Prevenir o surgimento de doenças é algo muito importante para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes. Prever quais tipos de enfermidades uma pessoa está mais propensa a ter parecia um grande sonho há alguns anos. Mas, hoje, isso já é realidade graças aos testes genéticos.
Parte importante da evolução da medicina, os testes genéticos são uma poderosa ferramenta para cuidar da saúde das pessoas, pois eles são capazes de mostrar quais doenças o paciente tem mais chances de desenvolver de acordo com a sua genética, permitindo tratamento precoce e ampliando as chances de cura.
Quer saber mais sobre os testes genéticos e como esse tipo de exame pode fazer parte do seu check-up médico? Então, não deixe de acompanhar as dicas que listamos na sequência deste artigo.
O que são os testes genéticos?
A medicina evolui constantemente, contribuindo para o surgimento de tratamentos, medicações e análises ainda mais eficazes. Os testes genéticos são um ótimo exemplo dessa evolução. Hoje, na realização do check-up médico, é possível identificar não só a presença de eventuais enfermidades, mas também a possibilidade do surgimento de problemas no futuro. Pode até parecer uma cena de filmes de ficção-científica, mas é a mais pura verdade.
Os testes genéticos oferecem para as pessoas a chance de conhecer um pouco mais sobre seu risco de desenvolver algumas doenças e, a partir daí, tomar medidas de prevenção. Esses testes devem ser realizados em experientes laboratórios com base em amostras de sangue ou saliva do paciente. O objetivo é identificar mutações em determinados genes que aumentam as chances do desenvolvimento de alguns problemas de saúde. O teste também serve como parte de diagnósticos, ajudando a confirmar ou não uma suspeita clínica.
Não é preciso ter receio ao realizar os testes genéticos, pois o exame se parece muito com análises comuns. Mesmo que seja identificada uma enfermidade grave nos testes genéticos, o paciente tem a chance de prevenir ou tratar sintomas antes que o problema se manifeste de forma mais agressiva. Além de melhorar a qualidade de vida do paciente que realizou o exame em seu check-up médico, é possível também alertar outros familiares sobre as probabilidades apresentadas nos testes genéticos.
Principais doenças identificadas através dos testes
Identificar uma doença grave ou a chance de desenvolvê-la no futuro não é uma etapa fácil, porém é muito importante e pode ajudar o paciente a ter uma vida normal ou se recuperar ainda mais rápido de um possível problema de saúde. Atualmente, com os testes genéticos é possível identificar a predisposição para algumas doenças bastante complexas.
Hoje, no Brasil, está disponível um teste genético preditivo que identifica alterações nos genes BRCA1 e BRCA2. Esses genes estão associados a tumores malignos na mama e no ovário. Também neste exame é possível estimar as chances de surgimento de outras 2 mil doenças genéticas, incluindo tipos raros de Alzheimer.
Um caso bastante conhecido que trouxe os testes genéticos para o grande público foi o da atriz e cineasta Angelina Jolie, que passou por um tratamento para remover ambos os seios, após descobrir em um dos testes genéticos uma predisposição que aumentava consideravelmente as suas chances de ter câncer de mama.
Cuidados ao realizar os testes genéticos em seu check-up médico
Mesmo com todos os benefícios apresentados, é preciso ter cautela ao realizar os testes genéticos. Primeiramente, esse exame somente deve ser incluso no seu check-up médico, caso o profissional da sua confiança tenha solicitado como parte da avaliação ou tratamento médico.
Os testes genéticos são bastante complexos e sua realização e avaliação devem ser conduzidas por médicos especialistas, evitando análises e interpretações equivocadas, que podem comprometer a saúde e o bem-estar do paciente e de seus familiares.
Outro ponto que precisa ser mencionado é sobre a realização desses exames. É fundamental que o paciente procure por uma clínica especializada, com infraestrutura completa e profissionais altamente capacitados na coleta e análise de testes genéticos.
No geral, as comunidades médicas e científicas internacionais não indicam que os testes genéticos para análises de doenças que podem se manifestar na vida adulta sejam incluídos no check-up médico de crianças, pois dependendo do resultado a preocupação pode acabar prejudicando a infância e o desenvolvimento do pequeno.
Vimos no artigo de hoje que utilizar a ciência em benefício da saúde aumenta a qualidade de vida das pessoas, mas procedimentos como os testes genéticos devem ser feitos em uma clínica com estrutura e profissionais capacitados para fazer com eficácia todo o check-up médico, garantindo um prosseguimento seguro em casos de prevenção e tratamento de doenças.
Se você gostou e quer conhecer mais sobre os testes genéticos, clique aqui e entre em contato com a equipe da Vita Check-up.