Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Cuidados essenciais para a saúde do homem

Descubra todos os cuidados necessários para a saúde do homem nos dias de hoje - tudo para garantir mais longevidade, bem-estar e qualidade de vida.

A saúde do homem é sempre um tema delicado, por uma série de motivos. Medo, vergonha e – em muitos casos – falta de preocupação contribuem para uma estatística preocupante: em média, os homens morrem cinco anos mais cedo que as mulheres.

Isso não se deve pelas diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, mas sim pela relutância dos homens em ir ao médico – e à falta de transparência e honestidade quando finalmente chegam ao consultório médico.

Temos uma questão cultural sobre a masculinidade, responsável por pregar que os homens precisam ser durões, corajosos, fortes e autoconfiantes – isso é exemplificado em frases como “seja homem” e “homem não chora”. Com isso, os homens são ensinados desde cedo que quando não agem dessa maneira, perdem seu status e respeito como homens.

Um dos reflexos disso é essa falta de compromisso com sua própria saúde. O grande problema é que esse descompromisso com sua rotina de check-up pode agravar problemas que teriam soluções simples se fossem diagnosticados antecipadamente – ou até mesmo levar à morte.

Entenda como é possível proteger a saúde do homem, com mudanças de hábitos e dicas simples.

Por que o check-up é fundamental para garantir a saúde do homem?

A relutância em cuidar da saúde e de manter uma boa comunicação médico-paciente podem ter um impacto muito grande na saúde do homem.

Se eles não forem honestos com seus médicos sobre os sintomas, talvez não recebam o tratamento adequado. Se não procurarem atendimento preventivo (como uma rotina regular de check-up, bons hábitos alimentares, exercícios físicos e cuidados com a saúde mental), podem perder indicadores precoces de doença cardíaca, câncer ou outros problemas sérios de saúde.

É muito importante incentivar os homens a serem totalmente honestos com o médico e lembrar que estes profissionais estão comprometidos com a confidencialidade. Ou seja, eles não discutirão o caso de um paciente individual com mais ninguém. Além disso, é importante mostrar que o cuidado com a saúde é uma questão séria – que não significa fraqueza ou qualquer outra questão que influencie sua masculinidade.

Check-up médico ajuda a garantir a saúde do homem

Para evitar doenças mais graves, é sempre importante agendar exames regulares com seu médico – isso vale para homens e mulheres de todas as idades.

Durante esses exames, o profissional pode recomendar um check-up específico, que permita detectar doenças antes mesmo do surgimento dos sintomas.

É sempre melhor prevenir um problema de saúde mais cedo do que ter que fazer tratamentos mais longos, caros e intensos. Aqui estão seis exames essenciais para a saúde do homem:

Controle da pressão sanguínea

A hipertensão arterial pode causar danos ao coração e levar a problemas de saúde mais graves, como doenças cardíacas e derrames.

É importante medir a pressão arterial para afastar o risco da pressão alta. Converse com seu médico e determine o melhor intervalo para medir sua pressão arterial.

Colesterol

Os índices altos de colesterol aumentam os riscos de doença cardíaca e derrame – por isso é essencial incluir o exame de colesterol em seu check-up periódico. Se os níveis de colesterol estiverem altos, seu médico poderá indicar mudanças no estilo de vida – como a adoção de novos hábitos alimentares. Se os níveis permanecerem altos mesmo depois da adoção de novos hábitos, o médico poderá prescrever medicamentos para manter o colesterol sob controle.

Glicose

Um rastreio da glicemia ajuda o seu médico diagnosticar o diabetes e, em caso afirmativo, qual tipo de diabetes. Esta triagem é feita através de um simples exame de sangue. Homens com idade entre 40 e 70 anos, que apresentam excesso de peso e acúmulo de gordura abdominal terão certamente uma recomendação para fazer um exame de glicemia.

Colonoscopia

O exame tem como objetivo analisar o cólon, a parte principal do intestino grosso, procurando por sinais de câncer e ocorrências que poderiam se tornar cancerosos com o tempo.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz localizada entre a bexiga e o pênis. O exame para detectar o câncer de próstata é feito através de um exame de sangue chamado antígeno específico da próstata (PSA).

Câncer de pulmão

A maioria das pessoas com câncer de pulmão não apresenta sintomas até que o câncer esteja avançado. Homens que têm um histórico envolvendo tabagismo – seja atual ou que abandonaram o vício nos últimos 15 anos, com idade entre 55 e 80 anos devem ser examinados para afastar o risco de câncer de pulmão. Isso pode ser feito através de tomografia computadorizada.

O VITA Check-up Center tem programas específicos para cuidar da saúde do homem, dos mais diversos perfis – clique para saber mais

Em busca do sucesso profissional sem abrir mão da vida pessoal? Nosso ebook vai mostrar como!
Compartilhe
×