O inverno chegou e com ele, o aumento no número de doenças alérgicas e infecciosas transmitidas pelos vírus e pelas bactérias. Essa incidência tende a aumentar devido ao isolamento em locais fechados, com pouca ou nenhuma ventilação.
Outro agravante para o surgimento das doenças típicas do inverno, está relacionado às mucosas do sistema respiratório que tendem a ficar irritadas com o clima seco. Mas, quais são as doenças mais comuns do inverno e como reforçar a prevenção durante a estação?
É isso que você confere neste conteúdo especial.
Resfriados e gripes
Eles estão no topo da lista de infecções que atingem as vias respiratórias. As gripes são causadas pelo vírus da influenza e causa sintomas como dor de garganta e nos músculos, febre, coriza e secreção nasal. Esses sintomas costumam durar de 5 a 7 dias.
No caso do resfriado os sintomas são mais brandos, além disso, ele é causado pelo adenovírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório e duram uma média de 3 a 5 dias.
Em ambos os casos não existe um tratamento específico, por isso é recomendado que a pessoa afetada fique em repouso e faça o uso de analgésicos para aliviar as dores e o de descongestionantes para a desobstrução das vias aéreas.
Rinite Alérgica
Essa condição se caracteriza pela inflamação da mucosa que reveste o nariz, a origem é alérgica e entre os principais sintomas estão: espirros, coriza e coceira no nariz. Os sintomas podem ser passageiros ou durar dias.
As substâncias responsáveis pelas crises alérgicas variam de pessoa para pessoa, mas na maioria dos casos são causadas por pólen de plantas, poeira, ácaros e pelos de animais.
Por ser uma doença crônica a rinite alérgica não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam no controle dos sintomas. Entre os mais comuns estão o uso de anti-histamínicos e corticoides nasais.
Sinusite
A sinusite também é uma inflamação, porém, além da mucosa ela atinge os seios da face (estrutura que fica ao redor do nariz). Normalmente ela causa sintomas como dor na região da face, dores de cabeça e secreção nasal.
Essa patologia é causada principalmente por infecções virais, pelo vírus de gripes e resfriados, e por alergias, sendo somente uma pequena parte causada por bactérias. Seu tratamento costuma ser bem parecido com as indicações no caso de rinite alérgica.
Sendo assim, é recomendado o uso de anti-histamínicos, anti-inflamatórios, descongestionantes e lavagem nasal com solução salina. O uso de antibióticos costuma ser indicado apenas nos casos de infecção por bactérias.
Grupos mais vulneráveis às doenças do inverno
Apesar de todos estarem sujeitos a contraírem doenças típicas do inverno, algumas pessoas possuem uma predisposição para a contração dos vírus e das bactérias neste período do ano.
Entre esses grupos estão:
Crianças abaixo de cinco anos:
No caso das crianças o sistema imunológico ainda não está completamente formado. Por isso, elas estão mais sujeitas às infecções respiratórias e ao adoecimento devido a exposição a agentes que causam alergia.
Justamente por isso, quando uma criança infectada entra em contato com outras crianças a infecção pode se tornar contagiosa.
Idosos acima de 60 anos:
Esse é um grupo que precisa de cuidado redobrado, devido a idade é comum que os idosos tenham doenças crônicas como diabetes e problemas cardíacos.
Essas condições contribuem para a baixa na imunidade. Com isso, os idosos passam a ficar mais suscetíveis às infecções e até mesmo a complicações em casos em que haja o contágio.
Imunossuprimidos
Esse grupo é formado por pessoas que vivem com HIV, transplantados, que fazem o uso constante de imunossupressores ou que possuem alguma doença que ataca o sistema imunológico.
Assim como os outros dois grupos citados, este lida com a baixa imunidade e por isso está mais vulnerável a infecções e complicações de saúde no caso da contaminação.
Como evitar as doenças comuns do inverno
A melhor forma de entender a sua saúde de forma completa é através do check-up preventivo. Essa modalidade reúne uma série de exames e avaliações que são capazes de mapear a saúde de cada indivíduo.
Mas, além desse cuidado existem alguns hábitos simples que ajudam na proteção contra as doenças do inverno. Confira alguns deles:
- Evite locais fechados, dê sempre preferência para ambientes ventilados e arejados;
- Lave as mãos frequentemente, principalmente após frequentar locais públicos;
- Mantenha uma alimentação saudável, com uma dieta rica em nutrientes, antioxidantes e minerais.
- Evitar o contato próximo com outras pessoas, quando se estiver resfriado, principalmente idosos e recém-nascidos.
Além desses hábitos simples, recomenda-se a vacinação anual contra a gripe. A vacinação é indispensável para pessoas com maior risco ao desenvolvimento de doenças em decorrência da gripe, como a pneumonia viral.
Agora você já sabe como se proteger das doenças típicas do inverno, então aproveite para compartilhar esse conteúdo.
Leia também: Por que investir em check-up?