Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Sono de qualidade: descubra como ele afeta a sua saúde

Sono de qualidade: descubra como ele afeta a sua saúde

As pessoas passam quase um terço de suas vidas dormindo. Mas isso não significa que todas essas horas dormidas proporcionam de fato um sono de qualidade. Isso é algo que pode ser fácil de se falar – mas difícil de ser colocado em prática.

Uma boa noite de sono desempenha um papel vital para a saúde e qualidade de vida de qualquer um. Mas seus benefícios vão além disso: dormir bem é fundamental para reduzir o risco de várias condições graves de saúde. Saiba mais sobre o tema na leitura a seguir.

5 vantagens de contar com um sono de qualidade à noite

Dormir bem significa mais que contar com mais disposição para enfrentar seus compromissos diários – veja a seguir como ele afeta sua saúde e bem-estar:

1) Redução do risco de obesidade

A obesidade atinge hoje um quinto de todos os brasileiros. Ela é atribuída em grande parte às dietas com alto índice calórico e à ausência ou redução da atividade física.

Mas pesquisas recentes sugerem que nossos padrões de sono podem ser pelo menos parcialmente responsáveis ​​também por isso.

Um estudo mostrou que portadores de um DNA responsável pelo aumento da circunferência da barriga, que dormiam menos que as sete horas recomendadas por dia, pesavam dois quilos a mais que os demais, em média. Em compensação, quem dormia mais de 9 horas por noite chegava a pesar quatro quilos a mais.

Por isso se esforce para manter uma rotina de sono: se esforce para deitar-se sempre nos mesmos horários e evite o uso de eletrônicos na cama.

2) O sono de qualidade pode ajudar a prevenir o câncer

Pesquisadores acreditam que a exposição à luz durante a noite reduz os níveis de melatonina, o hormônio que regula o ciclo entre vigília e sono.

A melatonina pode ajudar a proteger contra o câncer porque os resultados dos estudos apontam que ela pode suprimir o crescimento de tumores.

Por isso certifique-se de que seu quarto esteja escuro e evite usar seu celular, tablet ou ver TV na cama. Isso vai ajudar seu corpo a produzir o nível de melatonina necessário para sua saúde.

3) Mais equilíbrio hormonal

O sono de qualidade também é crítico para a produção, liberação e regulação de seus hormônios – que têm uma enorme influência sobre sua saúde e bem-estar.

Estudos mostraram uma forte ligação entre sono, a leptina reduzida e a grelina elevada, hormônios responsáveis pela saciedade e pela fome, respectivamente.

Essa relação impacta os riscos de obesidade e outras condições de saúde associadas a um peso corporal maior.

Outro ponto importante é a liberação dos hormônios de crescimento durante as fases do sono profundo. Eles são essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de contribuir para o crescimento muscular.

4) Riscos menores de desenvolver estresse e depressão

Quando o organismo está sob os efeitos de uma noite mal dormida, entra em um estado de estresse. As funções do corpo são colocadas em alerta máximo, o que causa pressão alta e estimula a produção de hormônios do estresse.

Por isso aposte em técnicas de relaxamento para neutralizar seus efeitos e ter um sono de qualidade. Isso vai contribuir positivamente para seu bem-estar durante o dia, melhorando suas relações sociais e aumentando a imunidade.

5) Risco menor de doenças cardíacas

A doença cardíaca é a que mais mata no Brasil há quatro décadas. Embora existam muitos fatores responsáveis ​​por essas estatísticas, a privação do sono pode ser um elemento-chave nestas estatísticas.

Pesquisadores apontam que pessoas que normalmente dormem menos de seis horas por noite têm uma chance 48% maior de desenvolver ou morrer de doença coronariana ao longo da vida.

Problemas que influenciam o sono de qualidade

Diversos fatores podem afetar a qualidade de seu sono todas as noites. Insônia, sedentarismo, preocupações ou a luminosidade excessiva no quarto podem interromper uma noite de sono e causar sérios problemas de saúde – como você pode ver nos itens acima.

A apneia obstrutiva do sono pode ser um deles: um distúrbio do sono comum e grave, que faz com que a pessoa pare de respirar durante o sono.

A via aérea fica repetidamente bloqueada, limitando a quantidade de ar que atinge seus pulmões. Quando isso acontece, a pessoa pode roncar alto ou fazer barulhos de asfixia ao tentar respirar.

Isso pode acontecer algumas vezes por noite, ou em casos mais graves, várias centenas de vezes por noite. A falta de oxigênio pode ter consequências negativas a longo prazo para a saúde. Isso inclui:

  • Pressão alta;
  • Doença cardíaca;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Pré-diabetes e diabetes;
  • Depressão.

Um estudo do sono pode diagnosticar a apneia obstrutiva e garantir um sono de qualidade. O Vita Chek-up possui um exclusivo sensor sem fios, que pode fazer o monitoramento do sono na própria residência do paciente com muito mais conforto e praticidade que os aparelhos convencionais.

Clique para saber mais sobre o exclusivo Estudo de Sono Vita Check-up – e garanta mais saúde e um sono de qualidade.

Compartilhe
×