A preocupação com uma experiência mais humanizada em cada check-up médico e atendimento aos pacientes corre em paralelo à busca por avanços tecnológicos no setor da saúde.
Encontrar esse equilíbrio pode garantir mais qualidade no atendimento de um ponto de vista completo, que comece desde o agendamento do check-up médico ao tratamento final de cada paciente.
Siga na leitura para entender melhor este cenário e como o VITA Check-up Center tem investido nesta questão.
Abordagens humanizadas na era da transformação digital
Antigamente, o vínculo entre médicos e pacientes era essencial para garantir diagnósticos precisos e as melhores opções em tratamentos. Os médicos tinham mais tempo com seus pacientes e podiam fazer uma abordagem muito mais humanizada e presente.
Hoje, o cenário tem se tornado bem diferente: pressão por mais produtividade e o acúmulo de responsabilidade acabou por reduzir o tempo médio de uma consulta médica para algo em torno de apenas sete minutos.
Isso tem gerado inúmeras queixas dos pacientes – seja no check-up médico ou nos atendimentos de emergência em prontos-socorros. Diagnósticos superficiais – como a famosa “virose”, abordagens frias e a falta de olho no olho entre paciente e profissional da saúde tem sido algumas das maiores queixas nos tratamentos de saúde da população.
Para combater isso, surgem cada vez mais investimentos em pesquisas científicas e em tecnologia, como Inteligência Artificial (A.I.) e aprendizado de máquina – o objetivo é garantir que os médicos voltem a ter mais tempo de qualidade junto aos seus pacientes, permitindo experiências mais humanizadas e mais espaço para tratar cada indivíduo individualmente.
Avanços tecnológicos X atendimento humanizado
Como mencionado no tópico anterior, é possível observar constantes investimentos em tecnologia na área da saúde e check-up médico – e a participação em eventos do setor é essencial para conhecer novas tendências e descobertas.
O objetivo é garantir que os médicos voltem a ter mais tempo de qualidade junto aos seus pacientes, permitindo o oferecimento de experiências mais humanizadas e mais espaço para tratar cada indivíduo individualmente.
Empregar Inteligência Artificial e aprendizado da máquina na área da saúde pode ajudar os profissionais a utilizarem a capacidade das máquinas e dos algoritmos para assumirem tarefas automatizadas que os médicos realizam atualmente – e executar essas tarefas com uma precisão muito maior.
Isso liberará os médicos para atuarem de uma forma não só mais estratégica, mas também mais humanizada. Softwares poderão registrar automaticamente notas e dados de entrada para calcular o melhor curso de ação para um paciente.
Com isso, eles poderão passar mais tempo com cada pessoa que vier ao consultório, clínica de check-up médico ou sala de atendimento, em vez de se atolarem com atualizações de prontuários online, inserção de dados e cruzamento de informações. O resultado será uma experiência mais satisfatória, eficaz e – sobretudo – humanizada para o paciente.
Experiência para o paciente é tema de evento
Falando em fornecer mais valor para a experiência dos pacientes, a equipe do VITA Check-up Center estará mais uma vez presente no Patient Experience – Summit 2019, evento que acontece este ano em maio, na cidade de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos.
Esta é a décima edição do maior encontro mundial sobre empatia e experiência do paciente. Este ano contará ainda com um congresso paralelo, que vai abordar as inovações no setor e seus impactos na experiência do paciente.
Além disso, a equipe ainda fará visitas técnicas ao Cleveland Clinic – classificado de forma consistente e constante como um dos melhores hospitais dos Estados Unidos, além de suas outras operações em Toronto, Abu Dhabi e futuramente em Londres, para conhecer um pouco mais e absorver insights importantes sobre os setores de check-up médico e de pacientes internacionais.
Toda esta vivência traz diversos benefícios – não só para a clínica, mas também para os seus pacientes, que chegam a passar até cinco horas realizando seus exames.
É essencial encontrar soluções e processos que proporcionem o máximo em conforto, acolhimento e qualidade no atendimento por toda a sua jornada, desde o agendamento dos seus exames até o recebimento de seu laudo de seu check-up médico e esclarecimento de dúvidas.
Proporcionar a melhor experiência clínica, física e emocional aos pacientes e seus familiares é o motivo maior de todos os esforços e investimentos do VITA Check-up Center.