Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Cuidando da saúde das crianças durante a quarentena

Cuidando da saúde das crianças durante a quarentena

Estamos em um momento conturbado, atípico e totalmente sem precedentes. De repente, as famílias se viram obrigadas entrar em uma nova rotina, adaptando-se a uma nova forma de encarar o dia a dia e de cuidar da saúde.

Nesse cenário trazido pela pandemia do novo coronavírus, adultos precisaram encontrar uma nova forma de trabalhar e crianças foram afastadas da escola e de suas atividades usuais. Além dessas mudanças na rotina, o momento requer uma atenção ainda mais especial para a saúde.

No caso das crianças, que não estão nos grupos de risco da doença, algumas dicas e cuidados simples podem fazer toda a diferença para a imunidade e bem-estar dos pequenos.

Como cuidar da saúde das crianças durante a quarentena?

Mesmo estando em casa, é importante que as crianças mantenham suas atividades próximas da sua rotina comum durante o isolamento social. Além das doenças como gripes e alergias, mesmo não sendo o principal alvo de risco, as crianças podem ser agentes transmissores da Covid-19 e, por isso, é extremamente necessário os pais estarem atentos à sua saúde física e emocional.

Alimentação saudável

Sabemos que para estar com a imunidade em dia, a alimentação saudável é um dos principais quesitos. Alimentos de fonte vegetal tendem a ter efeito protetor do corpo como um todo.

Nesse período de confinamento, é natural que as crianças sintam mais vontade de comer guloseimas e isso não é um problema – desde que não haja exageros! Mas, é importante que a rotina de horários para as refeições seja mantida, misturando alimentos mais saudáveis, como sucos, verduras e frutas, com doces e lanches, por exemplo.

Atividades físicas

Estamos a maior parte do tempo em casa, fica mais difícil manter uma rotina de atividades físicas, tanto para os adultos, quanto para os pequenos.

As crianças, em especial, tem mais energia acumulada e estar em reclusão pode ser um problema. Para resolver essa questão, os pais precisam usar a imaginação: utilize os espaços e os objetos da casa para estimular brincadeiras como pular corda, dançar ou se movimentar de alguma forma.

Destine um tempo diário para essas atividades e dê atenção à criatividade da criança. Deixe seu pequeno se movimentar e utilizar utensílios da casa para exercitar o corpo e gastar energia.

Hora de dormir

Outra rotina a ser mantida nessa época incomum é o horário do sono. Não é recomendado permitir que as crianças troquem o dia pela noite e, por isso, estipule o horário de dormir e de acordar, de maneira que o pequeno tenha um sono de qualidade.

Sobre a importância do sono no desenvolvimento da criança, sugerimos a leitura de artigo sobre apneia do sono e desenvolvimento cerebral da criança.

Higiene

Por todo lado, estamos recebendo informações quanto à importância da higiene para a prevenção do novo vírus.

Estimule as crianças a participarem dessa higienização, lavando as mãos com frequência e da maneira correta e utilizando álcool em gel. Também é necessário orientar as crianças sobre tossir e espirrar com proteção.

Saúde emocional

Essa pandemia trouxe desafios enormes em termos de saúde física e, também, mental. A reclusão e o isolamento social pode afetar, e muito, o psicológico de adultos e crianças.

Quanto aos menores, os pais tem papel fundamental em dar atenção aos anseios e dúvidas dos pequenos.

Converse com seu filho sobre o momento que estamos vivendo e ouça o que ele tem a dizer. Responda às questões da maneira mais clara possível e permita que ele se sinta vulnerável. Afinal, não há mal em admitir que estamos vivendo um problema que ainda não tem solução.

Dedique tempo às atividades em família para que a criança se sinta acolhida e amparada durante esse período de incertezas. A tecnologia, nesse sentido, pode ser grande aliada: explore recursos  de vídeo e áudio para aproximar as crianças de seus amiguinhos, seus avós e pessoas queridas, de forma que sintam menos o impacto dessa mudança social que estamos vivendo.

Após essa temporada atípica, o corpo e a mente de adultos e crianças vão pedir uma atenção especial.

Depois que tudo passar e as nossas rotinas voltarem ao normal, agende uma consulta de check-up para saber como o período atingiu na saúde do seu filho – o Vita Check-up atende todas as idades! 

Convidamos você a continuar acompanhando as atualizações de conteúdo em nosso blog. É muito importante estar bem informado, principalmente, em momentos conturbados como esse.

Aliás, comece lendo os dois artigos que selecionamos para você – boa leitura!

Como lidar com a obesidade na infância e na adolescência
Porque crianças devem visitar uma clínica de check-up
Importância do acompanhamento médico na adolescência

Compartilhe
×