Você já ouviu falar em saúde preventiva?
Como o nome já diz ela consiste em prevenir o surgimento de doenças através de ações antecipadas. Sendo assim, ela tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas através do diagnóstico precoce de patologias e o acompanhamento da saúde do indivíduo de forma completa.
Por isso, esse aparece como um ótimo investimento dentro das pequenas e grandes empresas, pois essas medidas trazem benefícios para ambas as partes.
Empresas de sucesso entendem que a saúde de seus colaboradores é um ponto crucial para o desenvolvimento da instituição e o futuro profissional de cada funcionário.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre os impactos que a saúde preventiva pode causar na vida de seus colaboradores, acompanhe nosso conteúdo.
O que é a saúde preventiva?
A saúde preventiva se divide em quatro vertentes. Na primeira, o objetivo é evitar que a doença chegue até a pessoa e se hospede em seu organismo. A segunda inclui diagnósticos e tratamentos para doenças em estágio inicial, contribuindo assim para a diminuição do impacto iminente.
Já a terceira, atua através de mecanismos que diminuem os impactos negativos causados pelas doenças, por fim a quarta vertente da saúde preventiva se concentra na inclusão de métodos que evitam os efeitos colaterais de intervenções médicas.
Muitas empresas oferecem planos de saúde aos seus colaboradores, mas poucos focam na prevenção de doenças.
Desta forma, apenas o plano de saúde não surge como algo vantajoso para a empresa e muito menos para os profissionais, pois eles não se concentram na prevenção primária que é a mais importante na redução de problemas de saúde e até mesmo no absenteísmo.
Como a saúde preventiva impacta a vida dos colaboradores?
Podemos garantir que os impactos são positivos, com a saúde em dia os colaboradores conquistam mais qualidade de vida e com isso se sentem mais dispostos e motivados a realizarem suas funções.
Uma boa alternativa é a implementação de programas de check-up anual. Com um único investimento você poderá assegurar a saúde de cada colaborador de forma preventiva e com todo o apoio que cada um precisa e merece.
Aqui no Vita oferecemos programas empresariais que englobam mais de 30 exames, essenciais na avaliação da saúde e promoção do bem-estar. Esse é um investimento que proporciona um retorno positivo para a sua empresa, além de minimizar faltas, atrasos e promover a autoestima do colaborador.
3 motivos para você investir em saúde preventiva
Para te ajudar nessa decisão, separamos três motivos que justificam o investimento em saúde preventiva. Confira:
Mais qualidade de vida para os colaboradores
As ações focadas na prevenção trazem retornos positivos para organização. Pois, através dos cuidados preventivos até mesmo os pacientes que já possuem alguma enfermidade contam com meios de promover a qualidade de vida, através do apoio de profissionais especializados no cuidado.
Quando uma pessoa foca nos cuidados preventivos ela não precisa interromper planos para focar no tratamento da doença. Isso gera mais valor para a empresa e uma visibilidade positiva.
Redução de gastos com saúde
Quando a empresa concentra os seus investimentos na medicina preventiva, as chances de redução de gastos são maiores. Isso acontece devido a promoção de qualidade de vida oferecida através dos programas de prevenção.
Além da implementação de programas com foco na prevenção, o ideal é que a empresa inicie ações com foco na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Pois, de nada adianta a implementação destes programas, se por exemplo a alimentação oferecida é pobre em nutrientes, se a rotina de trabalho é exaustiva ou se ainda o ambiente de trabalho é a principal fonte de estresse na vida do indivíduo.
Atração e retenção de talentos
Se a sua empresa quer atrair bons profissionais e reter talentos, ela precisa investir em ações que sejam atrativas para esses profissionais.
De acordo com pesquisa feita pela LoveMondays, 58% dos profissionais consideram a qualidade de vida como fator preponderante nas decisões profissionais.
Sendo assim, podemos entender que as medidas preventivas são úteis não só para manter a equipe já contratada, mas também para atrair novos e bons talentos, aumentando o capital intelectual da empresa.
Agora você já sabe qual é a importância da saúde preventiva nas empresas. Então é hora de rever seus planos e escolher as melhores medidas preventivas, nosso time está à disposição para ajudar a sua empresa a promover a saúde no ambiente de trabalho. Fale conosco!