Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Exames preventivo

Você alguma vez já realizou um check-up?

Esse é um hábito que não está tão presente na vida dos brasileiros. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Ipso, 35% da população brasileira nunca fez um check-up. 

Mas, este comportamento deve ser modificado radicalmente, afinal os cuidados com a saúde são um dos melhores investimentos que podemos fazer.

Frequentemente nos deparamos com famílias, profissionais e, até mesmo, idosos, que negligenciam os hábitos saudáveis de vida e tem uma rotina de sedentarismo, estresse, má alimentação e sem considerar nenhuma prevenção. 

Mas, quem deve fazer check-up? 

A resposta pode parecer óbvia, mas essa é uma dúvida comum entre aqueles que desejam realizar exames preventivos. O check-up é indicado para qualquer pessoa acima dos 18 anos, porém após os 35 anos essa necessidade se torna ainda maior.

Além disso, outro ponto importante é a frequência em que os exames são realizados. Em geral, as indicações são as seguintes: 

  • Adultos saudáveis: anualmente;
  • Pessoas com doenças crônicas, como câncer e diabetes: a cada 6 meses ou a critério do seu médico.
  • Pessoas com fatores de riscos para doenças, como obesas, sedentárias e fumantes: também anualmente. 

Existem ainda outros grupos de maior importância no momento da indicação do check-up completo. Devemos estar atentos aos grupos de pessoas que possuem em sua história familiar o câncer em geral, a doença cardiovascular (a que afeta as artérias coronárias e cerebrais) e a hipertensão arterial, o diabetes, as dislipidemias (alterações no colesterol e triglicerídeos) e outras enfermidades que tenham um caráter de hereditariedade.

Alguns em especial, como os executivos, são indivíduos submetidos a uma forte pressão física e psicológica, frequentemente com um estilo de vida altamente desfavorável, e, portanto, estão mais sujeitos a adquirirem problemas de saúde. Justifica-se assim que esse  é um grupo que tem que redobrar a atenção em relação a prevenção e a realização periódica de seus exames. 

Motivos para investir em um check-up

Como falamos anteriormente, a melhor forma de evitar e controlar o surgimento de uma doença é através da prevenção. E engana-se quem acredita que para isso basta manter uma rotina adequada de exercícios, uma boa alimentação, não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar. 


O check-up anual faz uma grande diferença neste esquema de proteção, pois ele conta com uma série de exames que são capazes de apontar com grande eficiência como está a sua saúde. 

Ainda não está convencido sobre os benefícios dos exames preventivos?

Então confira outros pontos importantes sobre o check-up:

Previsibilidade e diagnóstico precoce de doenças: às vezes nosso organismo comete falhas e nosso corpo deixa de dar sinais claros de que algo está errado. Sendo assim, as consultas preventivas são indispensáveis na previsibilidade e diagnóstico precoce de doenças, o que garante um tratamento mais eficiente e com melhores chances de recuperação.  

Você terá acompanhamento a longo prazo: esse acompanhamento médico regular ajudará você a manter os cuidados em dia. Ao longo dos anos, cada check-up poderá reunir informações evolutivas sobre o seu estado de saúde.

E esses dados são de extrema relevância para que os médicos consigam identificar e tratar mais facilmente alguns problemas de saúde, evitando complicações ainda maiores.  

Mais saúde e tranquilidade: por fim, mas não menos importante, esses são motivos mais do que relevantes para a realização de um check-up. Com a correria diária deixamos a saúde em segundo plano, porém devemos entender que os cuidados com o bem-estar físico e mental devem ser uma prioridade. 


O check-up é uma forma cômoda de se evitar surpresas no futuro e de manter a segurança e a tranquilidade para o indivíduo e todos aqueles que o amam. 

O Check-up é para todos 

Neste momento você pode ter pensando em inúmeros motivos que possam te impedir de realizar um check-up, principalmente pelo custo da realização desses exames.

A boa notícia é que o check-up é na realidade um serviço acessível para grande parte das pessoas, e é fundamental que você entenda que é um investimento de altíssimo retorno. 

Pois, essa prevenção pode ser crucial para que gastos futuros sejam evitados. Uma curiosidade é que ao contrário do Brasil, em outros países, muitas vezes a população é obrigada a realizar um check-up completo antes de adquirir um plano de saúde. 

Os exames preventivos se tornaram uma fonte indispensável de informações, tanto para a determinação do valor do plano a ser pago (quem tem mais doença ou riscos paga mais), quanto para a adoção de programas de prevenção e de identificação precoce de doenças.

O check-up moderno, atual e de qualidade evoluiu da ideia inicial de “quanto maior o número de exames melhor o check-up”, para um conceito de custo-benefício das avaliações realizadas e de visão integrada do indivíduo, incluindo sua saúde mental. 

Leva-se em consideração não só órgãos ou sistemas isolados, com maior probabilidade de doenças, mas também o perfil de imunização, através da história de vacinação do cliente. Imaginar o check-up como caro ou anti-econômico é valorizar pouco a sua saúde.

A importância de um Check-up integrado 

Fazer um check-up completo de saúde dentro de um modelo verdadeiramente integrado de análise dos resultados obtidos é certamente a maneira mais efetiva de detecção precoce de problemas de saúde que dispomos hoje. 

Não estamos falando de linhas de montagem na realização de exames, nem das análises feitas exclusivamente por computador, teoricamente mais “modernas e precisas”, desprezando o valor insubstituível da participação do profissional humano. 

Estamos falando sim de uma equipe competente, amparada por bons equipamentos, em um ambiente calmo e confortável para o cliente, trabalhando conjuntamente para, em apenas uma manhã, realizar uma série de avaliações que posteriormente serão analisadas de forma integrada, permitindo uma visão geral do estado de saúde da pessoa.

Vamos além de um simples diagnóstico 

O trabalho não termina após a realização dos exames e análise dos resultados. Se acreditamos na promoção da saúde, algo a mais tem que ser oferecido além da detecção de eventuais alterações. Entendemos que deve ser dado ao cliente instrumentos para auxiliá-lo na difícil tarefa de adoção de hábitos mais saudáveis de vida. 

Portanto, podemos realizar, através da teleconsulta de fechamento do relatório final, uma série de orientações, em que ajudamos cada cliente a corrigir os problemas encontrados e, principalmente, quais exames ainda devem ser realizados ou que especialistas devem ser consultados.  

Para conhecer mais sobre os nossos programas de check-up acesse a página de serviços: www.vitacheckup.com.br.

Compartilhe