Empresas investem na qualidade de vida de seus colaboradores

1541707948704485.jpg

Você tem investido em benefícios que visam oferecer mais saúde e bem-estar aos seus colaboradores, como check-up médico e estímulo à prática de atividades físicas? Se a resposta for não, é importante rever alguns conceitos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site norte-americano Office Vibe, 84% dos funcionários com um bom pacote de benefícios afirmam ter satisfação plena no trabalho, enquanto 80% preferem benefícios novos ou adicionais a um aumento no salário.

Para além do aumento da motivação e da produtividade, há também a questão econômica. Anualmente, cerca de 100 mil funcionários são afastados de suas atividades diárias por questões de saúde, e a principal causa desses afastamentos é a dor nas costas, especialmente em colaboradores que realizam funções repetitivas ou passam muito tempo sentados.

Em grande parte dos casos, o problema poderia ter sido evitado com um programa de prevenção e diagnóstico precoce, o que garantiria mais saúde para o profissional e menos gastos para o empregador.

Diante desse panorama, diversas empresas têm apostado em ações voltadas à saúde dos seus funcionários que oferecem excelente relação custo x benefício. Conheça algumas delas:

1. Programa de combate ao tabagismo

Além do check-up médico, algumas empresas investem também na realização de programas de combate ao tabagismo para que seus colaboradores abandonem de vez o hábito de fumar.

Em geral, esse tipo de programa é composto por reuniões semanais ou quinzenais nas quais os interessados recebem orientações de profissionais de saúde sobre os benefícios de manter-se longe do cigarro, além de acompanhamento psicológico para que os colaboradores consigam manter-se firmes no propósito.

Além de melhor o estado geral de saúde, estratégias desse tipo influem positivamente na qualidade de vida e disposição física dos trabalhadores, aumentando a motivação e a produtividade, já que reduzem drasticamente as pausas provocadas pelo vício no fluxo diário de trabalho.

2. Ginástica laboral

A prática de exercícios de curta duração no ambiente de trabalho possibilita que os colaboradores tenham melhores condições físicas e psicológicas para realizar suas atividades diárias, favorece a integração e o trabalho em equipe e ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Em geral, a ginástica laboral é baseada em técnicas de alongamento que envolvem o tronco, mãos e pescoço, e deve ser realizada sempre por profissionais especializados, como educadores físicos ou fisioterapeutas.

A prática constante também auxilia na prevenção de casos de lesão por esforço repetitivo (LER) e na correção de problemas posturais, diminuindo assim o percentual de afastamentos por doenças e proporcionando um aumento da produtividade.

3. Estímulo à prática de atividades físicas

Além da ginástica laboral, é comum que empresas preocupadas com o bem-estar e a saúde dos seus funcionários criem programas que estimulem a adesão a uma rotina de atividades físicas.

Como formatos variados, que vão desde a criação de grupos de corrida e campeonatos de futebol internos até o subsídio para funcionários que apresentem recibos da prática esportiva que mais se adapta às suas necessidades, esse tipo de programa contribui para a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, aumentando sua disposição e produtividade.

Adicionalmente, a empresa pode oferecer pacotes que combinam o subsídio à prática de atividades físicas com check-ups médicos específicos para quem vai começar a se exercitar, que incluem avaliação cardiológica e postural e orientação nutricional, minimizando os riscos de lesões e aumentando as chances de sucesso no combate ao sobrepeso e obesidade.

4. Check-up médico

Um dos benefícios mais atrativos que as empresas podem oferecer aos seus colaboradores, especialmente executivos e profissionais em cargo de liderança, é o check-up médico anual completo, que tem como objetivo não só detectar precocemente eventuais enfermidades, como também identificar fatores de risco para o desenvolvimentos de algumas doenças e modificá-los antes mesmo do seu surgimento.

As instituições podem optar ainda por programas personalizados, que focam nas necessidades de públicos específicos, como um check-up voltado para a prevenção de doenças que afetam as mulheres ou pacotes que incluam perfil de imunização e aplicação de vacinas.

Esse tipo de benefício, estimula a adoção de hábitos mais saudáveis e ajuda a reduzir a taxa de faltas e afastamentos de funcionários-chaves para o sucesso do seu negócio provocados por enfermidades que poderiam ser diagnosticadas precocemente ou questões ligadas ao estresse profissional.

A inclusão do check-up médico no pacote de benefícios oferecidos aos executivos também influi positivamente nos níveis de motivação e satisfação desses profissionais e na visão que esses possuem da empresa, podendo ser fator importante na atração e retenção de talentos.

Como você pode ver, oferecer benefícios que visem promover mais saúde e bem-estar para seus executivos é um excelente investimento, na medida em que ajuda a diminuir a taxa de afastamentos por doença, aumenta a motivação e produtividade e auxilia na atração e retenção de talentos estratégicos para a performance do seu negócio.

Se você quer oferecer check-ups médicos premium para profissionais em cargos de liderança, conheça os programas oferecidos pelo Vita Check-Up! Contamos com diferenciais inovadores, como a avaliação de estresse emocional e status de imunização, e uma infraestrutura completa!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright 2018 VitaCheckup Center. Todos os Direitos Reservados.