Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Cuidado! Conheça os vilões que podem afetar sua saúde no verão

Cuidado! Conheça os vilões que podem afetar sua saúde no verão

Ainda que encontros climáticos, como o Acordo de Paris, em 2015, tenham firmado o compromisso de 135 países para a redução do aumento médio da temperatura global, verão após verão as temperaturas atingem picos históricos.

Os resultados do aquecimento global e da destruição da camada de ozônio são sentidos dia a dia: com o aumento das temperaturas, maior exposição a raios UV, maior incidência de câncer de pele, entre outros problemas decorrentes do calor.

Não estamos falando apenas de problemas atrelados à exposição ao sol. O calor intenso também provoca alguns problemas de saúde particulares, como casos de desidratação, insolação, intoxicação alimentar, micoses e problemas na pele, dengue, hepatite A, queda de pressão arterial, entre outros.

Abaixo vamos listar alguns motivos que desencadeiam as principais doenças ou viroses que podem se multiplicar durante o verão. Tome nota e não se esqueça: consulte um médico e coloque as vacinas em dia antes de se aventurar!

Desidratação

A desidratação acontece, em geral, pela falta de ingestão de líquidos – e pode ser agravada pelo aumento das temperaturas, o que é comum na época do verão. Em pessoas mais velhas, o estímulo à sede passa a ficar deficitário. São os osmorreceptores, estruturas responsáveis por causar a sede, que sofrem alterações com o decorrer do tempo.

Em idosos, a perda de massa muscular e gordura, consequentemente, acarreta uma redução de líquido no organismo. De acordo com estudos, um adulto tem cerca de 70% de água no corpo, já o idoso tem por volta de 50%

A desidratação pode levar à desorientação mental, além de uma falta de ânimo e disposição combinadas ao calor – afetando a qualidade de vida dos indivíduos mais longevos. O pouco consumo de água também pode estimular o surgimento de cálculos renais, uma vez que a filtragem não é feita de forma correta e a urina tende a ficar mais concentrada.

Insolação

Combinada à desidratação, a insolação é outro problema que decorre do aumento das temperaturas. Ficar exposto ao sol por horas seguidas, como muitas vezes acontece durante um dia de praia, pode ocasionar sérios problemas.

A boa hidratação, inclusive, é um fator que combate a insolação a médio prazo. Na ausência de cuidados, a temperatura média do corpo segue alta mesmo após o dia de sol. As queimaduras contribuem para o mal-estar e a alta temperatura do corpo. Em casos extremos, quadros de insolação podem causar vômitos, febre e até mesmo delírios.

Intoxicação Alimentar

Em um cenário de praia, curtição e sol escaldante, é comum encontrar muitas opções de comida na beira do mar. De camarão a queijo coalho, passando por pastel, sanduíches, espetinhos, sorvetes e drinques. Opções não faltam, difícil é saber o que escolher.

Além do cuidado ao comer na rua, é preciso saber armazenar muito bem os alimentos em casa para não amargar uma intoxicação alimentar. O calor, o excesso de comida a ser armazenada, e a falta de manutenção de equipamentos em casas de veraneio formam o cenário ideal para problemas: a falta de capacidade em gelar e o risco de comidas estragarem.

A intoxicação alimentar contribui para um quadro de desidratação caso não seja combatida. Diarreia, vômito e febre são sintomas comuns em quadros como esse. É necessário hidratar-se com frequência e aderir a uma dieta de alimentos cozidos e comida leve: purês e sopas até o organismo se recuperar.

Micoses

Problemas de pele também são comuns no calor. Secar o corpo com a toalha molhada, exposta ao tempo, é um prato cheio para problemas de pele. A carga muito grande de sol, às vezes sem proteção, também contribui para o aparecimento de manchas.

Piscinas em casas de veraneio são um grande perigo! Atenção à limpeza e clorificação da água para evitar a proliferação de doenças de pele.

Dengue e Hepatite A

Juntamos em um mesmo tópico por que ambas as doenças surgem de uma contaminação que envolve a água. A hepatite A, forma mais comum da doença, pode ser contraída no consumo de águas de torneira, por exemplo. Vale ficar esperto com a procedência e a origem da água que se consome.

Já a dengue, como é sabido desde que a epidemia se instalou no Brasil, prolifera em locais onde a água fica acumulada.  Em ambientes úmidos de mata podem ser encontradas variações em que o aedes aegypti é portador, como a chikungunya – de toda forma, as doenças transmitidas por esse mosquito são sempre muito perigosas.

Como forma de se prevenir é ideal realizar rotinas de exame preventivo. O check-up médico ajuda a garantir uma saúde equilibrada e protegida – mediante a aplicação de vacinas e outros tratamentos – de vírus ou doença que possa se instalar em um cenário de férias de verão. Conheça os planos da Vita Check-up e tenha um verão à altura de seus sonhos.

Compartilhe
×