Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Câncer de próstata: um dos mais comuns entre homens

Uma das doenças mais comuns entre os homens, o câncer de próstata apresenta poucos riscos de complicação se for detectado logo no início.

Entre a população masculina acima dos 50 anos, a incidência do câncer de próstata só é menor do que o câncer de pele. É uma das principais causas de mortes de homens adultos em países desenvolvidos. A cada ano, temos uma média 13 mil óbitos e 62 mil novos casos no Brasil, de acordo com estatísticas.

Como diversos outros casos de câncer, muito se pesquisa sobre os fatores que originam essa variação da doença. Sabe-se que o avanço da idade é um dos fatores que contribuem com o quadro. O histórico familiar (aparecimento da doença em pais, avôs e tios) também pode aumentar as chances de risco da doença – por isso, a realização de testes genéticos são tão importantes.

Câncer de Próstata: diagnóstico e tratamento

O diagnóstico precoce, definitivamente, é o maior caminho para a cura. Em tempo: o monitoramento constante é o melhor a fazer em termos de prevenção. 

Uma das maneiras de se fazer o rastreio da doença é a partir do toque retal, exame recomendado por urologistas a partir dos 40 anos. Em casos em que o histórico familiar pesa a favor da doença, esse monitoramento pode começar ainda mais cedo, na faixa dos 30 anos.

Esse monitoramento, que de acordo com muitos especialistas deve ser feito anualmente, é a melhor estratégia, já que não existe um padrão definido para a doença: em alguns casos pode se manifestar de forma acelerada, em outros pode demorar a surgir, ficando incubado por algum tempo.

Detectar a doença, inclusive, pode ser um grande desafio, já que na fase inicial não costuma apresentar sintomas claros. Eles aparecem com mais recorrência nos estágios avançados da doença — dores nas costas, nas pernas e nos quadris podem surgir em função da disseminação da doença para os ossos, por exemplo. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), além do toque retal, outro exame necessário é a aferição da taxa do PSA na corrente sanguínea. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína que pode ser encontrada no tecido da próstata, no sêmen e na corrente sanguínea. Sua variação pode acusar a incidência do câncer.

Existem diversas correntes de tratamento para enfrentar a doença. Mas a melhor de todas é aquela que pensa de forma personalizada, focada na necessidade e na particularidade de cada indivíduo. Dependendo do caso, pode-se recorrer à cirurgia, radioterapia, hormonioterapia ou quimioterapia.

Por mais que exista certo preconceito, o exame de toque é o mais preciso para identificar alguma irregularidade na região da próstata que possa coincidir com a presença de tumores. A avaliação é rápida, indolor e permite avaliar com precisão qual é o caso que se apresenta. O material ainda pode ser enviado para biópsia se necessário.

O mais importante em todo esse cenário é a realização de exames periódicos para monitorar a saúde da próstata e detectar, rapidamente, o aparecimento de qualquer anomalia que possa indicar um caso de câncer.

O diagnóstico precoce é a medida mais eficaz no combate à doença. Os casos que são desvendados logo cedo apresentam de 60% a 90% mais chance de cura em comparação a outros casos em que a doença já está em um nível mais avançado.

Na hora de se consultar para realizar exames, não se esqueça de contar com o suporte de um centro médico especializado e profissionais capacitados visando um melhor diagnóstico.

O Vita Check-Up oferece programas personalizados de check-up médico. Ainda ampliamos o alcance das consultas disponibilizando laudos e resultados através de nosso site.  Comece a cuidar agora do seu organismo para evitar problemas no futuro. Confira nossos programas de check-up e tenha tranquilidade para curtir tudo de bom que a vida tem para oferecer!

Compartilhe
×