Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

44% dos brasileiros desenvolveram depressão na pandemia

Depressão na pandemia

Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão em todo o mundo chega a 5%. Cerca de 330 milhões de indivíduos sofrem com a doença do século.

Trazendo para nossa realidade, o Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking. Os brasileiros somam mais de 12 milhões no número de pessoas com depressão. Com o surgimento da pandemia do coronavírus esse cenário se agravou ainda mais. 

Uma pesquisa Datafolha encomendada pela Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) e pela farmacêutica Viatris mostrou que 44% dos brasileiros afirmaram ter tido problemas psicológicos durante a pandemia da Covid-19.

Os mais afetados foram mulheres (53%), jovens entre 16 e 24 anos (56%), pessoas economicamente ativas (48%), pessoas com alta escolaridade (57%) e pessoas sem filhos (51%). Dos entrevistados, 28% relataram que tiveram diagnóstico de depressão ou de outra doença relacionada à saúde mental durante a pandemia.

Neste novo normal, os cuidados com a saúde física e mental se tornaram indispensáveis, mas para isso é preciso ter consciência sobre o que é a depressão e como ela afeta cada indivíduo. Continue acompanhando o conteúdo e saiba mais sobre a depressão, seus sintomas e tratamentos. 

O que é a depressão?

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente. Quando desenvolvida, ela passa a causar alterações no humor, caracterizada pela tristeza profunda e uma série de sintomas.

Devemos lembrar que a tristeza causada pela depressão não possui a mesma intensidade da tristeza provocada por acontecimentos difíceis e situações desagradáveis. Pelo contrário, sua força e duração é muito maior. 

Lembramos que a depressão é uma doença incapacitante e os quadros variam de intensidade e duração, além disso eles podem ser classificados em 3 graus: leve, moderado e grave.Outro ponto a se destacar é que a depressão também atinge crianças e adolescentes. 

Os tipos de depressão são:

  • Clássica;
  • Distimia;
  • Transtorno bipolar;
  • Sazonal.

Quais os sintomas?

Os sintomas da depressão podem variar, como dissemos anteriormente, uma das principais características da depressão é a paralisação e um retraimento do indivíduo. Porém, existem outros sintomas que fazem parte dos quadro depressivos. Entre eles estão:

  • Sentimento de tristeza, vazio, aflição, preocupação e receios infundados;
  • Insegurança, medo e ansiedade;
  • Baixa autoestima e sentimento de rejeição;
  • Irritabilidade, tensão e agitação;
  • Baixa no apetite, no sono e no desejo sexual;
  • Diminuição da energia e do prazer para realizar atividades diárias, desligamento do mundo e embotamento afetivo.

Qual a relação entre a pandemia e a depressão?

Ainda no início da pandemia o isolamento social, a perda da rotina e o medo do coronarius se tornaram presentes na vida dos brasileiros.

Com o decorrer da pandemia outros acontecimentos passaram a influenciar no surgimento da depressão. A perda de pessoas conhecidas, as mudanças econômicas e as incertezas a respeito do futuro foram fatores agravantes no surgimento e potencialização da doença.

Sendo assim, podemos entender que a depressão mudou a forma como os brasileiros encaram a vida e trouxe condições antes desconhecidas que contribuíram para o surgimento da depressão. 

Existe tratamento?

Sim. A depressão pode ser tratada, os tratamentos costumam ser realizados através do uso de medicamentos que aumentam a sensação de bem-estar e combatem os sentimentos negativos.

Além disso, durante o tratamento a terapia também pode contribuir para a melhora do paciente. O importante nesses casos é que o diagnóstico seja realizado de forma correta e o mais rápido possível, assim a efetividade do tratamento será maior e a promoção de qualidade de vida ao indivíduo também.

O programa de check-up do Vita oferece uma completa análise da saúde do indivíduo Dentre os exames está a avaliação de estresse emocional que ajuda na compreensão da saúde mental de nossos clientes, fornecendo orientações básicas, quando necessário 

Para saber mais acesse: www.vitacheckup.com.br

Compartilhe
×