Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Saiba quais são as principais fake news sobre o coronavírus

Saiba quais são as principais fake news sobre o coronavírus

As mensagens falsas veiculadas via internet tiveram como alvo até a COVID-19. Enquanto a pandemia está vitimando milhares de pessoas ao redor do mundo, outras insistem em criar fatos ilusórios sobre a doença.

As fake news sobre o coronavírus são um grande risco em um momento que pessoas estão em alerta, mais conectadas do que nunca por estarem em suas casas, trabalhando remotamente, e buscando informações, inclusive sobre saúde, via internet.

Expostas às mensagens da internet em meio à quarentena, onde o estresse natural já pode ocasionar problemas, como a elevação da pressão arterial ou ansiedade, as notícias falsas podem acarretar graves estragos.

A Fiocruz, entidade que faz frente no combate à Covid-19, divulgou uma pesquisa com dados sobre fake news sobre o novo coronavírus. Por meio de uma força tarefa, foram analisadas redes sociais como Instagram e Facebook, além do aplicativo de mensagem WhastApp.

E é justamente no aplicativo de bate-papo que circulam mais notícias falsas – 73% do total. E a maior parte dessas mensagens, inclusive, fala sobre formas de combate e prevenção à doença – todas falsas!

Para combater as fake news, e disseminar informação verdadeira, um aplicativo foi criado dentro da própria Fiocruz. O Eu Fiscalizo já pode ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS para denunciar a autoria de conteúdos duvidosos em veículos de comunicação, mídias sociais e aplicativos de bate-papo.

Principais fake news relacionadas à COVID-19

COVID-19 é plano maléfico da China!

Essa primeira afirmação está mais para uma teoria de conspiração mal feita. Circula na rede a notícia de que a China “fabricou” o vírus no intuito de revirar a economia mundial a seu favor, já que é uma grande produtora de máscaras e outros EPI’s (equipamentos de proteção individual) utilizados.

Esse plano mirabolante foi compartilhado como notícia em grupos de mensagens e gerou debate – essa fake news sobre o coronavírus chegou até a acarretar problemas diplomáticos entre Brasil e China.

Na verdade, em 2018, a Organização Mundial da Saúde – OMS publicou uma lista de doenças  que precisavam ter prioridade e atenção em pesquisas por representarem uma séria ameaça à saúde pública. Além de enfermidades como zika e febre hemorrágicas, entre outras, a listagem apresentou a “doença X”,  que seria uma epidemia internacional a ser causada por um organismo ainda desconhecido, capaz de gerar doenças no ser humano e se propagar rapidamente.

Segundo o chefe de epidemiologia do Reino Unido, que integrou o estudo da ONU, Josie Golding, tudo indica que a Covid-19 é a “doença X”. 

Infelizmente, a indicação da nova doença não foi suficiente para impedir sua disseminação – mesmo porque somente quando uma pandemia se instala é possível verificar sua gravidade. 

Prender a respiração é auto-diagnóstico?

O boato a respeito de um teste caseiro capaz de diagnosticar o novo vírus também tomou outras proporções quando veiculado na rede.

A fake news sobre o coronavírus recomendava que você prendesse a respiração por 10 segundos. Se conseguisse fazer esse “teste pulmonar” sem tossir, estaria livre do vírus. 

Coube a infectologistas e clínicos, a partir de entrevistas a veículos de comunicação, desmentirem tal suposição e esclarecer: a melhor forma de diagnosticar a presença do novo coronavírus é através de testes.

Ingestão de álcool ajuda a combater vírus

Pode soar como piada, mas trata-se de outra fake news sobre o coronavírus. No Irã, país onde o consumo de bebidas alcoólicas é proibido por questões religiosas, veiculou-se que o consumo de álcool seria capaz de inibir o aparecimento do vírus.

Muito pelo contrário. Em se tratando de processos infecciosos, como a síndrome respiratória aguda grave, um dos principais efeitos da COVID-19, o álcool pode até agravar a situação. Por essa o recomendado é que se diminua o consumo durante esses tempos de pandemia – e o mesmo vale para o consumo de cigarro.

Vacina está sendo desenvolvida?

O principal mote de grande parte das fake news sobre o coronavírus é a questão da vacina. Já circulou que a China desenvolveu o medicamento às escuras, que na Suíça a vacina já está em ação, que diversos medicamentos, como anticoagulantes, atuam de forma a brecar o vírus.

Nada disso foi comprovado! Existem, sim, muitas pesquisas acontecendo, inclusive com plasma sanguíneo de pacientes que já foram infectados pelo vírus e conseguiram se recuperar. Mas ainda não existe nenhuma resposta conclusiva nos estudos.

Assim, a maior “vacina” contra a Covid-19 até o momento é o isolamento social para impedir a disseminação da doença.

Evitar aglomerações reduz drasticamente as chances de contágio. Manter a higiene das mãos frequentemente, fazer uso de máscara e evitar o contato com superfícies e outros objetos também estão entre as recomendações.

Ficar em casa, inclusive, é um fato que dá ainda mais tempo para a ciência, e todos os especialistas que estão investigando essa doença, conseguirem dar o tratamento adequado aos que precisam sem riscos de superlotação em hospitais.

Mais do que nunca, é preciso ter cuidados com as fake news sobre coronavírus, buscando informações idôneas, como os conteúdos relevantes que você encontra no blog do Vita Check-up. Entre eles, os artigos:

Conteúdos que vão te ajudar a conviver melhor com o isolamento social
Baixa imunidade e sua relação com a Covid-19

Garanta sua tranquilidade e de toda sua família, realizando o teste para identificar seu status em relação ao novo coronavírus, na segurança e conforto de sua casa. Nossos experientes profissionais vão até sua residência e, seguindo todas normas de higiene e proteção, fazem a coleta domiciliar. 

Fale com nossas consultoras agora mesmo e tranquilize-se:
QUERO FAZER O TESTE

Compartilhe
×