Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Felicidade combina com saúde!

Há pouco tempo, a revista científica “Applied Psychology: Health and Well-Being” publicou uma análise, baseada em mais de 150 estudos diferentes, onde afirma ter encontrado provas convincentes de que pessoas felizes tendem a ter melhores condições de saúde.

Não é de hoje que médicos e outros profissionais de saúde têrm percebido a estreita relação entre o bem estar físico e mental, mas o artigo – cujo principal autor é o professor de psicologia da Universidade de Illinois, Dr. Ed Diener – demonstra que essa relação é maior do que se imaginava.

Um dos estudos, por exemplo, acompanhou estudantes universitários por 40 anos, concluindo que os alunos mais pessimistas morreram mais cedo do que os que levavam a vida com otimismo.

No geral, o que esse estudo comprova é que depressão, ansiedade, pessimismo e falta de satisfação na realização de tarefas corriqueiras prejudicam a saúde da pessoa. Em contrapartida, humor em alta ajuda a reduzir o estresse e melhora a imunidade, entre outros benefícios proporcionados – e vice versa: uma saúde equilibrada, proporciona mais alegria de viver!

Como ser feliz em um cotidiano tão agitado

Que a felicidade faz bem para a saúde e, além disso, é uma das metas almejadas pelas pessoas é inegável. Mas é possível ser feliz em um mundo tão agitado, repleto de desafios diários?

A resposta, ainda bem, é positiva. E, ainda que alegria seja diferente de pessoa para pessoa, relacionamos a seguir algumas atitudes que podem fazer toda diferença para você viver bem, mais e melhor. Confira e, acima de tudo, pratique-as!

1. Participe de grupos

Pode ser um clube de leitura, um templo religioso ou um grupo de artesanato. Em contato com pessoas que lhe são especiais, fazendo o que te faz bem, certamente sentirá prazer.

2. Tenha objetivos

Ter um, ou mais, objetivo de vida é muito importante para sentir-se motivado. Mas, claro, se algo sair do rumo traçado, não desista: refaça os planos, aprenda com os erros e siga em frente. Já dizia um grande dramaturgo inglês: quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

3. Comemore as conquistas

Não espere as grandes conquistas para sentir-se feliz. Mesmo as pequenas podem (e devem) lhe dar satisfação – fala sério: chegar ao shopping lotado e encontrar uma vaguinha é ou não é motivo para um bom sorriso?

4. Ame mais

Essa dica pode parecer piegas, mas o fato é que conviver com quem amamos, trabalhar para ficarmos livres de sentimentos negativos, arrumar tempo para quem nos é importante (incluindo nós mesmos) sempre traz a alegria como resultado final.

5. Mude os hábitos

Não tem jeito: viver bem implica em hábitos saudáveis como evitar fumo, álcool (ou qualquer tipo de droga); praticar alguma atividade física regularmente; se alimentar de modo correto e dormir bem.

Exames de rotina, como os check-ups, também são essenciais para garantir a saúde necessária para viver com qualidade de vida. E vale a pena lembrar: o contato com a natureza também costuma promover bem-estar às pessoas – não importa se é uma bela praia ou um passeio em um parque perto de sua casa, desde que sirva para relaxar!

Todos desejam – e merecem – a felicidade. Contudo, até mesmo para ser feliz é necessário arregaçar as mangas e ir à luta! Cuidar do bem-estar emocional e físico é responsabilidade de toda pessoa que pretende aproveitar ao máximo tudo o que a vida pode trazer de melhor.

Por isso, se você deseja que seu corpo esteja saudável e apto a lhe conduzir rumo à conquista de seus sonhos, comece checando sua saúde. A equipe do Vita Saúde oferece muitos programas de check-up e um deles poderá te ajudar a viver mais tranquilo e feliz.

Compartilhe
×