Segundo dados das Varas de Trabalho, em 2018 foram abertos 1.726.009 processos trabalhistas no Brasil – um dos campões mundiais nesse quesito.
Está claro que os processos trabalhistas oneram o orçamento das empresas, comprometendo parte do lucro adquirido. Além das implicações financeiras, os entraves judiciários representam também um risco à reputação e imagem da empresa perante o mercado.
Em função desses dados, muitas organizações perceberam que cuidar da saúde dos colaboradores evitando prejuízos e riscos ao bem-estar é uma providência cada vez mais comum.
Os cuidados com a saúde dos colaboradores
Aplicados às corporações, programas de compliance em saúde visam estimular essa conduta ética nas relações de trabalho ajudando a garantir mecanismos de prevenção e controle permitindo gerenciar riscos e disseminar normas e condutas que foquem na manutenção do bem-estar dos colaboradores.
Um estudo da ABRH, de 2017, mostrou que os custos com saúde são o segundo maior fator que onera o orçamento das empresas, atrás apenas da folha de pagamento dos colaboradores.
Os gastos com saúde, que representaram entre 10% e 20% dos custos totais das empresas nos últimos anos, têm registrado constante alta, crescendo acima da inflação para 81% das empresas no Brasil. Em 55% destes casos, o valor do reajuste atingiu o dobro da inflação.
Os cuidados com a saúde dos funcionários não é uma garantia apenas para o colaborador. Concedendo esse auxílio, a empresa também vislumbra um aumento da produtividade desse colaborador, além de evitar eventuais processos na Justiça do Trabalho – lembrando que o litígio trabalhista não traz apenas prejuízos financeiros.
A tarefa de cuidar da saúde dos funcionários pode começar de inúmeras formas, desde novos hábitos no dia a dia até acompanhamento especializado, sazonalmente, para garantir a prevenção de problemas de saúde.
Acompanhamento psicológico, sessões de massagem e RPG são uma das formas de inserir na rotina momentos de pausa e cuidado com o corpo. Terapias das mais diversas origens, cuidados com a alimentação e administração dos níveis de estresse também são fundamentais para cultivar não só um bom ambiente – como o bem-estar no trabalho.
Essas iniciativas também ajudam a equilibrar a ligação com a tecnologia e os cuidados com a saúde também é um desafio diário. Ainda mais nos dias atuais, em que os smartphones estão comprovadamente disseminados em diferentes segmentos da população e as pessoas passam horas realizando compras, navegando em redes sociais, consultando portais de notícia e aplicativos.
Corpo e mente são! Ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos é prerrogativa para qualidade de vida. Mas o acompanhamento psicológico também tem função importante no entendimento de nosso momento de vida, quer seja a nível pessoal ou profissional.
Dentre os hábitos recomendados, um deles é garantir uma rotina de exames preventivos no grupo de funcionários e colaboradores. Um check-up completo, no mínimo uma vez por ano, é uma medida de segurança para o bem-estar dos funcionários e um desencargo para a empresa, que cumpre sua missão de estar compliance com a saúde.
O Vita Check-Up tem uma preocupação com um atendimento humanizado e atento com cada paciente. Aqui, a bateria de exames engloba avaliações posturais, consultas nutricionais e acompanhamento psicológico.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais detalhes sobre o nosso programa corporativo e tudo o que ele pode fazer pela saúde dos colaboradores e pela produtividade em sua empresa. Concedemos abertura às empresas para formular pacotes específicos, personalizados para cada necessidade. Saiba mais!