Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Apneia do Sono afeta Saúde Mental e pode causar Depressão

Saiba porque a apneia do sono pode causar depressão

Apneia do Sono causa depressão e ainda pode afetar a memória!

Um boa noite de sono vai muito além do descanso físico. Quando você dorme, seu cérebro está ocupado armazenando e consolidando as coisas que você aprendeu naquele dia, coisas que você precisará que estejam na sua memória amanhã, na próxima semana ou no próximo ano. Mesmo quando estamos dormindo, o cérebro processa informações e cria conexões. É durante o repouso, inclusive, que muitos de nós chegam a alguma percepção sobre como solucionar certos problemas. 

Viu o quanto o sono é importante para a sua saúde mental? Continue lendo para saber mais!

Infelizmente nem todos têm um sono reparador e atualmente já são reconhecidos mais de 80 distúrbios do sono. Ou seja, a chance de você sofrer de algum não é tão pequena, mas o mais importante é o reconhecimento do problema para tratamento precoce.

Dentre os distúrbios mais comuns está a Apneia do sono, que pode vir acompanhando ou causar outras doenças, como a depressão. 

Vamos entender um pouco sobre Apneia do Sono. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença muito comum, caracterizada pela obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, normalmente acompanhada da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar. As principais manifestações durante o sono incluem ronco alto e frequente, pausas respiratórias, fragmentação do sono, levando a prejuízos diurnos incapacitantes, como sonolência excessiva diurna, alterações cognitivas e cefaleia matinal. 

É uma doença que vai além dos sintomas apresentados durante o sono, a Apneia do Sono prejudica bastante a qualidade de vida do paciente. Quem sofre dessa doença tem maior tendência a desenvolver ansiedade e depressão.

Segundo o artigo Apneia do sono aumenta chance de desenvolver ansiedade e depressãopublicado pelo site https://www.diariodasaude.com.br/, publicado em julho de 2012, quanto maior a gravidade da Apneia, maior o risco do paciente apresentar sintomas neuro comportamentais. Um Estudo feito pela Dra. Clélia Maria Ribeiro Franco, neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), constatou que entre 60% dos participantes da pesquisa que possuem Apneia do Sono em algum grau apresentavam estresse oxidativo. O Estresse oxidativo acontece porque as pausas na respiração durante o sono acarretam momentos de baixa oxigenação do sangue e dos tecidos seguida de reoxigenação. Essa doença se não for tratada pode levar a diversas consequências, inclusive a depressão.

Aqui vamos falar sobre a depressão. A Depressão é marcada por uma tristeza profunda, desânimo, irritabilidade e alterações no sono. Por que a Apneia do Sono pode causar a depressão?  Pois a apneia do sono pode causar lesões que afetam a oxigenação no cérebro, a memória e o raciocínio.  Quem tem apneia do sono ainda tem uma baixa liberação de cortisol, o hormônio que controla o nível de açúcar no sangue e reduz o estresse, além da serotonina, que assume o papel importantíssimo na recuperação da memória durante o sono.

Portanto, quem sofre de Apneia do Sono e não faz o tratamento não está só comprometendo a qualidade do sono, mas também a sua capacidade de concentração durante o dia e sua saúde mental e emocional. Por isso busque auxílio médico quanto antes se você sofre de Apneia do Sono. O Diagnóstico é importante para o melhor tratamento. Para o diagnóstico, o médico irá pedir exames que monitoram seu sono.

Uma opção é o Exame do Sono Biologix, Que pode ser feito em casa, simples, prático, eficaz e validado clinicamente. Na hora de dormir, basta colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no App Biologix. Ao acordar basta clicar em concluir exame para receber o resultado em segundos no seu e-mail.

Parte superior do formulário

Ou ainda, o diagnóstico pode ser feito por um exame chamado Polissonografia, mais complexo, pois ele é realizado dormindo uma noite num laboratório do sono, onde o paciente é monitorado por sensores que registram a passagem do ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividade cerebral e movimentos do tórax e de membros.

Feito o diagnóstico o tratamento vai depender da causa e/ou nível da síndrome. Caso seja uma Apneia leve, pode ser indicada adoção de atitudes como perda de peso, redução do consumo de álcool à noite e mudanças no hábito de dormir. Outras formas de tratar a doença são utilização de aparelho intraoral, pois seu uso possibilita fazer um avanço mandibular; utilização de CPAP, sigla em inglês para pressão positiva contínua nas vias aéreas. Trata-se de um pequeno equipamento que auxilia a respiração durante o sono ou até cirurgia em casos graves. É um tratamento muito eficiente, pois ele oferece benefícios imediatos para a saúde e qualidade de vida.

Ficou interessado? Então acesse nosso site, redes sociais e venha conhecer um pouco mais sobre este exame, com nossas especialistas.

Inspirado no artigo do site Biologix.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

Compartilhe