Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Saiba mais sobre Diabetes, check-up e qualidade de vida

Saiba mais sobre Diabetes, check-up e qualidade de vida

Segundo a International Diabetes Federation (IDF), o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de países com população diabética: já são 13 milhões de pacientes – e nem todos têm conhecimento disso.

Siga na leitura e saiba mais sobre Diabetes, causas, tratamentos e a importância de fazer check-up regularmente para manter a saúde em dia mesmo com este quadro.

O que é Diabetes?

É um tipo de doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar efetivamente a insulina que produz.

A insulina é um hormônio importante, que regula o volume de glicose no sangue e a movimenta para as células do corpo através da corrente sanguínea.

Principais sintomas

Descrevemos a seguir os principais sintomas desse problema, mas lembre-se: apresentar alguns destes sinais não implica necessariamente que você possui Diabetes – também por isso é tão importante realizar check-ups periodicamente e verificar o status de sua saúde.

  • Aumento da sede;
  • Micção frequente;
  • Fome extrema;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Presença de cetonas na urina (cetonas são um subproduto da quebra de músculo e gordura que acontece quando não há insulina suficiente disponível);
  • Fadiga constante e sem razão aparente;
  • Irritabilidade;
  • Visão embaçada;
  • Cicatrização mais lenta do que o habitual;
  • Infecções frequentes – de pele, nas gengivas ou na área vaginal.

Tipos de Diabetes

Diabetes tipo 1

Anteriormente conhecida também como insulino-dependente, juvenil ou de início na infância, se caracteriza pela produção deficiente de insulina, o que requer a administração diária de insulina.

A causa exata da Diabetes tipo 1 é desconhecida. Acredita-se que ele possa ser causado por uma combinação de suscetibilidade genética e fatores ambientais – o peso não é encarado como um fator de risco neste tipo.

Diabetes tipo 2

Denominado anteriormente não insulino-dependente, ou de início na idade adulta, ele ocorre por conta do uso ineficaz da insulina pelo organismo.

Este é o tipo mais popular entre os portadores de Diabetes em todo o mundo – o que se deve aos níveis de excesso de peso corporal e inatividade física.

Até recentemente, esse tipo de Diabetes era visto apenas em adultos, mas casos envolvendo crianças estão se tornando mais comuns a cada dia.

Os sintomas podem ser semelhantes aos do Diabetes tipo 1, mas geralmente são menos marcantes.

Caso o paciente não faça check-up periodicamente, a doença pode ser diagnosticada vários anos após o início – infelizmente só quando alguma complicação já está instalada no organismo.

Pré-Diabetes

No Pré-Diabetes – que pode levar ao Diabetes tipo 2 – as células se tornam resistentes à ação da insulina e o pâncreas torna-se incapaz de produzir insulina suficiente para superar essa resistência. Ao invés de se depositar nas células, onde é necessária para a produção de energia, a glicose passa a se acumular na corrente sanguínea.

As causas ainda são incertas – mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais também tenham um papel no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

O excesso de peso é um forte fator de risco para o surgimento do Diabetes tipo 2, mas nem todos os pacientes com tipo 2 estão necessariamente acima do peso.

Diabetes Gestacional

Durante a gravidez, a placenta produz hormônios que dão suporte à gravidez. O problema é que em muitos casos esses hormônios tornam as células mais resistentes à insulina.

O Diabetes Gestacional ocorre durante a gravidez, o que aumenta os riscos de complicações durante o período de gestação e no parto. Tanto as mães quanto os bebês correm o risco de desenvolver Diabetes tipo 2 futuramente.

O diagnóstico do Diabetes Gestacional é realizado através do check-up pré-natal e não através de sintomas relatados.

Qualidade de vida X Diabetes

É importante esclarecer: o Diabetes pode afetar sua qualidade de vida tanto quanto sua qualidade de vida pode afetar seu Diabetes.

Quando você está se sentindo bem, mantendo sua rotina de exercícios, check-up sempre em dia, bons hábitos alimentares e com a saúde emocional em equilíbrio, sobra mais energia para cuidar bem do seu Diabetes. Isso proporciona mais bem-estar no dia-a-dia e garante mais saúde a longo prazo.

Manter-se saudável aumenta ainda mais a sua qualidade de vida no Diabetes – e o check-up periódico tem muita importância nisso.

Importância do check-up no Diabetes

Check-ups regulares são uma ferramenta importante na gestão do Diabetes – esteja o paciente se sentindo bem ou não.

O check-up mede sua saúde em um cenário mais global, proporciona mais informação sobre o cuidado com Diabetes e ajuda a prevenir e tratar as complicações da doença. Dependendo da rotina de controle, o médico responsável pode solicitar um check-up uma ou duas vezes por ano.

Em caso de complicações, é preciso fazer um check-up completo em intervalos menores. Além de se consultar com seu médico de confiança, é importante consultar também profissionais de outras especialidades, como oftalmologista, um especialista vascular, entre outros. Realizar exames preventivos em uma clínica com estrutura adequada permite ao paciente ser encaminhado aos especialistas necessários.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para entender a relação entre o Diabetes e a importância do check-up como garantia de mais qualidade de vida. Acompanhe nosso blog e receba mais dicas para cuidar de sua saúde.

Compartilhe
×