Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Como o medo interfere na saúde mental – proteja-se!

Como o medo interfere na saúde mental - proteja-se!

O medo interfere na saúde mental – e problemas como a pandemia do coronavírus podem ampliar isso. A ansiedade sobre uma doença pode ser esmagadora e causar emoções fortes em adultos e crianças.

Porém, o medo é uma emoção importante: é ele que nos estimula a adotar posturas responsáveis frente aos riscos do dia a dia. A grande questão é saber como dosar isso e saber identificar quando o medo interfere na saúde mental, causando prejuízos sérios. Entenda melhor este quadro com a leitura a seguir – e descubra como encontrar o equilíbrio ideal.

Por que é saudável sentir medo em uma crise?

O medo age como um alarme interno de perigo, fazendo com que as pessoas tomem decisões mais sábias e prudentes. Sem medo, você não viveria muito tempo porque não estaria ciente ou se importaria com as ameaças à sua volta.

É como atravessar uma rua movimentada sem olhar com atenção para o fluxo de carros. Ou, transportando para o momento desta pandemia, quando você sai de casa desnecessariamente e sem usar máscara, luvas e levar álcool gel.

Quando sentimos medo, nosso corpo reage fisicamente para lidar com o perigo – algo conhecido como resposta de luta ou fuga. Sem essa resposta de medo quando estamos em risco, não temos energia, foco, velocidade ou força para lutar ou fugir.

Quando o medo interfere na saúde mental

Como você pode ver, o medo pode ser encarado como algo saudável – até que ele interfira em seu bem-estar, criando obstáculos para manter sua rotina em pleno funcionamento.

Infelizmente, neste momento em que toda a sociedade luta contra a Covid-19, o medo é algo bastante presente e manter este equilíbrio emocional pode ser bastante delicado.  

As manifestações do estresse durante um surto de doença infecciosa podem incluir:

  • Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de seus entes queridos;
  • Alterações no sono ou nos padrões alimentares;
  • Dificuldade para dormir ou se concentrar;
  • Piora dos problemas crônicos de saúde, como hipertensão arterial;
  • Piora das condições de saúde mental;
  • Maior uso de álcool, tabaco ou outras drogas.

Todas essas questões causam algum tipo de impacto para o bem-estar psicológico, por isso é importante saber lidar com isso – e também entender o momento em que as coisas estão saindo do controle e é preciso buscar suporte especializado. Saiba mais no próximo tópico.

Cada um pode reagir de maneira diferente em situações estressantes

A forma como uma pessoa responde a um surto ou situação de perigo dependem de aspectos variados, entre eles o seu histórico, as coisas que o diferenciam de outras pessoas e da comunidade em que vive. Alguns grupos estão mais suscetíveis a sofrer com o medo:

  • Idosos e pessoas com doenças crônicas, que apresentam maior risco de doenças graves por causa da Covid-19;
  • Crianças e adolescentes;
  • Profissionais que estão atuando na linha de frente à Covid-19, como médicos, outros profissionais de saúde e socorristas;
  • Pessoas com problemas de saúde mental, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias.

Infelizmente o medo interfere na saúde mental de todos – então mesmo que você não faça parte destes grupos, precisa permanecer atento e buscar maneiras de lidar com o estresse. Aqui estão algumas dicas para isso:

  • Controle a exposição sobre o assunto: ouvir notícias em excesso sobre a pandemia pode ser perturbador, por isso acompanhe as últimas novidades nos jornais, portais e redes sociais com parcimônia;
  • Cuide de sua saúde física: respire fundo e alongue-se com frequência, consuma refeições saudáveis ​​e equilibradas, tente manter uma prática esportiva mesmo que em casa, observe seu sono e evite o consumo de álcool e outras drogas;
  • Conecte-se com outras pessoas: mantenha contato com sua família, amigos e colegas de trabalho. Aproveite estes momentos para conversar sobre suas preocupações e como está se sentindo.
  • Cuide de sua própria saúde emocional: o medo interfere na saúde mental, por isso é importante quebrar essa frequência de pensamento. Uma boa dica é praticar um hobby que ajude a distrair de todo este caos – mesmo que por alguns minutos. Trabalhos manuais e artísticos, cuidar de um pet, preparar receitas especiais, entre outros.

Como encontrar o equilíbrio entre medo e bem-estar

Alguns dizem que o ponto onde o medo encontra a coragem é o ideal quando se planeja escalar montanhas e encarar novos desafios – mesmo que seja sair para trabalhar ou ir à farmácia em meio a uma pandemia.

Como o medo interfere na saúde mental, é importante que você observe sua relação com o sentimento e identifique se ele está impedindo a seguir com sua rotina – seja neste momento ou quando tudo isso passar.

Neste caso, é possível contar com o suporte de profissionais especializados mesmo em tempos de quarentena, graças aos recursos como serviços de terapia online. O importante é proteger sua saúde física e mental, para que você esteja 100% quando tudo entrar novamente nos eixos!

Conte com nosso blog para receber mais dicas sobre como manter-se saudável em meio à pandemia do coronavírus. Clique e acesse nossos conteúdos, começando pelos que selecionamos a seguir.

Conteúdos que vão te ajudar a conviver melhor com a quarentena

Conheça 5 apps para meditar e ficar mais saudável

Compartilhe
×