Muita gente, nos dias de hoje, busca uma vida saudável, mais leve e ativa. Prova disso é o grande movimento nas academias às segundas-feiras, a busca por alimentos orgânicos e a popularidade cada vez maior dos apps de meditação.
Mas quebrar velhos padrões e mudar hábitos poucos saudáveis pode ser um processo delicado – e até complexo, em alguns casos.
Experimente incluir novos hábitos e promover mudanças aos poucos – listamos a seguir uma série de dicas para que busca ter uma vida saudável.
Aproveite estes insights para reforçar sua motivação e comece a fazer mudanças duradouras e poderosas que melhorarão sua saúde mental e física – garantindo um estilo de vida mais saudável desde já.
1) Identifique as áreas que você precisa fortalecer para garantir uma vida saudável
Todos nós sabemos que precisamos comer direito, fazer exercícios, dormir bastante e beber muita água para sermos saudáveis.
Mas poucos conseguem de fato colocar tudo isso em prática em sua rotina. Um estudo descobriu que poucos adultos (apenas 3%) realmente atendem a todos os critérios para garantir um estilo de vida saudável. Os pesquisadores analisaram quatro chaves para a saúde, incluindo:
- Não fumar;
- Manter um peso saudável (um IMC de 18-25) ou eliminar peso com sucesso;
- Comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente;
- Se exercitar por 30 minutos ou mais, pelo menos cinco vezes por semana.
Poucos de nós realmente colocam todas essas coisas em prática – pela correria do dia, a necessidade de equilibrar múltiplos papeis e outros fatores.
Mas se você quer ter um estilo de vida saudável, precisa dar atenção a estas questões –
e também ter uma atitude positiva, cuidar da sua saúde mental e passar tempo com amigos e familiares.
É muita coisa para ser feita de uma só vez? Então decida quais áreas você deseja fortalecer primeiro e trabalhe na sua lista ao longo do tempo.
2) Saiba o que funciona para você
Sua capacidade de manter uma vida saudável dependerá da criação de estratégias que funcionem com sua personalidade.
Separe um momento para refletir sobre o que te impediu de seguir seus objetivos. Antes de fazer alterações em seu estilo de vida, você precisa saber de onde está começando e entender seus motivos para promover estas mudanças.
Saiba o que funciona para você e o que não funciona – em sua alimentação, nas atividades físicas, nos gatilhos mentais, entre outros.
3) Beba mais água
A maioria de nós não bebe água suficiente todos os dias – por mais que todas as matérias e recomendações médicas sempre destaquem isso.
A água é essencial para o funcionamento de nossos corpos: ela ajuda a realizar uma série de funções do corpo, como remover resíduos e transportar nutrientes e oxigênio ao redor do corpo.
Como perdemos água diariamente através da urina, evacuações, transpiração e respiração, precisamos reabastecer nossa ingestão de água.
Comece logo ao acordar, com um generoso copo de água ainda em jejum. Isso garantirá um começo saudável porque estimula a circulação adequada de nutrientes no corpo.
4) Faça mais exercícios
Movimento é vida. Uma rotina diária de exercícios ajuda a garantir um estilo de vida saudável porque traz inúmeros benefícios para a nossa saúde:
- Aumento na expectativa de vida;
- Redução do risco de doenças;
- Maior densidade óssea;
- Controle de peso.
Aumente a atividade em sua vida – e isso não significa que você tenha que se inscrever imediatamente na academia.
Pequenas mudanças já ajudam a espantar o sedentarismo: faça pequenos percursos a pé, ao invés de pegar o carro ou um Uber. Suba as escadas em vez de pegar o elevador. Escolha um esporte de sua preferência (veja a dica nº 2) e se esforce para manter uma frequência nos mesmos dias e horários, para transformar isso em um hábito.
5) Não alimente a negatividade – em si mesmo e de pessoas próximas
Um estilo de vida saudável envolve também ter cuidados com a sua saúde psicológica. Uma ótima maneira de remover sua negatividade é despejar seus pensamentos quando você se sentir frustrado.
Escreva seus pensamentos mais profundos em um papel ou apenas grave um áudio em seu celular. Depois ouça e analise como essas questões podem ser combatidas. Não guarde esses pensamentos dentro de você – isso não é saudável.
6) Gerencie o seu estresse
Sempre que visitamos nosso médico ou fazemos um check-up, o assunto estresse é citado como fonte de muitos empecilhos para uma vida saudável.
“Você precisa evitar o estresse” – o que pode ser difícil quando nossa sociedade exige que vivamos em um ambiente altamente ativo e pressurizado. As atividades em nossas vidas ocorrem com tanta rapidez que muitas vezes é difícil acompanhar. Isso faz com que o estresse se acumule.
Por isso é preciso gerenciar os pontos de alerta, para distinguir entre as coisas que estão sob nosso controle e as que não estão.
Por exemplo: um pneu furado está fora de seu controle, mas chegar atrasado porque não planejou seu tempo está sob seu controle.
É possível reduzir e gerenciar seu estresse assumindo o controle das coisas controláveis. Assim você alivia o peso da tensão em situações inesperadas e pode se concentrar nelas sem se sentir tão sobrecarregado.
7) Durma o suficiente
Poucas pessoas entendem a importância de dormir o suficiente. Afinal, se estamos comendo direito, gerenciando o estresse e evitando maus hábitos, é mesmo preciso dormir as oito horas recomendadas por noite? Com certeza sim!
O sono desempenha um papel vital em uma vida saudável: dormir bem ajuda na saúde mental e física – o sono é fundamental para o funcionamento do cérebro. Além disso, noites mal dormidas aumentam o risco de problemas crônicos de saúde.