As estatísticas apontam que o câncer de mama é a doença que mais atinge mulheres no Brasil e em todo o mundo – são cerca de 29% de novos casos no país a cada ano.
Fazer check-ups preventivos regularmente é um dos principais fatores para obter um diagnóstico precoce da doença e garantir boas chances de cura.
Entenda melhor como estes exames funcionam e como é possível se prevenir contra o câncer de mama com a leitura a seguir.
Exames indicados para avaliar o risco de câncer de mama
O objetivo dos exames preventivos é encontrar o câncer de mama antes que ele cause sintomas (como um nódulo que pode ser sentido), garantindo a saúde e bem-estar das mulheres por mais tempo.
A detecção precoce – realizada antes que qualquer sintoma se manifeste, a fim de melhorar o resultado e a sobrevida do câncer de mama, continua sendo a pedra angular do controle do câncer de mama.
Os casos e câncer de mama encontrados durante os exames preventivos tendem a ser menores e ainda confinados à região da mama. O tamanho de um câncer de mama e o quanto ele se espalhou são alguns dos fatores mais importantes na previsão do prognóstico de uma paciente com esta doença.
Veja a seguir os exames preventivos de câncer de mama:
Mamografia
Este exame consiste em uma espécie de raio-x da mama e é a melhor maneira de detectar o câncer de mama mais cedo, quando é mais fácil de tratar e antes que seja grande o suficiente para sentir ou causar sintomas.
Manter bons hábitos alimentares, a prática regular de exercícios físicos e uma rotina de check-ups regulares que englobem mamografias pode diminuir o risco de falecimento por câncer de mama. Neste estágio atual da área médica, uma mamografia é a melhor maneira de se proteger contra o câncer de mama para a maioria das mulheres:
- Mulheres de 40 a 44 anos devem ter a opção de iniciar os preventivos do câncer de mama com mamografias, se assim o desejarem;
- Mulheres de 45 a 54 anos devem fazer mamografias todos os anos;
- Mulheres com 55 anos ou mais devem mudar para mamografias a cada dois anos ou manter a triagem anual;
- Todas as mulheres devem estar familiarizadas com os benefícios, limitações e possíveis danos conhecidos relacionados à triagem do câncer de mama.
Ressonância Magnética da Mama (RM)
Uma ressonância magnética da mama usa ímãs e ondas de rádio para obter imagens da mama. A ressonância magnética costuma ser aplicada junto com mamografias em pacientes com alto risco de contrair câncer de mama.
A ressonância magnética costuma ser indicada especialmente para pacientes com tecido mamário muito denso. No entanto, uma ressonância magnética tem uma taxa mais alta de resultados de testes falso-positivos, o que pode significar mais biópsias e outros testes.
Exame clínico da mama
Exame físico realizado por um profissional de saúde, geralmente é feito durante um check-up médico regular.
Este exame deve ser realizado por um profissional de saúde bem treinado na técnica. Consiste em apalpar cuidadosamente os seios, axilas e a área logo abaixo da clavícula (osso do peito), procurando por quaisquer alterações ou anormalidades.
Autoexame da mama
Familiarizar-se com a aparência e a textura dos seios pode ajudar as pacientes a perceber sintomas como nódulos, dores ou alterações no tamanho que podem ser sinais de alerta.
Esse é o tipo de alterações que podem ser encontradas durante um autoexame da mama – que devem ser relatados ao seu médico ou profissional de saúde o mais rápido possível.
Os exames preventivos são uma parte importante do check-up que as mulheres devem fazer periodicamente – juntamente com o acompanhamento da saúde do aparelho reprodutor e o protocolo de vacinas para afastar o risco do HPV.