Existem doenças que assim que começam a se manifestar no organismo das pessoas apresentam uma série de sintomas que logo chamam a atenção do paciente. No entanto, problemas como a hipertensão arterial são conhecidos como um “mal silencioso”. Isso porque nem sempre as pessoas que apresentam a doença têm sintomas claros de hipertensão.
Quando os sinais surgem, como dor de cabeça, sonolência e cansaço ao fazer atividade física, os pacientes encontram dificuldades para diferenciá-los de outros problemas de saúde. A identificação e o tratamento adequado são fundamentais para que a hipertensão arterial se mantenha controlada, diminuindo as chances do problema evoluir para casos mais graves e até fatais, como infartos e AVCs (acidente vascular cerebral).
Na sequência desse artigo, vamos abordar algumas características da doença e mostrar o cenário atual da hipertensão no Brasil. Confira!
Saiba como a hipertensão arterial atinge a qualidade de vida dos brasileiros
Como mencionado no início, a hipertensão arterial costuma ser uma doença silenciosa e, por isso, milhares de pessoas apresentam o problema, porém não realizam um tratamento adequado.
Um dos maiores perigos proporcionados pela hipertensão arterial é que ela é a principal causadora de outros problemas de saúde ligados ao coração, como o infarto. Estima-se que no Brasil cerca de 300 milhões de pessoas morram anualmente devido a complicações no coração.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial é a causa de 60% dos infartos e 80% dos AVCs (acidente vascular cerebral) no país. Mundialmente, o número de pessoas com pressão arterial alta aumentou substancialmente nos últimos 25 anos, segundo a agência chinesa Xinhua. O principal alerta é que esses bilhões de pacientes apresentam risco elevado de terem doenças cardíacas.
Consequências da hipertensão caso ela não seja tratada
Apesar de silenciosa, a hipertensão arterial, após ser diagnosticada, tem formas eficazes de tratamento. No entanto, quando o paciente não tem o hábito de realizar um check-up completo e periódico, ele pode passar anos com a doença sem tratá-la e as consequências podem ser bem graves.
Além de problemas cardíacos, como apresentamos no tópico acima, a hipertensão arterial também pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de doenças renais, tornando o quadro geral do paciente ainda mais complexo.
O alerta sobre a importância do check-up para prevenção do problema se torna ainda mais relevante quando a pessoa já tem na família parentes com hipertensão arterial. Nesses casos, a pessoa tem 30% mais chance de desenvolver a doença. Entretanto, hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e check-up anual, são capazes de reduzir consideravelmente esse risco.
Tratamento que proporciona vida normal
A hipertensão arterial é um problema de saúde comum, porém com consequências graves se o paciente não realizar o tratamento adequado. Geralmente, após o diagnóstico realizado por um médico especialista que pode incluir no check-up exames específicos para hipertensão arterial, o paciente começa o tratamento com remédios de uso contínuo para realizar o controle da doença.
Além da medicação, é fundamental que a pessoa que sofre com hipertensão arterial adote hábitos mais saudáveis, que irão garantir a sua qualidade de vida. A alimentação equilibrada e com baixo teor de sódio é importante, assim como a prática regular de atividades físicas. Dependendo do quadro, é importante que os exercícios sejam realizados de forma progressiva e de preferência com o acompanhamento de um educador físico.
Veja como o check-up ajuda a detectar a hipertensão arterial
Realizar ao menos um check-up anual é algo importante para todas as pessoas, pois por meio de exames preventivos podem ser descobertos problemas de saúde ainda na fase inicial, ampliando a eficácia dos tratamentos.
Pessoas que não têm o hábito de realizar um check-up podem ser surpreendidas com as doenças silenciosas, que quando descobertas tardiamente podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes, como a hipertensão. Por isso, a melhor maneira de cuidar da saúde é se prevenindo.
Quando a pessoa é diagnosticada com hipertensão arterial, o check-up pode incluir alguns exames mais direcionados, como:
- Esfigmomanômetro
- Eletrocardiograma
- Ecocardiograma
- Exame de sangue para avaliar os níveis de glicose, colesterol, triglicérides, creatinina e ácido úrico
- Exame de urina
A hipertensão arterial é um grave problema de saúde que pode passar despercebido por muitas pessoas. Exames preventivos periódicos – check-ups – permitem descobrir e tratar o problema para que a pessoa leve uma vida plena.
Para continuar por dentro de dicas de saúde como esta, siga o perfil do Vita Check-up nas redes sociais.