Ao longo dos anos, especialistas vêm estudando os benefícios do vinho para a saúde. Especialmente do vinho tinto, rico em antioxidantes e polifenóis que contribuem para melhorar a função cardíaca e a pressão sanguínea, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
Saiba mais a seguir e descubra como uma taça de vinho pode trazer uma boa dose de saúde e bem-estar para o seu dia a dia.
O que é o resveratrol?
O resveratrol, que você verá sendo citado algumas vezes nos tópicos a seguir, é um composto vegetal que age como um antioxidante.
Esse composto tende a concentrar-se principalmente nas cascas, bagas e sementes de uvas – partes que estão incluídas na fermentação do vinho tinto, por isso sua concentração particularmente elevada de resveratrol.
Por conta de suas propriedades antioxidantes, o resveratrol ajuda a reduzir a pressão arterial através da produção de óxido nítrico, que faz com que os vasos sanguíneos relaxem.
Isso não é desculpa para exagerar no consumo: para desfrutar dos benefícios do vinho, o ideal é consumir apenas uma pequena taça por dia. Essa quantidade já é suficiente para obter uma série de vantagens – confira as sete principais:
1) Estimula o sistema imunológico
Beber uma taça de vinho diariamente pode dar um impulso ao seu sistema imunológico. O consumo moderado de álcool pode evitar infecções e manter seu organismo mais saudável e ativo. Para monitorar os benefícios disso, é fundamental manter seus exames preventivos em dia.
2) Reduz os riscos de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.
Especialistas acreditam que a redução do risco de doenças cardiovasculares seja um dos maiores benefícios do vinho. O que significa que ele também ajuda a proteger contra outros eventos cardiovasculares, como o ataque cardíaco e o derrame.
O motivo disso é que ambos são resultado do entupimento dos vasos sanguíneos – coisa que o resveratrol, presente no vinho tinto, pode ajudar a combater, prevenindo coágulos e danos.
3) Melhora a função cognitiva
Pode parecer estranho, mas uma taça de vinho tinto pode ajudar a alimentar o cérebro: as substâncias químicas presentes no vinho tinto aumentam a longevidade dos neurônios.
Isso protege o cérebro da demência e, ao mesmo tempo, reduz o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
4) Pode diminuir o colesterol
As procianidinas, espécies de taninos concentrados encontrados no vinho tinto, promovem não só um coração mais saudável, mas também estimulam índices menores de colesterol.
O resveratrol também diminui o LDL (colesterol ruim) enquanto aumenta o HDL (colesterol bom).
Se você está tendo problemas para manter seus níveis de colesterol, nossa dica é ir além dos benefícios do vinho: converse com o seu médico e faça seus exames preventivos periodicamente.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
9 benefícios da atividade física – para o corpo e a para a alma
5 efeitos negativos provocados pelo sedentarismo
Colesterol alto ou baixo: quando ele é prejudicial?
5) Reduz o risco de diabetes tipo 2
Um especialista afirmou recentemente que os casos de pessoas com diabetes tipo 2 devem triplicar nos próximos 17 anos.
Mas a boa notícia é que, se você está em risco de entrar para esta estatística, o vinho pode ajudar. O resveratrol demonstrou melhorar a sensibilidade à insulina. Com a resistência à insulina é um dos fatores que contribuem para o risco de diabetes tipo 2, uma taça de vinho pode contribuir positivamente para protegê-lo da doença.
Em sua próxima consulta médica, pergunte sobre os benefícios do vinho para a sua saúde, qual a dose mais recomendada para o seu caso e siga com os exames preventivos para proteger sua saúde por completo.
6) Protege a pele contra o envelhecimento
O vinho tinto possui uma série de antioxidantes – como flavonoides, resveratrol e tanino, que ajudam a combater o envelhecimento, restaurando o colágeno e as fibras elásticas.
Entre os benefícios do vinho (sempre falando em um consumo moderado), está uma pele mais firme, com a redução de linhas finas e rugas.
7) Promove a longevidade
Sempre que equacionamos vida saudável e longevidade, é comum que mencionem a dieta mediterrânea.
O grande foco deste tipo de dieta, além do azeite e vegetais frescos, está o vinho. Um dos motivos disso é justamente a ação do resveratrol – ele ativa uma proteína que atua como um agente antienvelhecimento, promovendo diversas melhorias para sua saúde no geral.