Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Empresas investem na qualidade de vida de seus colaboradores

Você tem investido em benefícios que visam oferecer mais saúde e bem-estar aos seus colaboradores, como check-up médico e estímulo à prática de atividades físicas? Se a resposta for não, é importante rever alguns conceitos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site norte-americano Office Vibe, 84% dos funcionários com um bom pacote de benefícios afirmam ter satisfação plena no trabalho, enquanto 80% preferem benefícios novos ou adicionais a um aumento no salário.

Para além do aumento da motivação e da produtividade, há também a questão econômica. Anualmente, cerca de 100 mil funcionários são afastados de suas atividades diárias por questões de saúde, e a principal causa desses afastamentos é a dor nas costas, especialmente em colaboradores que realizam funções repetitivas ou passam muito tempo sentados.

Em grande parte dos casos, o problema poderia ter sido evitado com um programa de prevenção e diagnóstico precoce, o que garantiria mais saúde para o profissional e menos gastos para o empregador.

Diante desse panorama, diversas empresas têm apostado em ações voltadas à saúde dos seus funcionários que oferecem excelente relação custo x benefício. Conheça algumas delas:

1. Programa de combate ao tabagismo

Além do check-up médico, algumas empresas investem também na realização de programas de combate ao tabagismo para que seus colaboradores abandonem de vez o hábito de fumar.

Em geral, esse tipo de programa é composto por reuniões semanais ou quinzenais nas quais os interessados recebem orientações de profissionais de saúde sobre os benefícios de manter-se longe do cigarro, além de acompanhamento psicológico para que os colaboradores consigam manter-se firmes no propósito.

Além de melhor o estado geral de saúde, estratégias desse tipo influem positivamente na qualidade de vida e disposição física dos trabalhadores, aumentando a motivação e a produtividade, já que reduzem drasticamente as pausas provocadas pelo vício no fluxo diário de trabalho.

2. Ginástica laboral

A prática de exercícios de curta duração no ambiente de trabalho possibilita que os colaboradores tenham melhores condições físicas e psicológicas para realizar suas atividades diárias, favorece a integração e o trabalho em equipe e ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Em geral, a ginástica laboral é baseada em técnicas de alongamento que envolvem o tronco, mãos e pescoço, e deve ser realizada sempre por profissionais especializados, como educadores físicos ou fisioterapeutas.

A prática constante também auxilia na prevenção de casos de lesão por esforço repetitivo (LER) e na correção de problemas posturais, diminuindo assim o percentual de afastamentos por doenças e proporcionando um aumento da produtividade.

3. Estímulo à prática de atividades físicas

Além da ginástica laboral, é comum que empresas preocupadas com o bem-estar e a saúde dos seus funcionários criem programas que estimulem a adesão a uma rotina de atividades físicas.

Como formatos variados, que vão desde a criação de grupos de corrida e campeonatos de futebol internos até o subsídio para funcionários que apresentem recibos da prática esportiva que mais se adapta às suas necessidades, esse tipo de programa contribui para a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, aumentando sua disposição e produtividade.

Adicionalmente, a empresa pode oferecer pacotes que combinam o subsídio à prática de atividades físicas com check-ups médicos específicos para quem vai começar a se exercitar, que incluem avaliação cardiológica e postural e orientação nutricional, minimizando os riscos de lesões e aumentando as chances de sucesso no combate ao sobrepeso e obesidade.

4. Check-up médico

Um dos benefícios mais atrativos que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores, especialmente executivos e profissionais em cargo de liderança, é o check-up médico anual completo, que tem como objetivo não só detectar precocemente eventuais enfermidades, como também identificar fatores de risco para o desenvolvimentos de algumas doenças e modificá-los antes mesmo do seu surgimento.

As instituições podem optar ainda por programas personalizados, que focam nas necessidades de públicos específicos, como um check-up voltado para a prevenção de doenças que afetam as mulheres ou pacotes que incluam perfil de imunização e aplicação de vacinas.

Esse tipo de benefício, estimula a adoção de hábitos mais saudáveis e ajuda a reduzir a taxa de faltas e afastamentos de funcionários-chaves para o sucesso do seu negócio provocados por enfermidades que poderiam ser diagnosticadas precocemente ou questões ligadas ao estresse profissional.

A inclusão do check-up médico no pacote de benefícios oferecidos aos executivos também influi positivamente nos níveis de motivação e satisfação desses profissionais e na visão que esses possuem da empresa, podendo ser fator importante na atração e retenção de talentos.

Como você pode ver, oferecer benefícios que visem promover mais saúde e bem-estar para seus executivos é um excelente investimento, na medida em que ajuda a diminuir a taxa de afastamentos por doença, aumenta a motivação e produtividade e auxilia na atração e retenção de talentos estratégicos para a performance do seu negócio.

Se você quer oferecer check-ups médicos premium para profissionais em cargos de liderança, conheça os programas oferecidos pelo Vita Check-Up! Contamos com diferenciais inovadores, como a avaliação de estresse emocional e status de imunização, e uma infraestrutura completa!

Compartilhe
×