Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Grávidas fazem parte do grupo de risco da Covid-19? Descubra!

Grávidas fazem parte do grupo de risco da Covid-19? Descubra!

A propagação do vírus COVID-19 transformou a realidade de todos. Reflexos no mercado de trabalho, na economia do país, na política e, sobretudo, na vida pessoal, faz com que possamos rever, dia a dia, atitudes e prioridades.

Mas algumas pessoas têm motivos extras para estarem apreensivas. São aquelas que fazem parte de um grupo mais suscetível a complicações em decorrência do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, idosos e portadores de doenças crônicas – como diabetes, hipertensão e asma – fazem parte da lista. E as grávidas: fazem parte do grupo de risco da Covid-19?

Siga na leitura e descubra!

Grávidas e puérperas no grupo de risco da Covid-19

Encarar a chegada de um bebê neste cenário incerto é um desafio e tanto! Mas nada que a orientação e o acompanhamento corretos, junto com medidas de prevenção, não possam resolver e garantir o nascimento saudável da criança.

Em nota emitida no mês de abril, o Ministério da Saúde reconhece que gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de “resguardo”) fazem parte do grupo de risco da Covid-19, sendo preciso bastante cuidado para a proteção delas e dos bebês.

De acordo com o órgão máximo de saúde no Brasil, estudos científicos apontam que a fisiopatologia do vírus H1N1 pode oferecer letalidade nesses grupos e, mesmo não tendo um estudo científico conclusivo sobre o assunto, para a infecção pela Covid-19 o risco é semelhante pelos mesmos motivos fisiológicos.

Vale destacar que os sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1, e outras gripes, são muito parecidos, sendo muito importante que as grávidas mantenham a carteira de vacinação em dia!

Cuidados durante a gravidez: saiba tudo para ficar protegida

As orientações voltadas à higiene e ao contato social são as mesmas para todas as pessoas e precisam ser seguidas à risca, especialmente para quem é do grupo de risco da Covid-19.

Sempre lavar as mãos com água e sabão, fazer uso constante de álcool em gel, manter a higiene da casa em dia e optar pelo distanciamento social são algumas delas – conheça os principais mitos e verdades sobre a gravidez!

Mas, no caso das mulheres grávidas – ou mães de recém-nascidos – a rotina pós maternidade exige uma série de compromissos, como as consultas de acompanhamento. Nesses casos, contate seu médico e verifique a possibilidade de optar por uma consulta virtual e, claro, em caso de algum sintoma gripal, as consultas devem ser adiadas em duas semanas.

Obedecer o prazo de 14 a 15 dias é essencial porque, normalmente, é o tempo que o vírus da COVID-19 leva para se manifestar. Durante esse tempo, pode permanecer incubado, ou até em alguns casos persistir de forma assintomática, sem que o portador descubra que está infectado – nesses casos, o risco de contaminação pode ser ainda maior.

Durante a gravidez, a ansiedade é grande! É um momento de grande felicidade para toda a família e o medo, a incerteza e a insegurança não podem colocar em jogo essa hora tão esperada. 

Assim, além dos cuidados já mencionados acima, separamos outros pontos que exigem atenção:

  • Evite receber visitas nesse momento. Mesmo que reduzidas, pessoas que vêm do ambiente externo podem trazer o novo coronavírus, colocando em risco você e seu bebê;
  • Se precisar sair, em último caso, não esqueça de se proteger com máscara, álcool gel e demais cuidados normalmente divulgados pelos meios de comunicação;
  • Siga com sua rotina de acompanhamento médico, preferencialmente, evitando consulta presencial, videoconferências e bate-papos online;
  • Ao tocar em qualquer coisa que  tenha contato direto com o bebê, certifique-se de estar com a mão higienizada e roupa limpa – e use máscaras;
  • O quarto do bebê precisa ficar imune à contaminação e o seio deve ser higienizado antes da amamentação;
  • Conte com a ajuda de sua cara metade e aproveite esse período paratornar a relação ainda mais saudável!

Caso haja outro filhos na casa, lembre-se de que as crianças também precisam de atenção e cuidados especiais durante a quarentena e principalmente com a chegada do irmãozinho (ou irmãzinha).

Sabemos que, neste momento, o isolamento social é a maior precaução para evitar qualquer tipo de contágio. Abdicar dos compromissos, dos encontros em família, dos amigos é difícil porque deixar o convívio social não faz parte da nossa natureza – aqui temos dicas importantes para que você conviva melhor com o isolamento social.

Mas, no momento, essa é a forma de combate mais eficaz a um inimigo invisível, que se espalha com facilidade e costuma ser ainda mais perigoso aos que pertencem ao grupo de risco da Covid-19.

No caso das gestantes, lidar com o distanciamento familiar pode ser um desafio a mais, já que a gravidez é um acontecimento que comove todos no entorno.

Mesmo assim, ficar em casa e aguardar até que haja segurança necessária para apresentar o bebê a toda a família é o melhor caminho a seguir – enquanto isso, é possível usar os meios virtuais para mostrá-lo aos familiares e amigos. 

Preservando a saúde, haverá muitos momentos futuros para o convívio presencial com os entes queridos!

Além do isolamento, a testagem que indica a presença do novo coronavírus é fundamental para iniciar o tratamento com brevidade.  

O Vita Check-Up oferece a oportunidade de você realizar os testes do novo coronavírus na segurança e conforto de sua casa, através de uma equipe especializada, agindo com total segurança, para realizar a coleta.

Não importa se você faz parte do grupo de risco da Covid-19 ou não. Entre em contato com nossas consultoras para agendar seu teste agora mesmo!

FALAR COM CONSULTORAS

Compartilhe
×