Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Descubra como arte e bem-estar estão ligados à sua saúde

A relação entre arte e bem-estar não é nenhuma novidade: muitas pessoas encontram nas expressões artísticas – como a dança, a escrita, a pintura ou as aulas de cerâmica – uma forma de manter mente e corpo sãos em meio à correria e o estresse do dia.

Os benefícios parecem ser tão positivos que hoje já é possível encontrar muitos estudos sobre a relação entre arte e bem-estar na manutenção da saúde.

No Reino Unido, por exemplo, um relatório recente do Arts Council of Wales recomenda que as atividades artísticas sejam prescritas pelos serviços de saúde do país como uma forma de combater problemas mentais, como a demência, em pessoas idosas – além dos benefícios para pessoas de todas as faixas etárias.

Todos estes estudos têm trazido uma série de evidências que mostram que a prática de atividades artísticas tem um impacto positivo em uma variedade de condições de saúde, proporcionando mais:

  • Autoestima;
  • Confiança;
  • Melhorias na saúde física;
  • Conexões sociais de qualidade;
  • Desenvolvimento de novas habilidades.

Tudo isso tem mostrado que arte e bem-estar caminham juntos para proporcionar mais saúde física e mental. Saiba mais sobre o tema e descubra mais uma forma de cuidar bem de sua saúde.

Arte e bem-estar mental: uma relação altamente positiva

Conforme mencionamos no começo deste artigo, diversos estudos comprovam que a prática de atividades como a dança, a escrita e cantar em corais tem um impacto positivo nos níveis de ansiedade e depressão.

Analisando o canto, por exemplo: pesquisas realizadas com a população mais longeva apontaram que cantar em corais ou grupos traz uma mudança significativa na qualidade de vida destas pessoas, amenizando os efeitos da ansiedade e da depressão.

Além disso, as mulheres que tiveram seus bebês recentemente encontraram na prática uma forma de reduzir mais rapidamente os sintomas de depressão pós-parto.

As artes ajudam a criar conexões sociais, o que amplia a rede de apoio e ajuda a aliviar a solidão e o isolamento. Ela também pode trazer benefícios para as funções cognitivas, estimulando a memória e ampliando os níveis de atenção.

Benefícios para a saúde física

A prática de atividades físicas com viés artístico, como as mais diversas variedades de dança e a ginástica artística é muito importante, podendo trazer os diversos benefícios já conhecidos para a saúde:

  • Mais condicionamento físico;
  • Redução de peso;
  • Tonificação dos músculos;
  • Afastar o risco do diabetes e da pressão alta;
  • Melhoras para a postura e vários outros.

Mas a relação entre arte e bem-estar físico pode chegar a uma camada mais profunda – pelo menos é o que uma pesquisa realizada com pessoas em tratamento para o HIV.

As pessoas que escreveram sobre suas próprias experiências traumáticas e colocaram suas emoções no papel obtiveram melhorias significativas não só no aspecto mental, mas também em sua saúde física – como reduções consistentes nas consultas médicas, desde que realizados os procedimentos regulares de check-ups, e um melhor desempenho do sistema imunológico.

A pesquisa não apurou o motivo específico, mas observou também que estes pacientes exibiram um aumento na contagem de linfócitos CD4 +, fundamentais para o funcionamento do sistema imunológico e que são um dos principais alvos do vírus da imunodeficiência.

Além da escrita, aqueles que também ouviam música experimentaram uma melhor resposta do sistema imunológico: a música afeta nossos cérebros de maneiras complexas, estimulando o sistema límbico e moderando nossa resposta a estímulos estressantes.

Escrever também pode ser positivo para o alívio de dores crônicas. As pessoas que participaram do estudo e lidavam com condições que os fizeram sentir dor crênica obtiverem um controle maior da dor e um declínio na intensidade dela depois de expressarem sentimentos de raiva por escrito durante um período de nove semanas.

Mais arte e bem-estar em diversos níveis

Encontrar práticas de atividades que nos proporcionam prazer e bem-estar são fundamentais para nossa saúde mental e física.

Se você busca uma vida mais longa, saudável e feliz, a receita é fácil: basta aliar estas práticas com hábitos alimentares equilibrados e uma rotina periódica de check-up.

Para receber mais dicas e informações sobre como manter sua saúde em dia e garantir mais qualidade de vida, acompanhe o blog do VITA Check-up Center!

Compartilhe
×