua idade ou circunstâncias.

1) Cultive bons hábitos alimentares

É mais a maneira como escolher seus alimentos do que uma dieta formal. O ideal é dar preferência para vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e laticínios com baixo teor de gordura. Opte por carnes menos gordurosas e evite o consumo em excesso de manteiga, açúcar, sódio e alimentos processados.

Muitos estudos apontam que este tipo de alimentação pode ajudar as pessoas a viverem mais, já que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, câncer, Parkinson e Alzheimer.

Lembre-se também de ingerir bastante água para evitar a desidratação, o que pode fazer com que você se sinta cansado e confuso. Chá, água de coco e suco de frutas também ajudarão a manter sua hidratação em dia – mas evite bebidas que tenham gás e açúcar excessivo em suas composições.

Se você ingere bebidas alcoólicas, mantenha pelo menos dois dias por semana livres de álcool. Assim você dá ao fígado um tempo para se recuperar dos efeitos tóxicos do álcool. Tenha o cuidado não exceder os limites diários recomendados para o consumo de álcool.

2) Dê atenção à ingestão das vitaminas

Muitas pessoas têm deficiência de vitamina D e não sabem disso. A deficiência de vitamina D tem sido associada ao comprometimento cognitivo, problemas ósseos e também doenças cardiovasculares.

Para combater isso, exponha-se ao sol por pelo menos 15 a 20 minutos por dia, sempre evitando o período das 10 às 16h – quando os raios UV são mais intensos. Você pode complementar esse cuidado consumindo alimentos como ovos e peixes oleosos. Se você optar por suplementos, converse primeiro com o seu médico.

Além disso, dê uma atenção especial à ingestão de:

  • Cálcio (para manter os ossos fortes);
  • Vitamina B12 (pessoas na terceira idade podem ter dificuldade em absorvê-lo dos alimentos);
  • Vitamina B6 (mantém os seus glóbulos vermelhos fortes para transportar oxigênio por todo o corpo).

Se você optar por suplementos vitamínicos, converse antes com o seu médico. Assim ele pode verificar a real necessidade, indicar o tipo mais apropriado e evitar más interações com quaisquer medicamentos ou tratamentos que você já faça.

3) Mantenha-se em atividade

O exercício diário ajuda a garantir mais saúde e bem-estar por mais tempo. Isso reduzirá o risco de obesidade, doenças cardíacas, derrame, diabetes e até câncer.

Se isso já não bastasse, manter-se ativo pode aumentar sua autoestima, melhorar seu sono e garantir mais energia.

O ideal é realizar 2h30 de atividade de intensidade moderada por semana, além de exercícios de fortalecimento duas vezes por semana.

Se isso soa muito, comece devagar dando caminhadas curtas e, à medida que for ficando mais forte, você se sentirá mais capaz de alcançar esses valores e terá mais saúde e bem-estar.

4) Esteja próximo das pessoas

A solidão é prejudicial à sua saúde. Se você se sentir sozinho vez ou outra – quer viva sozinho ou com alguém, tenha muitos amigos ou não -, pode aumentar os riscos de sofrer de demência ou depressão.

Pesquisadores descobriram que pessoas solitárias têm níveis mais altos de hormônios do estresse que causam inflamação, ou inchaço, ligados à artrite e diabetes.

Então fique perto de sua família e amigos – ou faça alguns novos! Faça trabalho voluntário, algum curso especial de línguas ou de artesanato – algo que o ajude a manter-se conectado às pessoas.

5) Monitore a sua saúde

Mantenha seu cronograma de check-ups em dia e ouça seu corpo. Se você perceber que algo está errado, visite seu médico.

Essas avaliações médicas são fundamentais para acompanhar o status de sua qualidade de vida, permitindo identificar e tratar possíveis problemas que possam surgir ao longo dos anos. Dessa forma, você pode garantir sua longevidade com mais saúde e bem-estar!

Estas são as nossas dicas para quem busca qualidade de vida na melhor idade. Siga o VITA Checkup nas redes sociais e aprenda mais sobre saúde e bem-estar!


pexels-photo-708440.jpeg

Há pouco tempo, a revista científica “Applied Psychology: Health and Well-Being” publicou uma análise, baseada em mais de 150 estudos diferentes, onde afirma ter encontrado provas convincentes de que pessoas felizes tendem a ter melhores condições de saúde.

