Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Distúrbios do sono afetam, também, as emoções

Muitas pessoas não reparam, mas dormir bem é essencial para ter uma saúde plena. Quando a qualidade do sono é ruim, o dia se torna menos produtivo, o cansaço aparece mais rápido e outros problemas podem surgir, como estresse, falhas na memória e até mudanças na personalidade e nas emoções.

Os distúrbios do sono são questões relevantes e que precisam de uma atenção especial para que os pacientes tenham uma boa qualidade de vida. Mas, uma das principais dificuldades é saber como identificar e tratar esses problemas.

Se você não tem boas noites de sono e acorda mais cansado do que quando foi dormir, esse artigo pode lhe ajudar bastante. Confira a seguir mais informações sobre os distúrbios do sono e saiba como identificar essas condições de forma assertiva.

Má qualidade do sono: conheça as consequências físicas e emocionais causadas por esse problema

Especialistas em saúde recomendam que as pessoas adultas durmam em média sete ou oito horas por dia, tempo essencial para que o corpo e a mente descanse e recupere as energias para um novo dia.

Entretanto, manter a qualidade do sono atualmente já não é uma tarefa tão simples. De acordo com estudo realizado pela Royal Philips, no Brasil, cerca de 72% da população sofre de doenças relacionadas ao sono. Na América Latina, o índice é de 75% de pacientes diagnosticados com esses problemas.

Vários fatores podem levar a má qualidade do sono, por isso, investigar as causas do problema é fundamental para tratar e não permitir que o quadro se agrave ainda mais. Uma sequência de noites mal dormidas pode causar diversas consequências físicas e emocionais no paciente.

O cansaço excessivo logo no início do dia e a falta de disposição para realizar as tarefas profissionais e pessoais são alguns dos sinais físicos que surgem rapidamente. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que os distúrbios do sono afetam, também, as emoções.

O estresse costuma ser um dos primeiros sinais que abala o emocional de quem apresenta má qualidade do sono. Ele pode vir acompanhado de outros problemas, como depressão, interferências no processo de aprendizagem, falhas na memória e dificuldades para tomar decisões e se concentrar.

Tudo isso ocorre porque os neurônios responsáveis pelos sentimentos e emoções respondem muito melhor quando a pessoa está descansada, geralmente após uma boa noite de sono. Quando há dificuldades para dormir, é comum ocorrer uma desconexão entre as amídalas cerebelosas e o córtex pré-frontal, que, dentre outras funções, acaba freando  as reações emocionais do paciente, levando ao surgimento dos problemas citados acima.

Como os distúrbios do sono afetam a vida profissional e pessoal do paciente?

Vimos no tópico acima que problemas para dormir podem levar a consequências físicas e emocionais e, por isso, os distúrbios do sono afetam diretamente a vida profissional e pessoal dos pacientes.

O estresse, o cansaço e a dificuldade para se manter concentrado são alguns dos fatores que atrapalham o lado profissional do paciente, comprometendo sua produtividade, desempenho e relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho.

Já na vida pessoal, os distúrbios do sono também interferem na convivência com os outros membros da família, já que as emoções ficam abaladas e negativas. Além disso, dependendo do problema, a má qualidade do sono pode levar a diminuição da libido em homens e mulheres, causada pela falta de energia, sonolência e estresse.

Avanços da ciência ajudam a monitorar o sono, melhorando a qualidade de vida

A medicina evolui de forma constante e, com os avanços da ciência, já é possível ajudar pessoas que sofrem de problemas para dormir de forma bastante efetiva. Hoje, é possível monitorar a qualidade do sono e identificar qual o problema a pessoa enfrenta através de um pequeno sensor sem fio colocado no dedo do paciente antes de dormir.

Por meio dele, é realizada uma medição contínua da saturação de oxigênio no sangue, indicando se o paciente possui ou não a apneia/hiponeia do sono. Essa avaliação é prática, confortável e indolor. Todos os dados captados pelo sensor são enviados para a clínica especializada via aplicativo móvel e são utilizados para acompanhamento médico.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um dos distúrbios de sono mais comuns, sendo caracterizado pelas obstruções repetidas das vias aéreas superiores que resultam, frequentemente, no bloqueio da passagem de ar pela garganta e no despertar brusco. Quando não diagnosticada e sem tratamento correto, a apneia do sono pode comprometer a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, como vimos nos tópicos anteriores.

No artigo de hoje, mostramos que já existem formas eficazes de diagnosticar e tratar os principais distúrbios do sono, como a apneia, garantindo o bem-estar que o paciente merece. Para conhecer mais sobre o Estudo do Sono do Vita Check-up, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento personalizado. 

Compartilhe
×