Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ.
Continue explorando

Vacinação: entenda como ela é decisiva para o seu futuro

Vacinação: entenda como ela é decisiva para o seu futuro

Desde o nascimento, estamos constantemente expostos a muitos vírus, bactérias e outros micróbios diferentes. A maioria não é prejudicial e pode até ser benéfica, mas alguns podem causar doenças – e a vacinação é a nossa melhor proteção nesses casos.

As vacinas funcionam. As imunizações podem fornecer uma resposta ágil e efetiva a muitas doenças, mesmo que o indivíduo não tenha tido contato com a doença.

Infelizmente, muitos mitos ganharam a grande mídia – a resistência à vacinação esvaziou clínicas e postos de saúde, trazendo de volta até doenças já consideradas erradicadas em certas regiões do planeta.

Descubra como a vacinação é decisiva para o seu futuro e os riscos que ignorar esse cuidado pode trazer – para você e as pessoas que são próximas.

Importância de manter a vacinação em dia

Quando o indivíduo recebe a vacina, ativa a “memória” do sistema imunológico: um micróbio enfraquecido, um fragmento ou algo semelhante a ele é adicionado ao sistema imunológico – que reage e cria anticorpos suficientes para criar defesas – sem manifestar os sintomas de consequências da doença.

Para algumas doenças, de uma só vez a vacinação garante a proteção por toda a vida. Em outros casos – como o tétano, difteria, pólio e coqueluche – é preciso uma ou mais doses de reforço ao longo dos anos. O mesmo se aplica nos casos em que a pessoa vai viajar para regiões endêmicas.

Este é o ponto central sobre a vacinação: a imunização adequada do maior número de pessoas pode garantir a erradicação da doença.

As vacinas foram responsáveis pela erradicação da varíola e da poliomielite aqui no Brasil. Em um espectro mais global, a varíola foi considerada erradicada em todo o mundo e a pólio está em suas últimas etapas, agora restringida apenas em pequenas regiões.

Resultados importantes como esses só são possíveis através da vacinação eficiente: a adesão de todos poupa vidas preciosas, beneficiando toda a população.

Como seria viver em um mundo sem vacinação

Até 2015, estima-se que a vacinação contra o sarampo tenha salvado mais de 21 milhões de vidas em todo o mundo. Porém, em 2016 o registro de novos casos aumentou em mais de 30%.

O sarampo é uma doença que se espalha rapidamente – tanto que o Brasil perdeu a certificação da OMS de país livre da doença.

A redução da imunidade ao sarampo falta de vacinação pode gerar grandes surtos, onde cerca de 80% (ou mais) das pessoas seriam infectadas. A doença causa febres graves e erupções cutâneas. Muitas pessoas seriam hospitalizadas – algumas teriam deficiências ao longo da vida, como a cegueira. Outros poderiam até vir a óbito.

Imagine o ambiente social que esse tipo de situação geraria: vivemos um momento da sociedade onde vivemos em contato com grandes grupos de pessoas – no transporte público, áreas de convivência, shoppings, nos grandes centros. Como administrar um quadro assim neste cenário?

É justamente a proteção vinda da vacinação, que garante a liberdade de interagir com as pessoas, que o terror e o medo de doenças evitáveis ​​por vacinas podem nos tirar.

Ignorar a vacinação é perigoso

Até recentemente, muitas doenças estavam erradicadas de nossa sociedade. Infelizmente, estamos agora vendo um ressurgimento do sarampo e de outras doenças evitáveis – causado em grande parte pela desinformação.

A decisão de não vacinar é perigosa não só para esse indivíduo, mas também para todas as pessoas com quem ele interage.

Um indivíduo sem vacinação em dia é um condutor de vírus em potencial. O vírus vai procurar justamente esses esconderijos em nossa comunidade e ameaçar aqueles que são mais vulneráveis – crianças menores de seis meses, pessoas que possuem alergia a certos componentes de vacinas, pessoas com a imunidade em baixa, entre outros.

Agora, mais do que nunca, é preciso reforçar a vacinação – para o nosso bem e de toda a nossa comunidade.

Garantir mais saúde e qualidade de vida para o seu futuro fica mais fácil quando você mantém a vacinação – sua e da sua família – em dia. Clique e descubra como o VITA Check-up pode ajudar nessa missão.

Compartilhe