Não é de hoje que médicos e outros profissionais de saúde têrm percebido a estreita relação entre o bem estar físico e mental, mas o artigo – cujo principal autor é o professor de psicologia da Universidade de Illinois, Dr. Ed Diener – demonstra que essa relação é maior do que se imaginava.

Um dos estudos, por exemplo, acompanhou estudantes universitários por 40 anos, concluindo que os alunos mais pessimistas morreram mais cedo do que os que levavam a vida com otimismo.

No geral, o que esse estudo comprova é que depressão, ansiedade, pessimismo e falta de satisfação na realização de tarefas corriqueiras prejudicam a saúde da pessoa. Em contrapartida, humor em alta ajuda a reduzir o estresse e melhora a imunidade, entre outros benefícios proporcionados – e vice versa: uma saúde equilibrada, proporciona mais alegria de viver!

Como ser feliz em um cotidiano tão agitado

Que a felicidade faz bem para a saúde e, além disso, é uma das metas almejadas pelas pessoas é inegável. Mas é possível ser feliz em um mundo tão agitado, repleto de desafios diários?

A resposta, ainda bem, é positiva. E, ainda que alegria seja diferente de pessoa para pessoa, relacionamos a seguir algumas atitudes que podem fazer toda diferença para você viver bem, mais e melhor. Confira e, acima de tudo, pratique-as!

1. Participe de grupos

Pode ser um clube de leitura, um templo religioso ou um grupo de artesanato. Em contato com pessoas que lhe são especiais, fazendo o que te faz bem, certamente sentirá prazer.

2. Tenha objetivos

Ter um, ou mais, objetivo de vida é muito importante para sentir-se motivado. Mas, claro, se algo sair do rumo traçado, não desista: refaça os planos, aprenda com os erros e siga em frente. Já dizia um grande dramaturgo inglês: quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

3. Comemore as conquistas

Não espere as grandes conquistas para sentir-se feliz. Mesmo as pequenas podem (e devem) lhe dar satisfação – fala sério: chegar ao shopping lotado e encontrar uma vaguinha é ou não é motivo para um bom sorriso?

4. Ame mais

Essa dica pode parecer piegas, mas o fato é que conviver com quem amamos, trabalhar para ficarmos livres de sentimentos negativos, arrumar tempo para quem nos é importante (incluindo nós mesmos) sempre traz a alegria como resultado final.

5. Mude os hábitos

Não tem jeito: viver bem implica em hábitos saudáveis como evitar fumo, álcool (ou qualquer tipo de droga); praticar alguma atividade física regularmente; se alimentar de modo correto e dormir bem.

Exames de rotina, como os check-ups, também são essenciais para garantir a saúde necessária para viver com qualidade de vida. E vale a pena lembrar: o contato com a natureza também costuma promover bem-estar às pessoas – não importa se é uma bela praia ou um passeio em um parque perto de sua casa, desde que sirva para relaxar!

Todos desejam – e merecem – a felicidade. Contudo, até mesmo para ser feliz é necessário arregaçar as mangas e ir à luta! Cuidar do bem-estar emocional e físico é responsabilidade de toda pessoa que pretende aproveitar ao máximo tudo o que a vida pode trazer de melhor.

Por isso, se você deseja que seu corpo esteja saudável e apto a lhe conduzir rumo à conquista de seus sonhos, comece checando sua saúde. A equipe do Vita Saúde oferece muitos programas de check-up e um deles poderá te ajudar a viver mais tranquilo e feliz.


Check-ups-cuidar-bem-de-você-é-o-primeiro-passo-para-uma-vida-feliz-1200x798.jpg

Cuidar da saúde e do bem-estar é fundamental para se ter uma vida mais tranquila e feliz. Mas, com a correria do dia a dia, é comum as pessoas esquecerem-se disso e deixarem de realizar seus check-ups regularmente, o que ajuda a identificar e a prevenir uma série de problemas de saúde.

Por meio de exames preventivos, é possível detectarmos problemas recorrentes entre os brasileiros, como colesterol alto, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Quando descobertos em fase inicial, esses e outros problemas de saúde podem ser tratados de forma efetiva, permitindo que as pessoas reconquistem a sua qualidade de vida.

