Novembro Azul: 5 dicas para a prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul

No mês de novembro, o tom azul torna-se um símbolo. Durante esse período,, as campanhas de conscientização a respeito da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata ganham destaque.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é responsável por 28,6% das mortes entre o sexo masculino, sendo o tipo mais comum de câncer.

Por isso, essa ação foi criada visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção desta doença, e assim aumentar as chances de diagnósticos antecipados e, em alguns casos, aumentando as chances de recuperação no tratamento.

Sabemos o quanto os cuidados com a saúde são importantes, por isso, neste blog compartilhamos 5 dicas valiosas para a prevenção do câncer de próstata.

1 Realize atividades físicas

A prática de atividades físicas reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, com isso ocorre o fortalecimento do organismo e o equilíbrio dos níveis de hormônio, que auxiliam na manutenção do peso, contribuindo para uma vida mais saudável.

2 Mantenha uma alimentação equilibrada

Através da alimentação conseguimos fortalecer a imunidade e, ainda, evitar o surgimento de doenças, por isso, invista em uma dieta rica em alimentos variados, capazes de oferecer ao seu corpo a dose ideal de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais de forma equilibrada. 

Não se esqueça da hidratação, a ingestão de água contribui diretamente com o bom funcionamento do organismo.

3 Não fume

Em um cigarro são encontradas mais de quatro mil substâncias que são nocivas ao nosso organismo e cancerígenas, por isso, o tabagismo contribui diretamente com o surgimento do câncer.

O consumo de bebidas alcoólicas também é um hábito que deve ser evitado, visto que, assim como o cigarro, o álcool compromete a saúde do organismo como um todo.

Leia mais: Dicas de como parar de fumar

4 Tenha um sono de qualidade

A princípio essa relação pode parecer estranha, mas podemos garantir que o sono é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Durante o período de repouso, renovamos nossas energias, equilibramos nosso metabolismo e ainda realizamos a manutenção do nosso sistema imunológico.

Com isso, você terá mais energia e disposição para os cuidados com o corpo e mente, cuidados esses que refletem em cheio na sua saúde e na prevenção de doenças, como o câncer de próstata.

Talvez você tenha interesse: Apneia do sono precisa de tratamento

5 Realize exames periodicamente

Os homens devem fazer uma visita anual ao urologista a partir dos 45 anos, em casos de fatores de risco, ou a partir dos 50 anos, nos casos em que não há a presença desses riscos.

Atualmente existem dois exames indispensáveis para a prevenção, o primeiro é o exame de toque retal, que visa a avaliação de possíveis alterações da glândula, como a presença de nódulos suspeitos ou endurecimento.

Já o segundo é o exame de sangue conhecido como PSA, ele busca detectar os níveis de proteínas produzidas pela próstata.

Lembramos que o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar e curar esse e outros tipos de câncer, para isso é preciso deixar o preconceito de lado e investir na conscientização e prevenção.

Com o check-up anual do Vita, você pode identificar essa e outras doenças que afetam a saúde do homem, em nossas mais de 30 avaliações está incluso acompanhamento de nosso médico urologista.

Para saber mais clique aqui.

Compartilhe

Mais sobre este assunto

Aparelho intraoral

Aparelho Intraoral (AIO): Fatores Associados à Adesão

Leia mais…

Controle da glicemia

Diabetes tipo 2 e os altos níveis de melatonina. Entenda a relação.

Leia mais…

Baixa imunidade e sua relação com a COVID-19

Baixa imunidade e sua relação com a COVID-19

Leia mais…

Dicas para ter uma família mais saudável e feliz: comece já!

Dicas para ter uma família feliz e mais saudável: comece já!

Leia mais…

Dicas para garantir uma longevidade com saúde e bem-estar

Dicas para garantir uma longevidade com saúde e bem-estar

Leia mais…

Não se engane: tuberculose ainda existe. E tem cura!

Leia mais…