Check-up médico de funcionários ajuda a gerar mais economia para empresas
Funcionários motivados e saudáveis certamente ajudam sua empresa a produzir mais e melhor. Por isso cada vez mais empresas estão apostando no check-up médico como um dos benefícios oferecidos para a sua força de trabalho.
Isso porque as medidas preventivas de saúde podem ajudar a prevenir 85% das doenças e enfermidades, de acordo com um relatório do Institute of Health Metrics, dos Estados Unidos.
Funcionários que fazem check-up médico periodicamente e mantém suas vacinas em dia não sofrem de absenteísmo e garantem níveis mais altos de produtividade e motivação.
Com tudo isso, sua empresa ganha mais eficiência econômica – e muito mais. Entenda melhor a importância do check-up médico dos seus colaboradores com a ajuda da leitura a seguir.
Por que o check-up médico é importante?
Exames regulares de saúde podem revelar um problema potencial antecipadamente. Por exemplo, o exame da glicose pode revelar uma pré-diabetes – um precursor do diabetes. Neste ponto, mudanças no estilo de vida podem impedir a progressão para o diabetes tipo 2. Um check-up médico preventivo também pode revelar condições não detectadas anteriormente, como a hipertensão – uma das principais causas de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
Em ambos os casos, pode não haver sinais ou sintomas da doença nos estágios iniciais. O diagnóstico e tratamento precoces, no entanto, podem reduzir os riscos associados.
Isso amplia o bem-estar dos funcionários, garantindo mais qualidade de vida em um ponto de vista global, impactando também sua jornada de trabalho.
O papel das empresas no incentivo para o check-up médico dos funcionários
A educação é a chave para incentivar os funcionários a tirar proveito de seus benefícios de cuidados preventivos.
O departamento de RH e até os superiores devem reforçar junto aos colaboradores a importância do check-up médico preventivo – especialmente quando isso faz parte dos benefícios oferecidos pela empresa.
É preciso garantir um ambiente propício para isso, com campanhas que valorizem os bons hábitos saudáveis e com uma rotina que estimule o funcionário a cuidar de sua saúde – como horários flexíveis para a prática de exercícios físicos, visitas ao médico, entre outros.
ROI do check-up médico dos funcionários: redução de custos com o absenteísmo
Quanto mais saudável for o funcionário, menor a probabilidade da empresa ter custos com contratações extras para cobrir um ausente e outras questões relacionadas.
A criação de um programa de bem-estar, que promova comportamentos saudáveis, pode ajudar a reduzir o absenteísmo, ampliar a qualidade de vida dos colaboradores e estimular níveis efetivos de motivação e produtividade entre a equipe.
Os funcionários que mantêm um estilo de vida ativo e saudável com a ajuda do programa de bem-estar de sua empresa têm maior produtividade, faltam menos por conta de doenças e estão mais envolvidos em seu trabalho.
Um estudo apontou que empresas que apostaram na implementação de programas de bem-estar obtiveram um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 10,3 horas de trabalho por funcionário ao ano.
Com taxas de produtividade mais altas, os funcionários puderam concluir mais tarefas em menos tempo. E com mais saúde, os funcionários faltaram menos dias no trabalho, resultando em uma economia média de U$ 350 por funcionário.
Check-up médico é vital para melhorar e manter a saúde dos colaboradores
Além dos exames e da vacinação, os cuidados preventivos consistem em aconselhamento e educação sobre tópicos, como:
- Controle de peso e sedentarismo;
- Hábitos alimentares;
- Manutenção da saúde mental;
- Combate ao tabagismo e outros hábitos pouco saudáveis.
Cuidados preventivos regulares são o primeiro passo para garantir melhores níveis de saúde para seus funcionários.
Promover o check-up médico periódico para prevenir ou tratar doenças ainda nos estágios iniciais ajuda a reduzir os custos com planos de saúde, mas principalmente garante uma vida mais longa e saudável para seus funcionários – e isso garante uma força de trabalho cada vez mais engajada e produtiva.