Além disso, a manutenção de hábitos não saudáveis, tais como: alimentação desequilibrada, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool, prejudicam a saúde a curto e longo prazo,

A seguir, vamos mostrar quais são os problemas de saúde mais comuns e que podem ser evitados se você seguir hábitos saudáveis e se programar para realizar check-ups regulares. Não perca!

Conheça os problemas de saúde que podem ser identificados por meio de check-ups

Como mencionado no início, há problemas de saúde que são comuns entre os brasileiros, mas que poderiam ser evitados ou mesmo tratados em fase inicial se as pessoas realizassem check-ups regulares.

Problemas como colesterol alto, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doença coronariana, geralmente não apresentam sintomas no período inicial, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para que a pessoa não sofra com futuras complicações. Por meio de exames e avaliações é possível detectar esses problemas e iniciar-se o tratamento indicado pelo médico especialista.

Aliás, a realização de exames periódicos é fundamental para diagnosticar diversos problemas de saúde, como distúrbios de tireoide, problemas renais, alterações na próstata, anemia e HIV/AIDS.

Veja outros exames preventivos que são importantes para manter a saúde em dia:

  • Citologia vaginal (mulheres)
  • Mamografia (mulheres)
  • Teste Ergométrico
  • Exame da pele
  • Ecocardiograma

Dicas para ter uma vida mais feliz e saudável

Vimos  que manter a rotina de check-ups em dia é muito importante para prevenir problemas de saúde que, com o tempo, podem se tornar severos. Mas, além da realização de exames preventivos, a adoção de hábitos saudáveis também é essencial para se conquistar uma vida mais feliz e plena, como abordaremos a seguir.

Alimentação saudável

Por mais que a rotina seja agitada, é importante se programar para manter uma alimentação equilibrada, com vitaminas, minerais e proteínas, evitando alimentos com alto teor calórico, produtos industrializados e fast-foods. Preparar marmitas saudáveis ou criar um cardápio para a semana são formas de seguir uma alimentação balanceada mesmo com toda a correria do dia a dia.

Tornar isso um hábito é um passo importante para ter uma vida mais feliz, pois quem segue uma dieta equilibrada tem mais disposição para realizar as atividades diárias, controlar o peso e ainda eleva a autoestima.

Prática de exercícios físicos regulares

Além dos exames preventivos e da alimentação saudável, há outro hábito muito importante para ter mais qualidade de vida: a prática de exercícios físicos. Encontrar uma atividade que lhe dê prazer é o primeiro passo para começar a usufruir dos benefícios desse hábito.

Ir para a academia, praticar um esporte, fazer caminhada, correr, entrar em um grupo de dança… não importa qual seja o exercício realizado, o importante é colocar o corpo em movimento ao menos três vezes por semana. Esse hábito melhora o condicionamento físico, aprimora habilidades motoras, ajuda a equilibrar o colesterol e a glicose, previne problemas cardiovasculares e combate a obesidade.

A saúde é o bem mais precioso do ser humano e também é responsabilidade de cada pessoa, que deve cuidar do corpo e da mente para ter qualidade de vida e poder aproveitar os momentos especiais ao lado dos seus familiares e amigos, podendo realizar-se profissionalmente.

Se você quer começar a cuidar bem de você, conheça os programas de check-up de saúde oferecidos pelo Vita. Clique aqui e acesse!


exercicio-fisico.jpg

A prática de exercícios é muito importante para manter uma rotina mais saudável, sendo esse um fator essencial para a prevenção de uma série de problemas de saúde. Além disso, muitas pessoas procuram uma atividade física com o intuito de perder peso ou mesmo definir o corpo.

Independentemente de qual seja o motivo da inclusão desse hábito saudável em sua vida, é fundamental destacar que exames e atividades físicas devem andar juntos. Fazer um check-up antes de iniciar exercícios regulares é essencial para saber as condições de saúde e evitar problemas futuros.

Se você já está projetando mudar os seus hábitos de vida, recomendamos que você continue acompanhando esse artigo e veja como unir exames e atividades físicas, garantindo a sua segurança e bem-estar. Não perca!

Por que os exames são importantes antes da realização de atividades físicas?

Quando a pessoa decide iniciar a prática de exercícios físicos é comum ela ser movida pela ansiedade de ter uma vida mais saudável ou ver seu corpo se transformar na academia. Porém, é preciso ter cautela, pois somente com a realização de um check-up é possível atestar se a pessoa está apta ou não para começar a atividade física escolhida.

