O câncer de pulmão é um dos mais comuns, ao lado dos tumores de pele, próstata e mama. Ainda que esteja crescendo a incidência da doença entre não fumantes, em decorrência de maus hábitos e até mesmo da poluição, o fumo é um dos principais causadores do câncer de pulmão.
Além de afetar esse importante órgão do corpo, responsável por nosso sistema respiratório, o tabagismo também compromete outras funções, podendo ocasionar hipertensão arterial, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar e outros tipos de câncer – boca, laringe, faringe, entre outros.
De acordo com pesquisadores, em cada tragada são absorvidas pelo corpo humano 4700 substâncias tóxicas. Nicotina, monóxido de carbono e alcatrão estão entre as três mais maléficas para o corpo – e ao mesmo tempo mais viciantes. Substâncias que alteram nosso metabolismo, mexem com o fluxo de oxigênio do corpo e tornam muitos reféns do cigarro.
Ainda que o quadro seja extremamente grave, pesquisas recentes trazem uma expectativa animadora. Um estudo do Ministério da Saúde, publicado no primeiro semestre, mostrou que o número de fumantes no Brasil apresentou queda de 40% nos últimos 12 anos.
De acordo com o levantamento, 9,3% das pessoas entrevistadas em todos os estados admitiu fumar. Portanto, 90% dos brasileiros não compartilham desse vício. Em 2006, uma pesquisa que marcou o Dia Mundial Sem Tabaco contabilizou que os fumantes eram 15,6% da população brasileira.
Veja algumas dicas para parar de fumar!
Para um tabagista o cigarro é fonte de relaxamento, prazer, concentração. E, por isso, combater o vício e parar de fumar é uma missão que precisa ser encarada em diversas frentes. Bater de frente com a dependência da nicotina requer apoio especializado, como também uma drástica mudança de hábitos e na rotina.
Terapias e outros fármacos, como adesivos e medicamentos variados, por vezes são associados ao tratamento para controlar os efeitos da abstinência da nicotina, diminuir a ansiedade e o ímpeto de fumar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes que tentam encarar o vício sem suporte no tratamento raramente obtém sucesso – na faixa de 5%.
Abaixo vamos listar algumas dicas que podem te ajudar na hora de abandonar o vício e parar de fumar definitivamente.
1. Motivação
Em primeiro lugar, é preciso querer. Acredite que você consegue. Assuma um compromisso com você mesmo. De nada adianta investir em tratamento se você não tem disposição para encarar o desafio.
2. Trace um plano
O que pretende fazer com o dinheiro que economizar? Uma viagem? Uma reforma? Um carro novo? Faça um planejamento sobre quando vai parar de fumar, quanto vai economizar por mês e qual será o destino desse dinheiro.
Compartilhe com a família, amigos e assuma um compromisso. O apoio de pessoas próximas nesse momento é fundamental. Se possível, torne isso público, cobre-se diariamente, com rigor, para cumprir seus objetivos.
3. Rotina de Exercícios
A mudança de hábitos abrange inúmeras esferas. Mas falemos aqui do exercício físico. Faça um planejamento para, gradativamente, começar a se exercitar. Um pouco por dia e, aos poucos, você vai superar seus próprios limites.
Não se esqueça, porém, de fazer um check-up médico e consultar um especialista antes de se aventurar nos esportes. Isso porque o tabagismo causa sérios impactos ao corpo, à capacidade respiratória e, por isso, todo cuidado é pouco!
4. Largando o cigarro…
Muitas vezes o corte abrupto do cigarro pode trazer prejuízos ao paciente. Aumento da ansiedade, variação de humor, maior irritabilidade… A ausência de nicotina mexe com os hormônios e leva certo tempo até o organismo se reacostumar.
Por isso, diminua o consumo gradualmente. Mude a postura. Deixe de comprar, esse já é um primeiro passo. Depois, passe a recusar o cigarro que alguém possa lhe oferecer. E assim, gradualmente, com força de vontade e compromisso, você conseguirá abandonar a dependência.
5. Truques da mente
A irritabilidade e a ansiedade são apenas truques da mente. Para contornar esses sintomas, e diminuir a vontade de fumar, tenha sempre por perto algum objeto – ou de repente algo para comer. Ocupar as mãos é fundamental, já que o gesto habitual de fumar é o que mais causa a vontade.
6. Senso de recompensa
Em meio ao tratamento para se livrar do vício do cigarro, presentei-se. A recompensa é importante – e faz parte do processo. Faça uma limpeza bucal. Admire o resultado: seus dentes limpos, sem aquele tom amarelado provocado pela fumaça, orgulhe-se e trabalhe diariamente para mantê-los assim.
Saia para jantar, curta uma ida ao cinema com os amigos, libere seu lado artístico, trace outra agenda de compromissos, mude completamente os hábitos… E abandone aqueles velhos costumes que já fizeram tanto mal.
A importância de profissionais especializados
Nesse processo de abandonar o vício, contar com profissionais especializados é fundamental. Em primeiro lugar, consultar um especialista para sondar qual a situação atual do organismo é fundamental. O check-up médico pode trazer um panorama mais realista sobre as condições do paciente – e o tratamento que deve ser aplicado.
O Vita Check-up aposta em profissionais qualificados e tecnologia de ponta para trazer até você os melhores programas de check-up médico e soluções no que se refere à medicina preventiva. Consulte nossos serviços e agende sua consulta!