Neste mês acontece o Setembro Amarelo, uma ação de conscientização que tem como principal objetivo a prevenção do suicídios causados pelo adoecimento mental.
No Brasil, esta campanha acontece desde de 2015 e foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Os casos de suícuido ainda são um tabu em nossa sociedade, mas é exatamente por isso que precisamos falar dele até mesmo no ambiente de trabalho. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos, uma pessoa morre em decorrência do suícido.
Essa campanha é uma tentativa de reduzir ao máximo o número de suicídios através da conscientização. Mas, como as empresas podem aproveitar esse período e colaborar ativamente com a campanha?
Neste blog vamos trazer algumas dicas, mas antes queremos falar um pouco mais sobre a saúde mental dos profissionais brasileiros.
Como está a saúde mental do profissional brasileiro?
Nos últimos anos o estresse e a depressão passaram a fazer parte da vida de muitos colaboradores que descuidaram da saúde mental. E durante a pandemia essa situação se agravou ainda mais.
Uma pesquisa realizada pelo ISMA (International Stress Management Association) revelou que nove a cada dez profissionais inseridos no mercado de trabalho apresentam algum sintoma de ansiedade. Dados da mesma pesquisa revelaram que 47% dos entrevistados já tiveram depressão.
Mas, engana-se quem acredita que essas são as únicas doenças que afetam a saúde mental dos colaboradores. Neste cenário, também podemos destacar outras:
Síndrome de Burnout: também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, ela acontece quando a pessoa sente uma exaustão extrema, estresse e até mesmo esgotamento físico devido a rotina de trabalho.
Transtorno de Pânico: se apresenta como uma crise de ansiedade generalizada causando medo ou mal-estar.
Doenças psicossomáticas: o adoecimento mental acaba desencadeando uma série de doenças.
Como prevenir o suícido entre os colaboradores?
Algumas ações podem garantir um ambiente de trabalho mais saudável e com qualidade. Essas medidas podem ser implementadas pelo setor de recursos humanos ou até mesmo pelos gestores da empresa.
Então que tal aproveitar a Campanha do Setembro Amarelo e implementar essas medidas em sua empresas?
Temos certeza que cada uma delas vai contribuir para um ambiente mais saudável e sua organização contará com colaboradores motivados. Confira nossas dicas:
- Enfatize a importância da campanha;
- Crie uma comunicação efetiva e indique quais são as principais causas do suícidio;
- Ofereça apoio e suporte aos colaboradores;
- Lembre-se que a prevenção do suicídio vai muito além da campanha. Ela deve acontecer o ano inteiro;
- Ofereça treinamentos para que todos saibam como agir quando identificarem os sintomas em algum colega.
Acima de tudo as empresas devem entender se o colaborador está tendo suas necessidades supridas, sejam pessoais ou profissionais. Neste sentido, você pode estar se questionando até onde vai a responsabilidade das empresas?
Quando a principal causa do adoecimento mental do colaborador tem haver com a empresa, a mesma deve tomar medidas para acabar com o problema. As empresas possuem um papel social, desta forma devem manter o cuidado além da escolha do profissional.
Sendo assim, o ideal é que as atuem em diversas frentes com o intuito de promover o bem-estar e felicidade do profissional, seja por meio de dinâmicas, treinamentos ou até mesmo pelo acompanhamento de um profissional da área da sua saúde mental.
O Check-up médico pode ajudar?
Sim. O check-up médico reúne uma gama de exames, que juntos podem auxiliar na identificação de doenças, preservando assim a saúde física e mental do colaborador.
Aqui no Vita, nosso programa de check-up reúne uma série de exames, entre eles a avaliação de estresse emocional que ajuda na compreensão da saúde mental. Para saber mais acesse: www.vitacheckup.com.br