Por meio de exames indicados por profissionais da área da saúde é possível prevenir riscos ligados ao sistema cardiovascular e também lesões do aparelho locomotor. Além disso, uma avaliação nutricional também é importante para que os exercícios físicos sejam realizados de forma adequada.

Check-up e exercícios: prática é necessária para todas as faixas etárias?

Quando falamos sobre exames e atividades físicas é comum surgir a relação dessa dupla com pessoas acima dos 30 anos de idade, que precisam realizar check-ups preventivos com maior frequência.

No entanto, crianças e jovens que vão iniciar uma atividade física, como natação, futebol, corrida ou dança, também devem realizar os exames clínicos preventivos. Cada ser humano tem suas características e necessidades próprias, por isso, conhecê-las antes de começar a se exercitar é importante para que os benefícios oferecidos por esse hábito possam ser desfrutados, como prevenção de problemas de saúde, controle do peso e da ansiedade e elevação da autoestima.

Quais exames devem ser feitos?

Vimos que check-up e exercícios são pontos importantes para quem pretende iniciar uma atividade física. É interessante que o futuro atleta procure uma clínica idônea e especializada para realizar uma bateria completa de exames, que inclui:

Avaliação laboratorial: cerca de 15 exames, incluindo sangue, fezes e urina.

Avaliação cardiológica: que inclui o eletrocardiograma de repouso e a prova de esforço computadorizada em treze canais com prescrição de guia padrão de exercícios.

Orientação nutricional: avaliação de composição corporal com informações sobre o índice de massa corpórea (IMC) e os percentuais de gordura e de massa magra (total e por segmento corporal), além do metabolismo corporal.

Avaliação postural: análise com fisioterapeutas que aconselham as pessoas para que evitem os problemas oriundos da falta de ergonomia em seu dia-a-dia e adotem técnicas que possam melhorar sua condição física, evitando traumas secundários ao exercício.

Avaliação clínica: exame realizado por especialistas, após uma cuidadosa revisão dos dados informados no questionário preenchido pelo paciente.

Avaliação respiratória: análise dos parâmetros da função respiratória, realizado por meio de  espirometria computadorizada.

Avaliação radiológica: radiografia do tórax em duas incidências (PA e perfil);

O que os exames podem revelar?

Após realizar os exames indicados acima, o médico especialista apresentará para o paciente os limites que ele deve respeitar ao realizar suas atividades físicas de acordo com o seu atual quadro de saúde.

Por exemplo, pessoas hipertensas devem evitar realizar exercícios anaeróbicos de intensidade alta, como musculação. Se, por exemplo, houver um diagnóstico de osteoporose, a pessoa deverá evitar atividades físicas que aumentem o risco de queda, exijam movimentos bruscos ou que requeiram movimento de torção forte, pois ela possui ossos enfraquecidos e propensos a fratura.

Com a bateria de exames pré-exercício, o futuro praticante terá a chance de saber como anda a sua saúde geral e se o seu corpo está em condições de ser submetido à sobrecarga do esforço físico. Além disso, essa é uma forma eficaz de conhecer as atividades físicas mais indicadas para o seu perfil, pois os profissionais capacitados costumam apresentar sugestões de exercícios que ajudam a prevenir ou controlar problemas de saúde e melhorar a performance física da pessoa.

Mostramos que o check-up é essencial para determinar se a pessoa está apta ou não para realizar as atividades físicas com saúde e segurança. Mas é importante escolher uma clínica que ofereça programas de exames voltados especialmente para quem quer ter uma vida mais saudável, como o VITA Check-up Center, que disponibiliza para os seus clientes o Programa de Check-up Fitness. Clique aqui e conheça todos os detalhes dessa preparação para a maratona do bem-estar!


blood-pressure-3524615_1280dsfdsf-1200x762.jpg

Seja qual for a sua idade, você certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância de realizar um check-up médico periódico. Esse monitoramento da sua saúde ajuda a garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

Se você tem dúvidas sobre o processo – o que o check-up envolve, quem deve fazer e onde é o lugar certo para isso – esse artigo foi feito para você. Siga na leitura e descubra como garantir seu bem-estar por muito mais tempo.

Entenda a importância do check-up médico

Toda visita de rotina ao médico é de extrema importância para manter sua saúde. Essas avaliações ajudam a observar o status de sua saúde e hábitos de vida atuais e a prevenir problemas futuros.

