Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

COVID-19: o que muda no tratamento de pacientes com câncer

COVID-19: o que muda no tratamento de pacientes com câncer

O dia 8 de abril é mundialmente celebrado como Dia Mundial do Combate ao Câncer. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é para conscientizar a população a respeito da prevenção da doença, bem como sobre os seus riscos. Ela também serve para ratificar a importância de um diagnóstico precoce da enfermidade a fim de evitar o avanço do problema para, assim, aumentar as chances de cura do paciente.

Hoje, inspirados nessa data, nós, do VITA Check-up, resolvemos falar de um assunto específico: o que muda no tratamento do câncer diante do momento atual pelo qual passa o mundo — de pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Vamos juntos? 

Primeiramente: números e um apanhado geral

“O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países” — foi o que afirmou uma publicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde. 

O documento, que tem como objetivo apresentar as estimativas da doença para 2020, também traz os dados do último parecer mundial (2018) referente aos números da enfermidade. Naquele ano foram: 18 milhões de casos novos de câncer e 9,6 milhões de óbitos – leia o artigo Testes genéticos ajudam a prevenir o câncer e veja como é possível ter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

“O câncer de pulmão é o mais incidente no mundo (2,1 milhões) seguido pelo câncer de mama (2,1 milhões), cólon e reto (1,8 milhão) e próstata (1,3 milhão)”, salientou ainda o texto.   

Já a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022, em termos de Brasil, é de que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer. “O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil)”, pontuou o documento do Inca, que reforça que a prevenção é o melhor caminho para descobrir e tratar a doença logo no início, obtendo maiores chances de cura.

Recentemente,  no entanto, surgiu mais um motivo de preocupação nesse sentido — pacientes em tratamento de câncer estão no grupo de risco do novo coronavírus (ou seja, estão mais propícios a sofrerem com complicações da COVID-19), junto com os idosos, os portadores de doenças crônicas e os cardíacos. Bem por isso, devem seguir algumas orientações.

Confira, a seguir!

Novo coronavírus: o que muda na rotina de tratamento do câncer?  

Em geral, as indicações para os pacientes em tratamento do câncer são, basicamente, as mesmas feitas para qualquer pessoa — todavia, os cuidados devem ser redobrados

É fundamental, por exemplo, evitar aglomerações, ambientes fechados, qualquer tipo de contato físico, como beijar e abraçar os outros — e, especialmente, evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais, ou que esteja sendo monitorada por possível infecção pela COVID-19.

Outra prática fundamental para todos, e que os pacientes em tratamento do câncer não podem esquecer de jeito algum, é higienizar regularmente as mãos com água e sabão por cerca de 40 a 60 segundos, ou com álcool gel 70% por pelo menos 20 a 30 segundos. Também é preciso higienizar objetos e superfícies tocadas com frequência; além de evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

Mas, quanto às visitas hospitalares? 

Pacientes em tratamento do câncer não devem, de forma alguma, interromper o seu tratamento — mas, sim, conversar com o seu médico sobre como minimizar, ao máximo, os riscos. O mais indicado é restringir as visitas hospitalares àquelas que são, de fato, estritamente necessárias — ou seja, se possível, adiar consultas e exames de rotina, para reduzir a exposição (mas tudo deve ser conversado e decidido pelo médico responsável pelo tratamento).

Quando no hospital, deve-se, ainda, circular o mínimo possível pelo local, e aumentar a frequência de higienização das mãos com álcool gel. Quando chegar em casa, o paciente deve colocar para lavar toda a roupa que estava usando e, se possível, ir direto ao banho.  

Outros cuidados

Em caso de qualquer sintoma, como febre ou tosse, o paciente em tratamento do câncer deve avisar imediatamente o seu médico — para que ele possa fazer uma avaliação detalhada do quadro e dar orientações mais específicas. 

Fazer o máximo para manter a imunidade o mais alta possível também é muito importante — é fundamental, por exemplo, manter uma alimentação saudável e beber bastante água. Ainda, o paciente em tratamento do câncer não deve esquecer de tomar, anualmente, a vacina contra a gripe (influenza)

Vale lembrar, por fim, que, para qualquer pessoa, a indicação — quando tossir ou espirrar — é de cobrir o nariz e a boca com o antebraço, e não com as mãos.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o blog do VITA Check-Up — nele você encontra diversos assuntos sobre saúde e bem estar, tanto para o ambiente familiar quanto para o de trabalho!

Entre eles, selecionamos 3 que falam sobre o tema deste artigo. Boa leitura!

Câncer de mama: exames preventivos salvam vidas
Veja formas de prevenir o câncer de próstata
Como agir quando você está enfrentando um câncer

Compartilhe
×