Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Saiba como o check-up pode garantir um fígado mais saudável

Saiba como o check-up pode garantir um fígado mais saudável

O fígado é um órgão resiliente, bem fácil de ignorar – até que algo dê errado.

Devido às suas amplas responsabilidades, um fígado saudável pode ser atacado por vírus, substâncias tóxicas, contaminantes e doenças.

Mas a grande questão é justamente sua principal característica. Mesmo quando atacado, o fígado demora muito a acusar problemas, o que aumenta ainda mais a importância de um
check-up periódico que verifique as condições gerais e, claro, do fígado.

Pacientes com problemas no fígado frequentemente descobrem o caso já em um estágio avançado pela ausência de sintomas aparentes. Tanto que o órgão continua funcionando mesmo quando dois terços dele já foram danificados.

Porém, isso não é desculpa para descuidar deste órgão tão importante. Então siga na leitura e descubra como o check-up periódico e cuidados simples vão garantir um fígado mais saudável por mais tempo.

Como cuidar bem do seu fígado

Aqui estão algumas maneiras de manter seu fígado em perfeito funcionamento:

Evite o consumo de álcool em excesso

Este hábito pode danificar as células do fígado e levar ao inchaço ou cicatrizes que se tornam cirrose, o que pode ser mortal.

Quando o álcool é demais? Estudos apontaram que o ideal é evitar completamente o consumo de álcool ou restringir a uma ou duas doses por semana no máximo – confira os benefícios do vinho em doses moderadas.

Adote uma dieta saudável e pratique exercícios regularmente

Seu fígado agradece. Com atividades físicas regulares o peso fica sob controle, o que ajuda a prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), uma condição que leva à cirrose.

Tenha cuidado com certos medicamentos

Alguns deles podem ocasionalmente ter um efeito colateral que causa problemas no fígado. Analgésicos à base de acetaminofeno podem prejudicar o órgão se consumido em excesso. Essa substância também é encontrada em centenas de medicamentos, como remédios para resfriado e analgésicos prescritos. Vale a recomendação de sempre: consulte sempre um médico e evite a automedicação.

Aprenda a prevenir a hepatite viral

Considerada uma doença grave que prejudica seu fígado, pode ser combatida através da vacinação adequada e existe de vários tipos:

  • Hepatite A: contraída através do consumo de algum alimento ou de água contaminada;
  • Hepatites B e C: transmitidas por sangue e fluidos corporais. Para reduzir seu risco, não compartilhe itens como escovas de dentes, navalhas ou agulhas. Limite o número de parceiros sexuais que você tem e sempre use preservativos de látex.

Check-up voltado para monitorar a saúde do fígado

Os testes hepáticos são exames de sangue aplicados ​​para ajudar a determinar a saúde do fígado e dos ductos biliares.

Cada exame do check-up orienta seu médico, juntamente com seu histórico e exame físico, no diagnóstico e tratamento de possíveis doenças hepáticas.

Através deles é possível medir os níveis de certas enzimas e proteínas no sangue, quão bem o fígado está desempenhando suas funções ou medem as enzimas liberadas pelas células do fígado em resposta a danos ou doenças.

Resultados anormais em um check-up hepático nem sempre indicam doença hepática. Seu médico poderá explicar seus resultados e o que eles significam.

Principais exames para monitorar a saúde do fígado

Testes altamente especializados podem ser usados ​​para indicar mais especificamente a presença de certas doenças hepáticas.

Alanina Aminotransferase (ALT) e Aspartato Aminotransferase (AST)

Estas são enzimas hepáticas normalmente encontradas nas células hepáticas que vazam dessas células e chegam ao sangue quando as células hepáticas são lesadas.

O ALT é considerado um indicador mais específico de inflamação do fígado, uma vez que o AST também é encontrado em outros órgãos, como coração e músculos.

Fosfatase alcalina

Mais frequentemente usado para detectar bloqueio (obstrução) no sistema biliar. A elevação dessa enzima pode ser encontrada em um grande número de distúrbios, como doença do cálculo biliar, doença hepática relacionada ao álcool, inflamação do fígado induzida por drogas, colangite biliar primária (PBC) e tumores biliares.

Bilirrubina

Pigmento formado principalmente a partir da decomposição de uma substância chamada heme encontrada nos glóbulos vermelhos.

Albumina

Embora existam muitos fatores que podem afetar o nível de albumina circulante no sangue, a doença hepática crônica causa uma diminuição na quantidade de albumina produzida e, portanto, o nível de albumina no sangue é reduzido.

Outros testes hepáticos:

  • Anticorpos, proteínas e ácidos nucleicos específicos podem ser usados ​​para indicar a presença de hepatite B viral (HBsAg, DNA do HBV) ou hepatite C (anticorpos anti-HCV, RNA do HCV);
  • Elevações no ferro sérico, saturação de transferrina e ferritina podem indicar a presença de hemocromatose;
  • Deficiência de ceruloplasmina é geralmente observada em pacientes com um distúrbio do metabolismo do cobre chamado doença de Wilson;
  • Baixo nível de alfa-1-antitripsina pode indicar a presença de doença pulmonar e / ou hepática em crianças e adultos devido à deficiência de alfa-1-antitripsina;
  • Testes imunológicos, como o anticorpo antimitocondrial, podem sugerir a presença de colangite biliar primária (PBC);
  • Anticorpos antinucleares e / ou anti-músculo liso podem indicar a presença de hepatite autoimune.

Como você pode ver, fazer um check-up é primordial para garantir não só a saúde do seu fígado, mas de todo o seu organismo. Através dele, você pode garantir mais saúde e bem-estar por mais tempo.

Verifique como anda a sua saúde com a ajuda do nosso Simulador Especial: clique e garanta seu diagnóstico

Compartilhe