Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

9 benefícios da atividade física – para o corpo e a para a alma

Você já conhece os benefícios da atividade física para sua saúde e forma física: perda de sobrepeso, melhora nos índices glicêmicos e de colesterol e muito mais.

Mas já parou para pensar o que meia hora de caminhada por dia pode fazer pelo seu emocional?

De fato, manter-se ativo por 15-30 minutos todos os dias – seja caminhando, andando rápido, correndo, dançando ou praticando esportes de alto impacto – pode ajudar a ter uma vida mais feliz e mentalmente saudável.

Não acredita? Então leia esse artigo e descubra nove benefícios da atividade física – e como eles podem ajudar em seu bem-estar mental.

1) Redução do estresse

A atividade física é altamente benéfica na redução do estresse. Sempre que você se sentir estressado, dê uma caminhada ou corra – a mudança de humor é notada rapidamente.

Lembre-se que o estresse não só dificulta seu sono à noite, mas também prejudica suas funções imunológicas. Então mexa-se sempre que o estresse bater à porta.

2) Tratamento eficaz para depressão e ansiedade

Depressão e ansiedade são problemas de saúde mental sérios e ninguém deve ignorá-los.

Além de contar com aconselhamento e tratamento especializado, os pacientes que sofrem com a depressão devem apostar nos benefícios da atividade física.

O exercício ajuda a liberar a serotonina, o hormônio do “bem-estar”, que ajuda a elevar seu humor e que pode trazer mais qualidade de vida.

3) Pressão arterial sob controle

A hipertensão arterial aumenta os riscos de ataques cardíacos, derrame e pode até levar à morte.

Suas principais causas envolvem maus hábitos alimentares, um estilo de vida sedentário e / ou genes herdados. Se você sofre de hipertensão ou pressão alta – ou quer evitar o problema – você deve cuidar de sua dieta e começar a se exercitar.

4) Memória em forma

Tanto a função cerebral quanto a memória são influenciadas pelo exercício físico. Cientistas confirmaram que entre os benefícios da atividade física estão a prevenção da perda de tecido cerebral relacionada à idade, melhora do tempo de atenção e o aumento da capacidade de processar informações rapidamente.

5) Melhora da qualidade do sono

Manter-se ativo com certeza tem alguns bons efeitos no sono. Apostar em uma atividade física durante o dia ajuda a induzir o sono de boa qualidade.

Quando você descansa adequadamente, seus músculos, ossos e cérebro ficam rejuvenescidos, o que lhe permite tomar melhores decisões no dia seguinte. O exercício físico é um dos melhores, mais seguros e mais baratos tratamento para a insônia.

6) Níveis de energia a mil

Sentir-se fatigado e com pouca energia o tempo todo é um dos problemas mais comuns que enfrentamos hoje. As razões podem variar do esgotamento emocional à vida sedentária.

Mas o melhor remédio que você pode tomar é a adoção de uma rotina regular de atividade física.

Outro dos benefícios da atividade física é o aumento de produtividade – é por isso que muitas empresas investem em ginástica laboral ou promovem iniciativas para manter seus colaboradores ativos.

7) Mais autoconfiança

Se exercitar ou ser fisicamente ativo melhora sua confiança e autoestima. Estimular a energia positiva em seu corpo traz muitos benefícios para a sua saúde física e mental.

Como já falamos em um dos tópicos anteriores, praticar exercícios ajuda a combater a depressão, o estresse, a obesidade e vários problemas de saúde – questões que afetam diretamente a autoestima e a confiança de um indivíduo.

8) UP na vida sexual

Assim como o flerte saudável é bom para o coração, o exercício é bom para quem busca uma vida sexual mais ativa e satisfatória.

E isso não é apenas para indivíduos perfeitamente saudáveis: mulheres que sofrem de depressão e esclerose múltipla, casais que lidam com câncer de próstata e homens com disfunção erétil podem obter muitos benefícios da atividade física.

9) Exercício pode ser divertido … e social!

Exercício e atividade física trazem uma oportunidade de relaxar, desfrutar de ambientes ao ar livre ou simplesmente de participar de atividades que trazem bem-estar.

Por isso aposte em aulas de dança, faça trilhas ou participe de um time de futevôlei. Encontre uma atividade física que você goste: tente algo novo ou faça algo com amigos.

Os benefícios da atividade física incluem ainda uma conexão maior com amigos e família, além de mais saúde e qualidade de vida.

Gostou das dicas sobre os benefícios da atividade física? Então acompanhe as redes sociais do VITA Check-up para saber ainda mais!

Facebook - Vita Check-upTwitter - VITA Check-upLinkedIn - VITA Check-up

Compartilhe
×