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Promover check-up médico de executivos é decisão estratégica

As ausências de colaboradores podem ter consequências dispendiosas para as empresas – especialmente quando o ausente é peça-chave nos processos. Então como garantir baixos índices de absenteísmo em sua organização?

Uma das respostas está no estímulo ao check-up médico de altos executivos e membros da diretoria. Saiba mais sobre o tema e descubra como sua empresa pode proteger não só a saúde de seus funcionários, mas também sua produtividade e a garantia dos bons resultados ao fim do ano fiscal.

O absenteísmo entre executivos e suas consequências

Começar, gerenciar e levar uma empresa ao pico do desempenho é um desafio, sendo  importante que os colaboradores contem com figuras que os inspirem e apoiem a missão da empresa.

Esse papel costuma ser ocupado por aqueles profissionais que se encontram nas posições mais destacadas dentro da hierarquia corporativa – como coordenadores, diretores e CEOs.

A sua ausência – especialmente por motivos ligados à saúde – pode desestabilizar as operações e gerar o tipo de ruído que causa um senso desmotivador e afeta a produtividade da força de trabalho.

Por isso é importante certificar-se de que ausências ao trabalho sejam reduzidas ao mínimo. O absenteísmo é um dos maiores testes de gestão que uma empresa pode enfrentar.

O primeiro passo é atentar-se à performance de seus executivos. Cobranças excessivas, jornada exaustiva, viagens, sedentarismo, hábitos alimentares ruins e ausência de uma rotina de check-up médico e outras questões afetam em muito a saúde de profissionais que ocupam posições nos níveis mais altos da hierarquia em uma organização.

Isso pode trazer sérias complicações: problemas de saúde relacionados ao trabalho podem resultar em uma perda econômica de 4 a 6% do PIB para a maioria dos países.

Como contornar ou até solucionar isso? Especialistas são conclusivos: a chave está na promoção de bons hábitos e uma rotina regular de check-up médico – não só entre executivos, mas em todas as camadas de colaboradores de uma organização.

Check-up médico e hábitos saudáveis protegem a produtividade

Um dos fatores mais importantes na saúde e segurança dos seus executivos é a cultura do local de trabalho cultivada pela organização onde atuam.

Se estiver claro para seus funcionários que você valoriza uma força de trabalho saudável e produtiva, eles tenderão a ver essas qualidades como importantes também.

Os empregadores frequentemente subestimam o quanto eles podem influenciar na formação de sua cultura no local de trabalho e na vida de seus funcionários (mesmo fora do trabalho).

Como empregador, é importante incentivar um comportamento saudável no decorrer de suas operações. Isso pode ser colocado em prática através de diversas ações:

  • Dar oportunidades aos funcionários de expressar suas preocupações;
  • Incentivar comportamentos saudáveis ​​– como manter bons hábitos alimentares e fazer check-up médico com regularidade;
  • Recompensar metas pessoais de saúde – como perda de peso, participação em provas esportivas;
  • Criar e manter um “burburinho” no local de trabalho em torno de campanhas de saúde;
  • Patrocinar equipes formadas por colaboradores da empresa em eventos de condicionamento físico locais;
  • Divulgar e celebrar as conquistas de saúde dos funcionários na intranet ou até nas redes sociais da organização, entre outros.

A parte mais importante deste processo é garantir que seus funcionários se sintam à vontade para expressar seus objetivos de saúde – física e mental – e manter a saúde no geral como um tópico de discussão.

Se os próprios membros de sua diretoria não só incentivarem, mas também liderarem pelo exemplo ao promoverem estas práticas como parte de seus hábitos pessoais, os benefícios podem se multiplicar ainda mais.

Eficiência econômica: um dos benefícios da adoção do check-up médico

A preocupação com o bem-estar de seus colaboradores deve ser sempre uma constante dentro de suas operações.

Mas sabemos também que as vantagens de contar com uma força de trabalho mais saudável vão além dessa questão. A boa saúde influi em uma série de aspectos – como a motivação, a disposição e até na autoestima. E tudo isso impacta diretamente na produtividade e também na eficiência econômica da empresa como um todo.

Pesquisas demonstraram que promover a saúde no local de trabalho pode resolver dois problemas, já que ajudam a reduzir:

  • O absenteísmo por licenças médicas em 27%;
  • Os custos de assistência médica para empresas em 26%.

Como você pode ver, uma rotina de check-up médico pode trazer inúmeras vantagens competitivas para a sua empresa. Acompanhe os artigos em nosso blog e descubra mais sobre o tema.

 

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