Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Novembro Azul: 5 dicas para a prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul

No mês de novembro, o tom azul torna-se um símbolo. Durante esse período,, as campanhas de conscientização a respeito da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata ganham destaque.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é responsável por 28,6% das mortes entre o sexo masculino, sendo o tipo mais comum de câncer.

Por isso, essa ação foi criada visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção desta doença, e assim aumentar as chances de diagnósticos antecipados e, em alguns casos, aumentando as chances de recuperação no tratamento.

Sabemos o quanto os cuidados com a saúde são importantes, por isso, neste blog compartilhamos 5 dicas valiosas para a prevenção do câncer de próstata.

1 Realize atividades físicas

A prática de atividades físicas reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, com isso ocorre o fortalecimento do organismo e o equilíbrio dos níveis de hormônio, que auxiliam na manutenção do peso, contribuindo para uma vida mais saudável.

2 Mantenha uma alimentação equilibrada

Através da alimentação conseguimos fortalecer a imunidade e, ainda, evitar o surgimento de doenças, por isso, invista em uma dieta rica em alimentos variados, capazes de oferecer ao seu corpo a dose ideal de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais de forma equilibrada. 

Não se esqueça da hidratação, a ingestão de água contribui diretamente com o bom funcionamento do organismo.

3 Não fume

Em um cigarro são encontradas mais de quatro mil substâncias que são nocivas ao nosso organismo e cancerígenas, por isso, o tabagismo contribui diretamente com o surgimento do câncer.

O consumo de bebidas alcoólicas também é um hábito que deve ser evitado, visto que, assim como o cigarro, o álcool compromete a saúde do organismo como um todo.

4 Tenha um sono de qualidade

A princípio essa relação pode parecer estranha, mas podemos garantir que o sono é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Durante o período de repouso, renovamos nossas energias, equilibramos nosso metabolismo e ainda realizamos a manutenção do nosso sistema imunológico.

Com isso, você terá mais energia e disposição para os cuidados com o corpo e mente, cuidados esses que refletem em cheio na sua saúde e na prevenção de doenças, como o câncer de próstata.

5 Realize exames periodicamente

Os homens devem fazer uma visita anual ao urologista a partir dos 45 anos, em casos de fatores de risco, ou a partir dos 50 anos, nos casos em que não há a presença desses riscos.

Atualmente existem dois exames indispensáveis para a prevenção, o primeiro é o exame de toque retal, que visa a avaliação de possíveis alterações da glândula, como a presença de nódulos suspeitos ou endurecimento.

Já o segundo é o exame de sangue conhecido como PSA, ele busca detectar os níveis de proteínas produzidas pela próstata.

Lembramos que o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar e curar esse e outros tipos de câncer, para isso é preciso deixar o preconceito de lado e investir na conscientização e prevenção.

Com o check-up anual do Vita, você pode identificar essa e outras doenças que afetam a saúde do homem, em nossas mais de 30 avaliações está incluso acompanhamento de nosso médico urologista.

Para saber mais clique aqui.

Compartilhe
×