Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Você sabe quais as profissões mais estressantes que existem?

Todas as áreas de atuação profissional oferecem para os trabalhadores algum tipo de estresse. A correria para entregar um trabalho no prazo, o acúmulo de responsabilidades, a cobrança dos líderes e a busca diária por bons resultados são apenas alguns dos motivos que potencializam esse problema. Apesar de fazer parte da rotina, o estresse do trabalho é algo que precisa ser observado com atenção.

A situação se torna ainda mais complexa quando falamos das profissões mais estressantes, aquelas em que as situações de estresse no trabalho são constantes. Para saber se a sua área entra na lista das profissões mais estressantes que existem, confira na sequência deste artigo os cargos em que é preciso cuidar ainda mais da saúde e do bem-estar para evitar problemas oriundos do estresse excessivo.

Conheça as 4 profissões mais estressantes

Como mencionado no início, o estresse no trabalho é realidade em todas as áreas. No entanto, existem as chamadas profissões mais estressantes, nas quais os trabalhadores passam boa parte do expediente com uma tensão excessiva. Controlar essas situações no ambiente de trabalho, cuidar melhor da saúde e adotar hábitos focados no seu bem-estar físico e mental são atitudes importantes para que o estresse não tome conta da sua vida.

Para se ter uma ideia do impacto do estresse no trabalho, de acordo com o site do Instituto Brasileiro de Coaching, cerca de 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono, ansiedade e dores musculares causados diretamente pelo estresse diário. Quando o trabalhador atua em uma das profissões mais estressantes que existem esse quadro pode ficar ainda pior.

O site CareerCast realiza anualmente um ranking no qual são avaliados os trabalhos mais estressantes dos Estados Unidos. Na última publicação, profissões como jornalista, taxista e relações públicas entraram no top 10 das profissões mais estressantes.

Aqui no Brasil, há outras áreas que geram bastante estresse no trabalho e podem até comprometer a saúde dos trabalhadores caso os cuidados com a qualidade de vida não sejam seguidos corretamente. Preparamos, a seguir,  uma lista com as profissões mais estressantes que existem no país.

1. Policial

A segurança pública no Brasil é um tema bastante complexo. Há regiões em que os policiais ficam durante todo o expediente em áreas consideradas de risco, nas quais os episódios de tiroteios são comuns. O conflito diário e direto proporciona bastante estresse no trabalho, por isso, uma das profissões mais estressante é a dos policiais brasileiros.

2. Professor

Com a missão de formar junto aos pais os cidadãos do futuro, os professores também entram na lista das profissões mais estressantes que existem. Lidar com uma sala cheia de alunos, com comportamentos e histórias totalmente diferentes é um grande desafio para os educadores que costumam se queixar de baixa qualidade de vida.

Além disso, a falta de incentivo financeiro, as condições nem sempre favoráveis de trabalho e as reações cada vez mais imprevisíveis dos jovens estudantes acabam causando um grande estresse no trabalho dos professores.

3. Piloto de avião passa por situações diárias de estresse no trabalho

Quando você entra no avião para viajar a lazer ou a trabalho, dificilmente você irá pensar que o cargo de piloto de avião está na lista das profissões mais estressantes que existem. Transportar centenas de pessoas, viajar para lugares diferentes quase que diariamente, ficar longe da família e se manter atento a todos os detalhes do voo são apenas algumas das situações encaradas pelos pilotos de avião.

O cargo exige uma reciclagem contínua dos profissionais e também cuidados com a saúde para que o estresse no trabalho seja controlado e o piloto possa exercer sua profissão com segurança.

4. Médico

Socorrer, tratar, operar, atender pacientes e familiares. Essas são algumas das situações vivenciadas todos os dias pelos médicos. Por lidar diretamente com a vida do próximo, a profissão de médico é uma das que mais causam estresse no trabalho.

Os plantões de mais de 12 horas, a correria das emergências e a missão de salvar vidas podem comprometer o bem-estar dos médicos, que também precisam ficar atentos a sua saúde, inclusive garantindo um período de descanso para repor as energias.

Apresentamos no artigo de hoje as 4 profissões mais estressantes que existem no Brasil. Mas, vale ressaltar que não importa a profissão, é preciso sempre cuidar da saúde para viver bem e ter um melhor desempenho profissional. Realizar exames preventivos, manter uma alimentação correta e saudável, praticar atividades físicas regulares e destinar um tempo para o lazer são atitudes essenciais para fugir do estresse no trabalho e aproveitar melhor cada etapa da vida.

Se você gostou do artigo e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à saúde e bem-estar, acompanhe o Vita Check-up nas redes sociais.

 

Compartilhe