Você já pensou em fazer um check-up médico, mas acabou adiando, ou até mesmo cancelando por considerar esse procedimento demorado, caro e, no fundo, supérfluo?
Acredite, esses “pré-conceitos” sobre o check-up estão realmente muito longe da verdade e podem acabar colocando em risco a sua saúde e da sua família. Quer compreender melhor? Então acompanhe a leitura!
4 mitos sobre o check-up médico que você precisa entender
1. O check-up médico completo é muito demorado
Não é incomum que algumas pessoas adiem a marcação de um check-up médico completo por acreditar que isso vai tomar um longo tempo em uma agenda já repleta de compromissos.
Afinal de contas, é preciso ir a uma série de especialistas, marcar exames em dias e horários diferentes e depois voltar a esses locais para buscar os resultados. Na verdade, o check-up médico não é assim.
No Vita Check-up, por exemplo, você encontra todos os especialistas reunidos em um só lugar e pode realizar os exames em um só período, em um único dia. Assim, dá para cuidar bem da sua saúde com rapidez e sem precisar reorganizar toda sua agenda profissional para isso.
Além disso, ao realizar seu check-up médico no Vita Check-up, você não precisa se deslocar novamente até nossas instalações para buscar o resultado dos exames: eles podem ser acessados por você no site da clínica, o que garante ainda mais praticidade.
2. Fazer um check-up médico é muito caro
Não há mito maior sobre check-up médico do que imaginar que ele é muito caro ou um gasto desnecessário. Na verdade, fazer o check-up familiar não deveria sequer ser contabilizado como uma despesa, mas sim como um investimento na sua saúde e na das pessoas que você ama.
Isso porque ao fazer o check-up médico você consegue prevenir o surgimento de uma série de doenças, evitando sofrimento, preocupações desnecessárias e ajudando a manter seu orçamento sob controle, longe de gastos inesperados e emergenciais.
Além disso, a realização do check-up médico também possibilita que o médico diagnostique doenças graves em seu estágio inicial, aumentando consideravelmente as chances de cura. Definitivamente, isso não tem preço, não é mesmo?
3. O check-up médico é um processo doloroso
Sim, há quem imagine que fazer um check-up médico é submeter-se a um processo doloroso “sem qualquer necessidade”, e prefere adiar os cuidados com a sua saúde apenas quando sentir algum sintoma.
No entanto, essa afirmação está longe da verdade. A realização de um check-up médico não é um processo doloroso e pode evitar que você precise passar por procedimentos de maior complexidade e com alto grau de desconforto caso alguma doença não seja diagnosticada precocemente.
Além disso, o Vita Check-up conta com uma equipe que tem como principal objetivo realizar um trabalho humanizado, o que garante uma experiência personalizada e bastante confortável para você e para aqueles que você ama.
4. O check-up só é importante para quem tem mais de 50 anos?
Também é comum acreditar que o check-up médico é um cuidado com o bem-estar importante apenas para quem tem mais de 50 anos ou mesmo para quem já chegou à terceira idade.
Na verdade, quanto antes você começar a cuidar da sua saúde, maiores são as chances de garantir seu bem-estar e qualidade de vida por mais tempo. Isso porque um check-up médico completo inclui, por exemplo, a checagem das suas imunizações, o que possibilita que você tome o reforço de vacinas como tétano, gripe e outras doenças.
Além disso, o check-up inclui ainda uma avaliação de risco de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, possibilitando que você tome medidas com antecedência para evitar sofrer desses males e chegue à terceira idade com muito mais saúde e qualidade de vida.
Como você pode ver, o check-up médico não é um gasto extra, uma perda de tempo ou um cuidado a se tomar somente na terceira idade: ele é um investimento no seu bem-estar. Por isso, não abra mão de cuidar do seu bem mais precioso, a sua saúde!