O check-up de saúde complementa o acompanhamento realizado pelo seu médico nas consultas, incluindo exames laboratoriais e outras avaliações.

A QUEM SE DESTINA

Muitas pessoas acreditam que esta é uma preocupação apenas para os que cruzaram a linhas dos 40 anos. Mas o estilo de vida atual de grande parte da população – hábitos alimentares de baixa qualidade, ausência de exercícios físicos, correria e altos índices de estresse – faz com que essa rotina de check-up seja indicada já a partir da adolescência.

Isso ajuda na detecção de riscos, aumentando a longevidade e o bem-estar de cada um. Além disso, é uma ótima maneira de melhorar as relações médico-paciente, ajudando o profissional a entender melhor o histórico das pessoas que estão sob seus cuidados.

QUANDO FAZER

Costuma-se definir a necessidade de um check-up de acordo com o estado de saúde do paciente, seu histórico médico e herança genética, entre outros fatores. A indicação geral é do mesmo ser realizado anualmente, porém, havendo mudanças no estado de saúde da pessoa, surgimento de novos sinais e/ou sintomas, ele deve ser antecipado.

Especialistas acreditam que o ideal sempre é de uma abordagem completa. Mas, nos casos que envolvem indivíduos saudáveis e sem histórico crítico, os médicos podem sugerir uma avaliação mais seletiva.

O QUE É FEITO

Check-ups regulares costumam contemplar os seguintes exames:

  • Hemograma completo;
  • Exames de Fezes e Urina;
  • Colesterol e frações;
  • Glicemia, insulina, hemoglobina glicada;
  • Dosagem de Hormônios da Tireóide;
  • HIV / Hepatite B;
  • Avaliação de composição corporal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Avaliação ultrassonográfica do abdome, da tireoide e da próstata em homens e, nas mulheres, também da mama e da pelve;
  • Ecocardiograma colorido;
  • Doppler de carótidas;
  • Eletrocardiograma e teste ergométrico;
  • Radiografia do tórax;

Existem ainda exames específicos de acordo com o perfil e sexo do paciente:

  • Mulheres: Colposcopia e Citologia vaginal, Mamografia, dosagem de hormônios sexuais femininos;
  • Homens: Avaliação urológica (incluindo o toque retal) e dosagem de PSA.

Benefícios do check-up periódico

Além de proteger sua saúde e bem-estar, fazer um check-up regularmente também evita questões como:

Custos inesperados

O check-up regular de saúde mitiga o risco de disfunções que podem se tornar mais severas ou urgentes de forma inesperada, exigindo intervenções e procedimentos que podem levar a gastos médicos significativos, além da interrupção da atividade profissional.

Descontrole do quadro médico

Os exames são realizados com base na idade, no sexo, na história e nas escolhas de estilo de vida de cada paciente. Assim é possível identificar problemas logo no início, tornando mais fácil revertê-los.

Questões relacionadas ao estresse

Rotinas atribuladas, jornadas longas de trabalho e hábitos pouco saudáveis podem desencadear uma variedade de quadros clínicos desencadeados pelo estresse.

Um check-up regular ajuda a diagnosticar e cuidar melhor desses quadros, além de proporcionar o aconselhamento e apoio necessários para melhor gerenciar as consequências de um estilo de vida estressante.

Onde fazer um check-up médico eficiente

O primeiro passo é encontrar clínicas especializadas em check-up completo, com um corpo médico amplamente capacitado e um atendimento baseado em total empatia e acolhimento ao paciente.

Observando essas características, o VITA Check-up Center é uma das melhores opções no Rio de Janeiro – e a única da região a possuir a certificação ISO 9001:2015, de gestão da qualidade.

Além dos programas de check-up voltados para o setor corporativo e para os mais diversos perfis de clientes, o VITA ainda oferece avaliação de estresse emocional, avaliação postural, status de imunização e acompanhamento posterior. Dentre os diversos serviços adicionais oferecidos estão a vacinação de adultos e crianças e testes genéticos, como o de nutrigenômica, contribuindo para um modelo de dieta absolutamente  individualizado.

Exames preventivos são essenciais para uma vida saudável e feliz – desde que sejam realizados por quem entende do assunto, como o VITA Check-up Center.

Se você quer saber mais sobre o tema ou agendar seu check-up, clique e deixe sua mensagem para nosso time de especialistas.


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.