Como em qualquer outro campo da vida, o equilíbrio é peça fundamental. Hoje em dia, com o rápido avanço das tecnologias, o seu uso excessivo se tornou uma constante, independentemente da idade – um estudo recente desenvolvido pelo Google mostrou que um a cada quatro brasileiros acima de 60 anos está conectado.
Para viver de forma saudável é preciso saber se relacionar com a tecnologia, evitando que o uso excessivo possa causar distúrbios no sono, dores musculares – sobretudo nas costas -, além de prejudicar a visão, entre outros problemas.
Tecnologia e saúde: equilibrando a balança
É muito difícil imaginar nosso dia a dia sem os computadores e smartphones, não é mesmo? De acordo com a Anatel, o Brasil já tem, em média, mais de um dispositivo móvel por habitante. A ascensão é impressionante! Um estudo divulgado pela We Are Social mostrou que passamos, em média, 9 horas e 14 minutos por dia na internet, dos quais 3 horas nas redes sociais.
Outra pesquisa do Google, intitulada Video Viewers, mostrou que nos últimos 5 anos o consumo de vídeos na internet, aqui no Brasil, aumentou impressionantes 135%. Hoje em dia, canais do Youtube já disputam audiência com canais de TV em pé de igualdade. É claro que toda essa mudança de comportamento também teve impacto direto sobre nossa saúde.
A despeito de todos os benefícios que a tecnologia propicia (economia de tempo, multi conexão independente da localidade, serviços e produtos através de aplicativos), seu uso desregrado pode prejudicar o bem-estar. Lesões por Esforço Repetitivo (LER), além de dores nas costas, problemas na coluna e na vista, são as ocorrências mais comuns.
As implicações não são apenas fisiológicas. A dependência também pode afetar os hábitos. Afinal, como “desligar” depois de mais de 12 horas conectado à internet? O uso excessivo da tecnologia também compromete a qualidade do sono, quando não causa insônia e, de certa forma, aliena o indivíduo diante até de sua própria família.
É preciso desvincular não só para cuidar da saúde, mas para curtir a vida! Momentos de lazer ao lado da família e de amigos também são plenamente responsáveis pela manutenção do nosso bem-estar.
Tecnologia e saúde no trabalho
Se dentro de casa, no dia-a-dia, já é um desafio dividir as atenções e ponderar o uso, dentro do ambiente de trabalho a ligação com a tecnologia é constante. Até no horário de almoço você está suscetível a receber uma ligação ou mensagem por celular.
É aí que a busca pelo equilíbrio se torna ainda mais importante. Dependendo do problema que o uso excessivo da tecnologia possa acarretar na vida do indivíduo, isso é uma ameaça até a manutenção do seu cotidiano no trabalho.
Por exemplo: uma hérnia em decorrência de problemas de postura e horas sentado à frente do computador, na mesma posição, podem impedir o profissional de frequentar o ambiente de trabalho, prejudicando todo um planejamento não só financeiro como profissional.
Essa ausência não traz prejuízos apenas ao funcionário como também à empresa, que se vê desfalcada de força de trabalho, o que pode implicar em problemas nos afazeres do dia a dia.
Como forma de evitar eventuais problemas, as empresas já perceberam que fornecer suporte para que os colaboradores possam encarar rotinas de exames sazonais para verificar as condições de saúde é uma decisão inteligente, uma vez que uma equipe motivada e saudável produz mais – e melhor!
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Veja a diferença entre estresse e ansiedade – e viva melhor!
Avaliação Postural: saúde e conforto
A má postura é um problema que afeta grande número de pessoas e, com o tempo, ocasiona dores e desconforto – consumindo nossa energia para atividades diárias no trabalho e na vida particular. Ela influencia diretamente na qualidade de vida, por isso manter a postura alinhada durante o período de trabalho é fundamental para os resultados profissionais e, claro, para o bem-estar dos colaboradores.
Uma das formas mais eficazes de melhorar a postura é com uma avaliação postural feita por profissional. Após avaliação, o indivíduo recebe orientações que ajudarão no processo de reeducação que proporcionarão mais saúde e conforto.
A avaliação postural, acompanhada de medidas para melhoria, também ajudam a prevenir o desenvolvimento de lesões que podem ocasionar graves problemas para o colaborador e para a organização.
Com o corpo mais saudável, por conta da postura correta, é possível obter muitos benefícios, entre eles:
- prevenção de doenças ocupacionais, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
- redução de fadiga e estresse;
- diminuição de ausências e afastamentos por conta de problemas provenientes da má postura, gerando economia para a empresa;
- aumento na produtividade por conta do bem-estar dos colaboradores.
Os problemas de postura estão atrelados ao uso excessivo da tecnologia, por isso o Vita Check-up inclui em seus programas de check-up a avaliação postural, destinada a orientar para uma postura correta.
Saiba como prevenir problemas de saúde que podem afetar a sua produtividade e de sua empresa, acompanhando nossos conteúdos. Se preferir, fale conosco e saiba mais sobre a avaliação postural que ajuda a equilibrar tecnologia e saúde!