Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Acompanhamento médico ajuda a diminuir estresse na juventude

De fato, a adolescência é uma das fases mais delicadas da vida de um ser humano. Pressões por decisões importantes, descobertas e transformações. Tudo acontece nessa fase da juventude postulada entre a infância e a maioridade. 

A adolescência também envolve mudanças de comportamento associadas à mudanças corporais próprias do desenvolvimento do nosso corpo. A pressão por tomada de decisões a respeito de estudos e encaminhamentos profissionais também afeta grande parte dos jovens que muitas vezes não está preparado, gerando o famoso estresse na juventude.

O estresse que acarreta essa fase decisiva, assim como casos de baixa auto-estima, podem provocar, entre outros problemas, hábitos perigosos como o tabagismo ou o consumo de álcool e outras drogas – o que pode representar graves problemas para o futuro deste jovem.

Hábitos ruins podem desencadear graves problemas de saúde como hipertensão que, na juventude, se não for tratada com a devida atenção pode comprometer o bem-estar pelo resto da vida.

Uma vida sedentária, longe das brincadeiras e repleta de cobranças é a receita ideal para cultivar problemas de saúde à longo prazo. O uso excessivo de eletrônicos, a falta de segurança na cidade, entre outros fatores, limita a  prática de exercícios físicos e outras atividades que estimulem um dia a dia mais ativo entre os jovens.

Por esse motivo, além do estresse e distúrbios psíquicos, é crescente o número de jovens, em escala global, que sofre com o problema da obesidade e as doenças decorrentes dele.

Prejuízos do estresse na adolescência

É muito importante saber dosar essa entrada do adolescente na vida adulta, fugindo o estresse na juventude. Cargas pesadas como cobranças sobre profissão, trabalho, escolhas, relacionamentos podem confundir a cabeça de um jovem que ainda está em formação.

Uma rotina estressante desde a adolescência pode trazer sérios impactos para esse adulto durante sua primeira juventude. Problemas com o sono, distúrbios alimentares, alterações de humor, falta de oportunidades de esporte e lazer são alguns dos impactos que podem ocorrer na rotina, causando o estresse na juventude.

Por essa razão, além do auxílio cuidadoso dos pais, na orientação e educação desse jovem, é fundamental o acompanhamento médico para identificar eventuais reações e anomalias comportamentais que possam impactar negativamente na sua qualidade de vida.

“Realizar o check-up de saúde na adolescência, dentro de um programa especialmente formatado, baseia-se na busca da identificação precoce dos problemas mais comuns que afetam os adolescentes e na importância do aconselhamento envolvendo vários especialistas”, comenta Dr. Antônio Carlos Worms Till, diretor do Vita Check-up.

Em tempo, esse acompanhamento preventivo para essa faixa etária é uma tranquilidade também para os pais, uma vez que os médicos costumam reforçar recomendações como a importância de uma dieta alimentar regrada, dos perigos do vício, da importância da devida proteção na iniciação sexual, entre outros temas.

Sabemos que cada fase da vida é especial e tem suas preocupações e necessidades específicas. Pensando nisso o Vita Check-Up desenvolveu um modelo de check-up específico para jovens – com horário de atendimento especial e exclusivo e incluindo  orientação nutricional, acompanhamento psicológico, avaliação postural e, claro, exames clínicos.

Aqui a participação dos pais também é prevista na consulta de retorno, uma vez que a interação com a família é essencial em todo o processo – sem contar que, em caso de estresse na juventude ou outra necessidade, os pais precisam acompanhar e auxiliar na busca por soluções que levam a uma maior qualidade de vida dos mais novos.

Consulte mais detalhes sobre o check-up teen do Vita Check-Up. Aproveite para acessar o nosso blog e ficar por dentro de outros conteúdos e novidades.

Compartilhe
×